2023

Temas Aprofundados de Pedagogia da Infância

Nome: Temas Aprofundados de Pedagogia da Infância
Cód.: PED11451M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os grandes desafios da educação no século XXI com base na compreensão do mundo atual
Dominar o conceito de aprender a aprender: meta-aprendizagem, disposições de aprendizagem e literacias múltiplas
Reconhecer aprendizagens inerentes à cidadania: construção moral e ética; agency; pensamento crítico e responsabilidade
Identificar as implicações dos novos desafios para a pedagogia na Ed Pré-escolar e no 1.º ciclo, com base na investigação recente;
Conhecer as características das salas de aula enquanto comunidades de aprendizagem: organização social; recursos, organização espaço/materiais, tempo; papéis dos participantes; interações facilitadoras da aprendizagem; avaliação e equidade;
Compreender o papel do feedback na regulação da ação educativa;
Compreender a necessidade de adequar os procedimentos de avaliação à diversidade, contexto e natureza das aprendizagens;
Analisar a ação educativa nos contextos de trabalho fundamentando científica e socialmente as opções educacionais

Conteúdos Programáticos

1. Principais finalidades da educação no século XXI e suas implicações para a organização do processo de ensino/aprendizagem no J. I. e 1º ciclo
a. Aprender a aprender (meta-aprendizagem, resiliência e literacias múltiplas)
b. Aprender a viver numa sociedade democrática (construção moral e ética; agency; pensamento crítico e responsabilidade)
2. Modelos de ensino/aprendizagem:
a. Conceções de aluno, escola, ensino/aprendizagem e competências que promovem;
b. Organização do processo de ensino/ aprendizagem: modelos centrados no professor, no aluno e na construção partilhada de aprendizagens
c. As Comunidades de Aprendizagem (CA) como contexto para uma aprendizagem de qualidade: O enfoque, organização social, recursos e papéis numa CA
3. A gestão das aprendizagens na monodocência
a. A organização do espaço / materiais e tempo no J. I. e 1ºCEB
b. A organização dos processos e dos conteúdos das aprendizagens
c. Planificar e avaliar para aprender e incluir
d. As interações na sala de aula

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com debate
Análise de textos de investigação em educação de infância
Partilha e análise de diversos modelos de organização do trabalho docente (Pré-escolar e 1º Ciclo)
Processos interativos e de partilha de recursos através da plataforma de e-learning moodle e e-mail.
A avaliação, para além do processo interativo de acompanhamento dos processos de trabalho nas horas de contacto, centra-se na produção de um trabalho com relevância direta para a PES; assim a avaliação contínua tem dois elementos:
A - Análise dos contextos educativos onde estão a realizar a PES, à luz das características das CA e de outros modelos pedagógicos (80%)
B – Participação nas aulas (20%)

Bibliografia

Alexander, R.J.(2008) Towards Dialogic Teaching: rethinking classroom talk. York:Dialogos.
Bruner, J.(1996). Cultura da Educação. Lisboa:edições70.
Folque, M.A; Siraj-Blatchford, I.(2011) Fostering Communities of Learning in Two Portuguese Pre-School Classrooms Applying the MEM Pedagogy, International Journal of Early Childhood 43(3), 227 - 244.
Hattie, J.& Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of Educational Research, 77(1), 81-112.
Mercer, N.(2000). Words & Minds: How to use language to think together. NY: Routledge.
Neves, M. C.(2006). Da Vida na Escola. Porto:ASA.
Rogoff, B., Matusov, E., & White, C.(1996). Models of teaching and Learning: Participation in a community of Learners. In D. Olson & N. Torrance (Eds.),Handbook of Education and Human Development: New Models of Learning, Teaching and Schooling, 388-414.
Watkins, C.(2005). Classrooms as learning communities: a review of research. London Review of Education, 3(1), 47–64.

Equipa Docente