2023

Seminário Integrado de Artes, Humanidades, Ciências e Tecnologias

Nome: Seminário Integrado de Artes, Humanidades, Ciências e Tecnologias
Cód.: PED13943M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A uc visa fomentar, nos estudantes, um olhar integrado e alargado sobre o conhecimento próprio de áreas tão distintas, mas que se podem conjugar e complementar, nomeadamente em múltiplos atividades e projetos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1- Conhecer e refletir sobre problemáticas transversais à educação e à vida em sociedade, numa relação holística.
2- Ser capaz de desenvolver e adequar as problemáticas transversais abordadas à sua própria intervenção nas áreas de interface entre as artes, as humanidades, as ciências e a tecnologia.
3- Ser capaz de desenvolver processos de trabalho cooperativo adaptados às suas necessidades como futuro educador e professor.
4- Conhecer e integrar criticamente a investigação e os contributos de especialistas de diversas áreas do saber, tendo em vista o seu papel como futuro educador e professor.

Conteúdos Programáticos

1 – Problemáticas transversais à educação e à vida em sociedade.
2 - Práticas transversais transdisciplinares e de cooperação institucional.
3 - Conceção e dinamização de atividades, projetos e experiências de carácter transdisciplinar.

Métodos de Ensino

A integração de linguagens e temáticas é promovida pelas abordagens participativas e ativas de temáticas transversais, promovidas pela equipa docente, pela dinamização de atividades por especialistas convidados e pelas visitas de estudo. Em todas as sessões é solicitada a participação dos alunos nas atividades, considerando-os como participantes no conhecimento produzido. O produto final para avaliação consiste num portefólio, onde se reunirão os trabalhos realizados e registarão as reflexões sobre algumas intervenções, quer dos docentes quer dos especialistas convidados. Como elemento de avaliação contam também os trabalhos práticos, decorrentes de propostas de projetos emergentes das questões dos estudantes, e sua apresentação nas aulas. Estes trabalhos práticos decorrem da dinâmica das problemáticas abordadas.
Avaliação contínua
Portefólio - 50%
Trabalhos práticos – 40%
Assiduidade e participação - 10%
Avaliação final - Prova escrita - 100%

Bibliografia

Afonso, M., Alveirinho, D., Tomás, H., Calado, S., Ferreira, S., Silva, P.&Alves, V. (2013) Que ciência se aprende na escola? Uma avaliação do grau de exigência no ensino básico em Portugal. Lisboa:Fundação F. M. Santos.
Eco, U.&Carriére, J. C. (2009) A obsessão do fogo. Lisboa:Difel
Galvão, C., Reis, P., Freire, S.&Faria, C. (2011) Ensinar ciências, aprender ciências: o contributo do projecto internacional parsel para tornar a ciência mais relevante para os alunos Porto:Porto Editora.
Gonçalves, V., Corrêa, Y.&Moreira, J. A. (2019) Educação e Tecnologias na Sociedade Digital. Whitebooks
Manguel, A. (2020) Ler Imagens. Em que pensamos quando pensamos a Arte. Lisboa: Edições 70.
Martins, G. O.(Coord) (2017) Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa:Ministério da Educação
Oliveira, M. (2015) A Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica na Formação Inicial de Professores. Porto:APECV
Steiner, G. (2016) Un largo sábado. Conversaciones con Laure Adler. Madrid:Siruel