2024

Didática do Inglês

Nome: Didática do Inglês
Cód.: PED14730M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Refletir sobre o estatuto e as funções da educação em línguas enquanto fator de desenvolvimento humano;
O2. Analisar criticamente o discurso oficial para o ensino do inglês;
O3. Conhecer quadros de referência para abordagens metodológicas relevantes na educação em línguas, com foco no Inglês, discutindo criticamente as suas implicações e mobilizando-os na fundamentação da ação;
O4. Conceber situações de aprendizagem de língua estrangeira (inglês);
O5. Avaliar aprendizagens em língua estrangeira (inglês);
O6. Avaliar recursos na educação em línguas;
O7. Reconhecer a importância da promoção de trabalho autónomo e colaborativo;
O8. Mobilizar conhecimento produzido pela investigação no campo da educação em línguas.

Conteúdos Programáticos

C1. Políticas linguísticas: estatuto e funções da educação em línguas.
C2. Discurso oficial para o ensino do Inglês, em Portugal.
C3. Quadros de conceptuais de referência para a fundamentação de abordagens metodológicas na educação em línguas;
C4. Desenvolvimento de competências verbais em línguas estrangeiras, com foco particular no Inglês:a) competência linguística/metalinguística; b) competências de comunicação/metacomunicação-oral/escrita/interação; c) competência de comunicação intercultural; competência de intercompreensão).
C5. Conceção de situações de aprendizagem de línguas estrangeiras (Inglês)
C6. Avaliação das aprendizagens em língua estrangeira (Inglês).
C7. Avaliação de recursos na educação em línguas.
C8. Investigação na educação em línguas.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas/Apresentação de temas para discussão crítica.
Sessões presenciais que prevejam o debate a partir de propostas apresentadas pelos docentes e da análise de documentos de natureza diversa, fornecidos previamente.
Elaboração de trabalhos apresentados pelos alunos e discutidos nas sessões.
Realização de trabalho de campo, focado sobretudo na observação de aulas de Inglês de 3º ciclo do Ensino Básico e de Ensino Secundário, visando a reflexão crítica sobre a conceção, implementação e reflexão sobre situações concretas de aprendizagem na ula de língua estrangeira.
Sempre que possível, os alunos serão convidados a participar em seminários, conferências e outros eventos científicos que possam enriquecer as discussões no âmbito da unidade curricular e contribuir para o objetivo mais amplo de mobilizar o conhecimento construído pela investigação na área da Educação em Línguas.
Estas opções metodológicas procuram o alinhamento com o modelo pedagógico do curso.

Avaliação

A avaliação nesta unidade curricular tem em conta o regime de avaliação da Universidade de Évora, que se divide em regime de avaliação contínua e em regime de avaliação final.
No regime de avaliação contínua, um dos produtos finais para avaliação consiste num trabalho individual de análise crítica da realidade observada, partindo do trabalho de campo realizado, mobilizando, na fundamentação, a investigação realizada na área. O outro produto final consiste na realização de um trabalho de grupo sobre uma das temáticas associadas aos conteúdos programáticos, incluindo pesquisa e análise de artigos científicos pertinentes.
Trabalho individual (TI) - 50%
Trabalho de grupo (TG) – 40%
Assiduidade e participação (AP) - 10%
[Classificação Final= (5TI+4TG+AP)/10]

Bibliografia

Beacco, J-C., Byram, M., Cavalli, M., Coste, D., Cuenat, M., Goullier, F. & Panthier, J. (2016). Guide for the Development and Implementation of Curricula for Plurilingual and Intercultural Education. Council of Europe.
Byram, M. (2020). (2ndEd.) Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence: Revisited. Multilingual Matters.
Byram, M. & Hu, A. (2017). Routledge Encyclopedia of Language Teaching and Learning. Routledge.
Gass, S., Behney, J. & Plonsky, L. (2013). Second Language Acquisition. An Introdutory Course. New York: Routledge.
Mitchell, R., Myles, F. & Marsden, E. (2013). (3rdEd.). Second Language Learning Theories. Routledge.
Porto, M., Byram, M. (2019). New Perspectives on Intercultural Language Research and Teaching.Exploring Learners’ Understandings of Texts from Other Cultures. Routledge.
VanPatten, B., Keating, G. & Wulff, S. (Eds.) (2020). (3rd Ed.) Theories in Second Language Acquisition: An Introduction. Routledge.