2023

Projeto V

Nome: Projeto V
Cód.: ARQ02526I
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular aborda mais especificamente a interacção entre o projecto arquitectónico e o território, reflectindo as matérias desenvolvidas nas unidades curriculares Geografia e Território e Estudos da Paisagem. Nela serão analisados projectos arquitectónicos notáveis de acordo, sobretudo, com a sua integração na paisagem e as relações que estabelecem com o território. As noções de Paisagem e de Território estendem-se aqui quer aos âmbitos de carácter mais urbano, quer aos âmbitos mais eminentemente rurais.


Na sequência dessa análise será realizado um exercício, onde será explorada a compreensão dos elementos caracterizadores do território e a integração paisagística do projecto arquitectónico, procurando o estabelecimento de estratégias de projecto coerentes e articuladas com o lugar.


Objectivos: 1. Dominar o uso dos instrumentos de projecto 2. Dominar a capacidade de observação crítica e de análise 3. Desenvolver a capacidade de comunicação do projecto 4. Desenvolver a capacidade de interpretar um lugar e um programa 5. Introduzir a questão da interacção da paisagem com o conjunto arquitectónico.


 


This curricular unit approaches more specifically interaction between architectonic Project and territory, reflecting subjects developed in curricular units Geography and Territory and Landscape studies. Will be analysed remarkable architectonic projects, for example, accordingly, mostly, to its integration in landscape and the relations that are established with territory. The notions of Landscape and Territory are here extended to both a more especific urban range, as well as to a more rural one.


Following that analysis will be accomplished one exercise, in which will be explored comprehension of territory characterizing elements and landscape integration of the architectonic project, searching for establishment of project strategies coherent and articulated with the place.


Objectives: 1. Dominate the use of project’s tools 2. Dominate ability to critical observation and architectonic analysis 3. Develop project’s communication strategies 4. Consolidate methodological basis of spatial composition 5. Develop the ability to interpret a place and a program 6. Introduce the issue of landscape integration.

Conteúdos Programáticos

Tema: Contexto: a paisagem e a sua interacção com o conjunto arquitectónico 1. Os instrumentos do projecto: o desenho livre, o desenho técnico à mão, o desenho técnico assistido por computador, a maqueta  2. Análise de casos de estudo de acordo com a sua interacção com a paisagem 3. Integração paisagística 4. A representação da Arquitectura: o desenho à mão, o desenho técnico assistido por computador, a fotomontagem, a maqueta, o texto e a apresentação oral.


 


Subject: Context: the landscape and its interaction with the architectonic set 1. Project tools: sketch, technical drawing, computer drawing, model 2. Analysis of study cases accordingly to its interaction with landscape 3. Landscape integration 4. Representation of Architecture: sketch, technical drawing by computer, photomontage, model, text and oral presentation.

Métodos de Ensino

As aulas serão dadas em regime de ensino prático e laboratorial, num total de 12 horas de contacto semanal, a que se somam 6 horas de acompanhamento tutorial. Os conteúdos programáticos serão introduzidos pelo docente através de aulas com apoio audiovisual, conferências, visitas de estudo e acompanhamento individual ou em grupo dos trabalhos. Os exercícios serão desenvolvidos nas aulas, sob a orientação do professor.


 


Lessons will be taught in practical and laboratorial system, with a total of 12 hours weekly contact, more 6 tutorial attendance hours. The programmatic contents will be introduced by the teacher through classes with audiovisual support, lectures, study visits and individual attendance, or in groups, of the students’ work. The exercises will be developed in class, under the teacher’s guidance.

Avaliação

A avaliação é regida apenas pelo sistema de avaliação contínua, resultando do acompanhamento dos trabalhos ao longo do semestre, e será realizada com base na demonstração do domínio dos conteúdos leccionados. Os alunos têm de assistir, obrigatoriamente, a 60% das aulas leccionadas, para poderem estar sujeitos a aprovação na unidade curricular.


 


Evaluation is ruled only by continuous evaluation system, resulting on attendance of the students’ work along the semester, and will be achieved based on demonstration of dominion of taught contents. The students must assist, mandatorily, to 60% of the classes, to be able to get approval in the curricular unit.

Bibliografia

FATHY, Hassan; Arquitectura para os Pobres - Uma Experiência no Egipto Rural. Lisboa, Argumentum / Dinalivro, 2009


MATTOSO, José, DAVEAU, Suzanne, BELO, Duarte; Portugal, O Sabor da Terra - Um Retrato Histórico e Geográfico por Regiões. Lisboa, 2010


NAVARRO BALDEWEG, Juan, La habitación vacante. Girona: Editorial Pre-textos, 1999


NECIPOGLU, Gulru; The Age of Sinan, Architectural Culture in the Ottoman Empire. London, Reaktion Books, 2005


RIBEIRO, O., Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico. Lisboa: Livraria Sá da Costa editora, 1986.


RIBEIRO, O., Geografia e Civilização. Lisboa: Livros Horizonte, s/d.