2023

Seminários II

Nome: Seminários II
Cód.: DES11431M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende preparar os alunos para uma perspetiva transversal e longitudinal das diversas dimensões da prática desportiva, desde a actividade física e o desporto para todos até as desporto de alto desempenho e o espectáculo desportivo, com enfase na direcção técnica das organizações desportivas, bem como as vertentes da prática desportiva destinada às pessoas portadoras de deficiência.

Objectivos:
a) Conhecer os principais benefícios associados à prática regular de actividade física e desportiva, as adaptações do organismo humano ao esforço e as noções de prescrição de exercício físico, assim como o impacto na saúde pública e as recomendações internacionais nesta matéria;
b) Analisar as formas de acesso da pessoa com deficiência às práticas desportivas, privilegiando uma estratégia inclusiva nas várias vertentes, nomeadamente, educativa, recreativa, terapêutica e competitiva, no sentido de aplicar às populações especiais e potenciar a integração social;
c) Abordar o papel fundamental dos quadros de gestão intermédia no processo de promoção e coordenação técnica de programas de treino;
d) Compreender os modelos de desempenho desportivo de alto nível, nos quais os atletas obtêm classificações e resultados desportivos de elevado mérito, aferidos em função dos padrões desportivos internacionais.

Conteúdos Programáticos

1. Exercício Físico e Saúde.
2. Direcção Técnica de Programas Desportivos.
3. Desporto em Populações Especiais.
4. Alto Rendimento Desportivo.

Métodos de Ensino

A unidade curricular organiza-se em aulas teóricas e tutoriais, conforme indicado no Regulamento Escolar Interno (REI) da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a transmissão de informação, a interpretação de resultados de investigação aplicada, bem como uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos. Estão previstas 20 horas de aulas teóricas. Além da exposição oral, pretende-se através do questionamento, verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos.

A classificação final resulta da avaliação escrita, através de uma frequência ou exame final. Todos os alunos deverão obter 9,5 valores, no mínimo, caso contrário não poderão completar com sucesso a UC.

Bibliografia

Pescatello, L., Arena, R., Riebe, D. & Thompson, P. (2014). (Eds.) ACSM's guidelines for exercise testing and prescription (9th ed.). American College of Sports Medicine. Philadelphia: Wolters/Kluwer Lippincott Williams.
Sherrill, C. (2004). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport: Crossdisciplinary and Lifespan (6th ed.). New York: McGraw-Hill Companies.
Sotiriadou, P. & Bosscher, V. (2013). (Eds.) Managing High Performance Sport. London and New York, UK: Routledge.