2025
Atividades Físicas e Desportivas I
Nome: Atividades Físicas e Desportivas I
Cód.: DES14748M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecer as aprendizagens essenciais do currículo de Educação Física no ensino básico e secundário no que respeita às seguintes áreas/matérias: Atividades Rítmicas Expressivas/Dança, Atletismo, Desportos de Combate, Ginástica, Jogos de Raquete e Atividades de Exploração da Natureza/Orientação.
2. Aprofundar/ Aperfeiçoar/ Consolidar os aspetos regulamentares, tácticos, técnicos e/ou artísticos destas matérias.
3. Desenvolver competências de planificação, intervenção e avaliação do processo de ensino-aprendizagem destas Atividades Físicas
4. Saber estruturar tarefas e atividades de aprendizagem de forma diferenciada e progressiva, adaptando-as aos vários níveis de desempenho psicomotor dos alunos.
5. Refletir sobre os problemas da prática do ensino destas matérias em contexto educativo.
2. Aprofundar/ Aperfeiçoar/ Consolidar os aspetos regulamentares, tácticos, técnicos e/ou artísticos destas matérias.
3. Desenvolver competências de planificação, intervenção e avaliação do processo de ensino-aprendizagem destas Atividades Físicas
4. Saber estruturar tarefas e atividades de aprendizagem de forma diferenciada e progressiva, adaptando-as aos vários níveis de desempenho psicomotor dos alunos.
5. Refletir sobre os problemas da prática do ensino destas matérias em contexto educativo.
Conteúdos Programáticos
I. Atividades Rítmicas Expressivas/Dança
1. Aprendizagens Essenciais no EBS
2.Dança Criativa:elementos básicos da Dança
3.Dança Tradicional Portuguesa
4.Metodologias de ensino
II. Atletismo
1.Aprendizagens Essenciais no EBS
2.Corridas
3.Lançamentos
4.Saltos
5.Metodologias de ensino
6.O atletismo jogado
III. Desportos de Combate
1. Evolução história
2.Aprendizagens essenciais no EBS
3.Regras e regulamentos específicos
4.Os elementos técnicos fundamentais do combate (luta/judo) no solo e em pé.
IV. Ginástica
1.Aprendizagens essenciais no EBS
2.Ginástica de solo, aparelhos e acrobática
3. Esquemas gímnicos
4. Metodologias de ensino
V. Jogos de Raquete
1. Caracterização das ações técnicas e táticas
2. Identificação dos conteúdos organizados por níveis de especificação
3. Metodologias de Ensino
VI. Atividades de Exploração da Natureza/Orientação
1.Aprendizagens Essenciais no EBS
2. Técnicas, metodologias e procedimentos segurança
3. Planeamento, gestão do risco, educação ambiental
1. Aprendizagens Essenciais no EBS
2.Dança Criativa:elementos básicos da Dança
3.Dança Tradicional Portuguesa
4.Metodologias de ensino
II. Atletismo
1.Aprendizagens Essenciais no EBS
2.Corridas
3.Lançamentos
4.Saltos
5.Metodologias de ensino
6.O atletismo jogado
III. Desportos de Combate
1. Evolução história
2.Aprendizagens essenciais no EBS
3.Regras e regulamentos específicos
4.Os elementos técnicos fundamentais do combate (luta/judo) no solo e em pé.
IV. Ginástica
1.Aprendizagens essenciais no EBS
2.Ginástica de solo, aparelhos e acrobática
3. Esquemas gímnicos
4. Metodologias de ensino
V. Jogos de Raquete
1. Caracterização das ações técnicas e táticas
2. Identificação dos conteúdos organizados por níveis de especificação
3. Metodologias de Ensino
VI. Atividades de Exploração da Natureza/Orientação
1.Aprendizagens Essenciais no EBS
2. Técnicas, metodologias e procedimentos segurança
3. Planeamento, gestão do risco, educação ambiental
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas e incluirão a vivência corporal de atividades práticas específicas, análise de progressões pedagógicas, prática pedagógica em situação simulada de ensino e reflexão sobre a prática.
Será privilegiada a problematização, a pesquisa e apresentação prática de propostas de tarefas de modo a promover uma participação ativa dos alunos nas situações de aprendizagem. Importante referir, que em função das necessidades de formação sentidas pelos estudantes, procurar-se-á adaptar os temas/conteúdos e o tempo.
Será usado o recurso moodle como forma de apoiar as aprendizagens e como ferramenta de avaliação formativa.
