2024
Perspetivas sobre Envelhecimento e Life-Span
Nome: Perspetivas sobre Envelhecimento e Life-Span
Cód.: CMS14653O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: E-learning
Apresentação
Proporcionar aos estudantes a compreensão interdisciplinar Biopsicossocial dos aspetos nucleares do fenómeno do Envelhecimento no processo de Desenvolvimento Humano ao Longo do Ciclo da vida.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Proporcionar aos estudantes a compreensão interdisciplinar Biopsicossocial dos aspetos nucleares do fenómeno do Envelhecimento no processo de Desenvolvimento Humano ao Longo do Ciclo da vida;
2. Habilitar os alunos com os principais conhecimentos sobre o contexto e o processo da emergência do Envelhecimento no Ciclo da Vida como campo científico autónomo;
3. Caracterizar o desenvolvimento teórico-metodológico sobre o Envelhecimento no processo de Desenvolvimento Humano no Ciclo da vida;
4. Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade para a análise reflexiva sobre as problemáticas do Envelhecimento no processo de desenvolvimento humano nas sociedades contemporâneas;
Competências:
1.Entende os principais aspetos do processo de desenvolvimento ao longo da vida e as suas implicações no envelhecimento;
2.Identifica, enumera, analisa criticamente na perspetiva do ciclo da vida as problemáticas do envelhecimento através de estudos de caso.
2. Habilitar os alunos com os principais conhecimentos sobre o contexto e o processo da emergência do Envelhecimento no Ciclo da Vida como campo científico autónomo;
3. Caracterizar o desenvolvimento teórico-metodológico sobre o Envelhecimento no processo de Desenvolvimento Humano no Ciclo da vida;
4. Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade para a análise reflexiva sobre as problemáticas do Envelhecimento no processo de desenvolvimento humano nas sociedades contemporâneas;
Competências:
1.Entende os principais aspetos do processo de desenvolvimento ao longo da vida e as suas implicações no envelhecimento;
2.Identifica, enumera, analisa criticamente na perspetiva do ciclo da vida as problemáticas do envelhecimento através de estudos de caso.
Conteúdos Programáticos
1: Envelhecimento e lifespan - Introdução
1.2. - Variabilidade intraindividual no Envelhecimento
1.3. Envelhecimento biopsicofisiológico e neuroplasticidade
2: Cognição, Comportamento e Envelhecimento no Ciclo da vida
2.1.- Neuroplasticidade e cognição
2.2.- Estrutura e Processo no Desenvolvimento Cognitivo
2.3.- Inteligência, Memória e Funções Executivas
2.4.- Criatividade e preservação
3: Relações sociais, Emoção e Envelhecimento no Ciclo da vida
3.1.- Integração Dinâmica da Emoção e Cognição
3.2.- Temperamento e Personalidade
3.3.- Identidade e Relações Sociais
4. Sentido da Vida, envelhecimento e lifespan
1.2. - Variabilidade intraindividual no Envelhecimento
1.3. Envelhecimento biopsicofisiológico e neuroplasticidade
2: Cognição, Comportamento e Envelhecimento no Ciclo da vida
2.1.- Neuroplasticidade e cognição
2.2.- Estrutura e Processo no Desenvolvimento Cognitivo
2.3.- Inteligência, Memória e Funções Executivas
2.4.- Criatividade e preservação
3: Relações sociais, Emoção e Envelhecimento no Ciclo da vida
3.1.- Integração Dinâmica da Emoção e Cognição
3.2.- Temperamento e Personalidade
3.3.- Identidade e Relações Sociais
4. Sentido da Vida, envelhecimento e lifespan
Métodos de Ensino
Apresentação, análise e discussão de conteúdos teóricos e de exemplos práticos (aulas-teórico-práticas (TP); Treino e simulação de estudos de caso em suporte papel e lápis e em suporte informático; Apoio Tutorial (OT) individual e grupal ao desenvolvimento de um trabalho de pesquisa sobre um dos temas do programa; Elaboração de dois trabalhos de síntese de todas as competências desenvolvidas sob a forma de portefólio que contribuem para 50 % da nota final cada um.
Bibliografia
Bengtson, V., Coleman, P., & Kirkwood, T. (2005). The Cambridge Handbook of Age and Ageing. Cambridge University Press.
Candeias, A. A., (Coord.). (2020). Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão. Universidade de Évora. (ISBN: 978-989-8550-83-5). https://www.researchgate.net/publication/338921585_Livro_Desenvolvimento_ao_longo_da_vida_-_Aprendizagem_Bem-estar_e_Inclusao
Ferraro, K., & Carr, D. (Eds.). (2021). Handbook of aging and the social sciences. Academic Press.
Hunter, S. & Donders, J. (2018). Neuropsychological Conditions Across the Lifespan: Cambridge University Press
Lerner, R. & Overton, W. (2010). The Handbook of LifeSpan Development, Volume 1: Cognition, Biology and Methods. John Wiley & Sons.
Lamb, M., Freund, A. & Lerner, R. (2010). The Handbook of LifeSpan Development, Volume 2: Social and Emotional Development. John Wiley & Sons.
Rider; E. & Sigelman, C. (2014). Life-Span Human Development.Cengage Learning Inc.
Candeias, A. A., (Coord.). (2020). Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão. Universidade de Évora. (ISBN: 978-989-8550-83-5). https://www.researchgate.net/publication/338921585_Livro_Desenvolvimento_ao_longo_da_vida_-_Aprendizagem_Bem-estar_e_Inclusao
Ferraro, K., & Carr, D. (Eds.). (2021). Handbook of aging and the social sciences. Academic Press.
Hunter, S. & Donders, J. (2018). Neuropsychological Conditions Across the Lifespan: Cambridge University Press
Lerner, R. & Overton, W. (2010). The Handbook of LifeSpan Development, Volume 1: Cognition, Biology and Methods. John Wiley & Sons.
Lamb, M., Freund, A. & Lerner, R. (2010). The Handbook of LifeSpan Development, Volume 2: Social and Emotional Development. John Wiley & Sons.
Rider; E. & Sigelman, C. (2014). Life-Span Human Development.Cengage Learning Inc.