2025

Inovação Pedagógica com Tecnologias Digitais

Nome: Inovação Pedagógica com Tecnologias Digitais
Cód.: PED15884M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Discutir criticamente os fundamentos e as dimensões da inovação pedagógica com tecnologias digitais, reconhecendo o seu potencial transformador e os fatores que a influenciam nos contextos educativos.
O2. Analisar abordagens pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais, com base em evidência científica, projetos educativos relevantes e modelos pedagógicos emergentes.
O3. Selecionar e justificar o uso de tecnologias digitais como ferramentas cognitivas, avaliando ambientes de aprendizagem formais e informais à luz de critérios de usabilidade, acessibilidade, inclusão e ética.
O4. Desenhar propostas pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais, integrando o planeamento didático, a avaliação crítica de ferramentas e os princípios da aprendizagem com tecnologias.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos e perspetivas da inovação pedagógica com tecnologias digitais (TD)
Conceitos e dimensões da inovação pedagógica nas escolas
O papel das TD na transformação das práticas pedagógicas
Fatores que influenciam a inovação pedagógica

2. Abordagens pedagógicas inovadoras com TD
Investigação e evidência empírica sobre inovação pedagógica com TD
Iniciativas e projetos de inovação pedagógica com TD
Modelos pedagógicos potenciados pelas TD

3. TD como ferramentas cognitivas e ambientes de aprendizagem
Ferramentas digitais para construção do pensamento crítico
Ambientes digitais de aprendizagem formais e informais
Usabilidade, acessibilidade, inclusão e ética no uso educativo das TD

4. Desenho de propostas pedagógicas inovadoras com TD
Planeamento de práticas pedagógicas com tecnologia
Análise e avaliação de ferramentas digitais com critérios pedagógicos, técnicos e éticos
Elaboração de propostas didáticas inovadoras, considerando a "aprendizagem com tecnologias"

Métodos de Ensino

Em consonância com a Política Pedagógica da Universidade de Évora e sustentadas numa abordagem socioconstrutivista, as metodologias da unidade curricular promovem a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, combinando momentos presenciais com atividades a distância, síncronas e assíncronas. Nas sessões presenciais (33h), privilegia-se a aprendizagem ativa, através de métodos como aprendizagem invertida, baseada em projetos e problemas, trabalho colaborativo, análise crítica de literatura e cenários educativos, além de exercícios práticos e apresentação de trabalhos. As sessões síncronas a distância (6h) são dedicadas a debates orientados, tutoria em grupo, partilha de propostas e sessões com especialistas, promovendo a interação em tempo real. As atividades assíncronas (6h), realizadas em ambiente LMS, incluem fóruns de discussão, exploração de recursos multimédia, tarefas práticas e reflexões individuais, permitindo aprofundar conceitos e consolidar aprendizagens.

Avaliação

I. Regime de Avaliação Contínua
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, de forma contínua, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo. Para o apuramento da classificação final serão consideradas as seguintes componentes:
A. Checkpoint de Aprendizagem (Quiz) ? 30%
B. Trabalho de Grupo (Proposta de Atividade com Tecnologias) ? 40%
C. Participação e implicação (Flashback das Aulas) ? 30%

II. Regime de Avaliação Final
A avaliação consiste numa prova escrita, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida na prova escrita terá a ponderação de 100% na nota final.

Bibliografia

Bates, A. W. T. (2019).Teaching in a Digital Age,2nd Ed.PressBooks
CNE (2023).Referencial para a Inovação Pedagógica nas Escolas.CNE
Costa,F.,Rodriguez,C.,Cruz,E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. Santillana
Costa,F.A; Cruz, E.;Sousa, E.(2024). Aprender Com Tecnologias, Inovar Práticas. O Projeto Escol@s Digitais. IEUL
Fialho, I.,Cid, M.&Coppi, M(2023). Advantages and difficulties in the use of digital platforms and technologies by teachers and students. Rev. Brasileira Educação, 28, e280050
Jonassen,D.(2007).Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto Editora.
Lucas, M.& Moreira, A.(2018).DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores.UA
MGIEP(2019).Rethinking pedagogy: exploring the potential of digital technology in achieving quality education.UNESCO
OECD(2010).Inspired by Technology, Driven by Pedagogy. A systemic approach toTechnology-based school Innovations.OECD.
Paniagua,A &Istance, D (2018).Teachers as Designers of Learning Environment.OECD