Será privilegiada a problematização, a pesquisa e apresentação prática de propostas de tarefas de modo a promover uma participação ativa dos alunos nas situações de aprendizagem. Importante referir, que em função das necessidades de formação sentidas pelos estudantes, procurar-se-á adaptar os temas/conteúdos e o tempo.
Será usado o recurso moodle como forma de apoiar as aprendizagens e como ferramenta de avaliação formativa.
Avaliação
A avaliação incidirá sobre os conhecimentos e competências didáctico-pedagógicas demonstradas pelos estudantes nos grupos de conteúdos leccionados na unidade curricular
A avaliação contínua é o regime aconselhado e incluirá duas componentes:
AC1: prova de avaliação escrita (30%);
AC2: trabalhos com elementos de caráter teórico-prático ( 70% ) (e.g. relatórios de observação e avaliação de competências motoras, relatórios de autoavaliação perante situações de planificação e condução de ensino em alguns dos conteúdos, outros a acordar com os estudantes).
O regime de avaliação final compreende duas componentes:
AF1: prova de avaliação escrita (50%);
AF2: apresentação e discussão oral de trabalho (50%) com temática a definir.
Para concluir a unidade curricular com sucesso, o estudantes deverá ter no mínimo 10 valores em cada uma das componentes de avaliação.
A avaliação contínua é o regime aconselhado e incluirá duas componentes:
AC1: prova de avaliação escrita (30%);
AC2: trabalhos com elementos de caráter teórico-prático ( 70% ) (e.g. relatórios de observação e avaliação de competências motoras, relatórios de autoavaliação perante situações de planificação e condução de ensino em alguns dos conteúdos, outros a acordar com os estudantes).
O regime de avaliação final compreende duas componentes:
AF1: prova de avaliação escrita (50%);
AF2: apresentação e discussão oral de trabalho (50%) com temática a definir.
Para concluir a unidade curricular com sucesso, o estudantes deverá ter no mínimo 10 valores em cada uma das componentes de avaliação.
Bibliografia
Alberto, A. (1996).Ginástica Desportiva. Como se "joga".Porto Editora
Araújo, C. (2013). Ginástica. Manual de ajudas (3ª edição).Porto Editora.
Casado, G. (1990).1000 ejercicios y juegos de actividades de Lucha. Edições Paidotribo
Federação Portuguesa de Atletismo (sd). Cadernos de apoio viva o atletismo. Disponível online www.fpatletismo.pt.
Ferguson, C., & Turbyfill, R. (2013). Discovering orienteering: Skills, techniques, and activities. Human Kinetics.
Grice, T. (1996). Badminton:steps to success.Human Kinetics.
Huikko, P., & Raus, S. (2020). Online orienteering guide for teachers.Martins, P. (2010). Luta Olímpica. O conhecimento pedagógico. Ed. FMH.
Moura, M., & Monteiro (2007). Dança em Contextos Educativos. Ed.FMH.
Muller, H. & Ritzdorf, W. (2000). Corre! Salta! Lança! O guia da IAAF para ensinar Atletismo. Doc. não publicado.
Seners, P. (2005). Didactica del atletismo.INDE Publicaciones.
United States Tennis Association. (2008). Coaching youth tennis. ASEP. Human Kinetics
Araújo, C. (2013). Ginástica. Manual de ajudas (3ª edição).Porto Editora.
Casado, G. (1990).1000 ejercicios y juegos de actividades de Lucha. Edições Paidotribo
Federação Portuguesa de Atletismo (sd). Cadernos de apoio viva o atletismo. Disponível online www.fpatletismo.pt.
Ferguson, C., & Turbyfill, R. (2013). Discovering orienteering: Skills, techniques, and activities. Human Kinetics.
Grice, T. (1996). Badminton:steps to success.Human Kinetics.
Huikko, P., & Raus, S. (2020). Online orienteering guide for teachers.Martins, P. (2010). Luta Olímpica. O conhecimento pedagógico. Ed. FMH.
Moura, M., & Monteiro (2007). Dança em Contextos Educativos. Ed.FMH.
Muller, H. & Ritzdorf, W. (2000). Corre! Salta! Lança! O guia da IAAF para ensinar Atletismo. Doc. não publicado.
Seners, P. (2005). Didactica del atletismo.INDE Publicaciones.
United States Tennis Association. (2008). Coaching youth tennis. ASEP. Human Kinetics