2025
Didática da Educação Física I
Nome: Didática da Educação Física I
Cód.: PED15821M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender a Didática da Educação Física como um corpo de conhecimentos em interação dinâmica com a prática e a investigação;
2. Identificar os fatores que contribuem para a construção do conhecimento didáctico do professor;
3. Saber identificar e caracterizar as principais perspetivas de investigação no ensino da Educação Física e Desporto escolar;
4. Analisar os resultados e as conclusões de investigações no âmbito do ensino da Educação Física e Desporto escolar, refletindo sobre as suas eventuais implicações na construção do conhecimento didático e na promoção da inovação e qualidade do ensino.
5. Identificar e compreender os fatores caraterizadores de um ensino de qualidade em Educação Física e Desporto Escolar.
6. Compreender a ecologia da aula de Educação Física, nas suas dimensões estruturais e funcionais
7. Identificar e compreender os fatores promotores de equidade e de sucesso educativo em Educação Física.
2. Identificar os fatores que contribuem para a construção do conhecimento didáctico do professor;
3. Saber identificar e caracterizar as principais perspetivas de investigação no ensino da Educação Física e Desporto escolar;
4. Analisar os resultados e as conclusões de investigações no âmbito do ensino da Educação Física e Desporto escolar, refletindo sobre as suas eventuais implicações na construção do conhecimento didático e na promoção da inovação e qualidade do ensino.
5. Identificar e compreender os fatores caraterizadores de um ensino de qualidade em Educação Física e Desporto Escolar.
6. Compreender a ecologia da aula de Educação Física, nas suas dimensões estruturais e funcionais
7. Identificar e compreender os fatores promotores de equidade e de sucesso educativo em Educação Física.
Conteúdos Programáticos
1. A relação didática - prática - investigação
1.1. A Didática Específica como um campo integrador de saberes
1.2. A construção do conhecimento didático do professor
1.3. A competência didática do professor de Educação Física
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem em Educação Física (EF) e Desporto Escolar (DE): perspetivas, resultados e suas repercussões didáticas
2.1.Perspetivas de investigação que coexistem na investigação contemporânea sobre o ensino em EF e DE
2.2.A eficácia pedagógica no ensino da EF e DE
2.3.Os processos mediadores do ensino e da aprendizagem em EF
2.4.A ecologia da aula de EF
3. A equidade e o sucesso educativo em EF e DE
3.1. O currículo oculto
3.2. A EF e a Educação inclusiva
1.1. A Didática Específica como um campo integrador de saberes
1.2. A construção do conhecimento didático do professor
1.3. A competência didática do professor de Educação Física
A investigação sobre o ensino e a aprendizagem em Educação Física (EF) e Desporto Escolar (DE): perspetivas, resultados e suas repercussões didáticas
2.1.Perspetivas de investigação que coexistem na investigação contemporânea sobre o ensino em EF e DE
2.2.A eficácia pedagógica no ensino da EF e DE
2.3.Os processos mediadores do ensino e da aprendizagem em EF
2.4.A ecologia da aula de EF
3. A equidade e o sucesso educativo em EF e DE
3.1. O currículo oculto
3.2. A EF e a Educação inclusiva
Métodos de Ensino
As metodologias variam em função da natureza dos conteúdos a abordar, consistindo predominantemente em: análise e discussão de artigos de investigação e textos de apoio. Discussão em grupo e debate participado nas temáticas com uma orientação mais reflexiva. Sínteses conclusivas pelo/a docente e/ou estudantes.
Pesquisa individual/grupo (bases bibliográficas/internet/outros recursos), autónoma ou orientada, seguida de apresentação das principais aprendizagens.
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão da comunicação, dos recursos, propostas de aprendizagem e avaliação formativa.
Pesquisa individual/grupo (bases bibliográficas/internet/outros recursos), autónoma ou orientada, seguida de apresentação das principais aprendizagens.
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão da comunicação, dos recursos, propostas de aprendizagem e avaliação formativa.
Avaliação
O regime de avaliação aconselhado é o regime de avaliação contínua.
Avaliação contínua: dois trabalhos individuais/grupo (50 % cada um) que serão apresentados e discutidos nas aula. Serão trabalhos com uma componente de pesquisa e de análise e reflexão sobre duas temáticas do interesse do estudante/grupo.
Os critérios de avaliação dos trabalhos serão discutidos com os estudantes.
Avaliação final (épocas normal, recurso e especial): uma prova de avaliação escrita (100%).
A aprovação requer uma classificação final mínima de 10 valores.
Avaliação contínua: dois trabalhos individuais/grupo (50 % cada um) que serão apresentados e discutidos nas aula. Serão trabalhos com uma componente de pesquisa e de análise e reflexão sobre duas temáticas do interesse do estudante/grupo.
Os critérios de avaliação dos trabalhos serão discutidos com os estudantes.
Avaliação final (épocas normal, recurso e especial): uma prova de avaliação escrita (100%).
A aprovação requer uma classificação final mínima de 10 valores.
Bibliografia
Alarcão I.(2001).Professor-Investigador: Que sentido? Que formação? In B. Campos (org), Formação Profissional de Professores no Ensino Superior(pp.21-30).Cadernos de Form.Profes. Porto: Porto Ed.
Batistam P., Rolim, R., Queiros, P. (2015). Desafios Renovados para a Aprendizagem em Educação Física: FADEUP
Crum,B.(2002). Funções e Competências dos Professores de Educação Física: Consequências para a formação inicial. Boletim SPEF,23,61-76
Macdonald, D., et al.(2002). It?s all very well, in theory: Theoretical perspectives and their applications in contemporary pedagogical research. Quest,54 (2),133-156.
Martins,M., Costa,J., & Onofre,M.(2020) Os estilos de ensino em Educação Física: entre a teoria e a prática. Edições FMH.
Onofre, M. (2003). Modelos de investigação sobre o ensino da Educação Física: da antinomia à coexistência. Boletim SPEF, 24-25, 63-72.
Pomar, C.(2006).O Género na Educação Física. Tese Doutoramento. Univ.Évora
Batistam P., Rolim, R., Queiros, P. (2015). Desafios Renovados para a Aprendizagem em Educação Física: FADEUP
Crum,B.(2002). Funções e Competências dos Professores de Educação Física: Consequências para a formação inicial. Boletim SPEF,23,61-76
Macdonald, D., et al.(2002). It?s all very well, in theory: Theoretical perspectives and their applications in contemporary pedagogical research. Quest,54 (2),133-156.
Martins,M., Costa,J., & Onofre,M.(2020) Os estilos de ensino em Educação Física: entre a teoria e a prática. Edições FMH.
Onofre, M. (2003). Modelos de investigação sobre o ensino da Educação Física: da antinomia à coexistência. Boletim SPEF, 24-25, 63-72.
Pomar, C.(2006).O Género na Educação Física. Tese Doutoramento. Univ.Évora
Equipa Docente
- Fábio Saraiva Flôres [responsável]