2023

Seminário de Investigação I

Nome: Seminário de Investigação I
Cód.: SOC12054M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Através de seminários intensivos desenvolvem-se competências de análise crítica e metodológica sobre os processos individuais de investigação dos estudantes.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular organiza-se em seminários intensivos mestrando-centrados, e pretende contribuir para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico e reforçar as competências avançadas no domínio analítico e metodológico relativamente às componentes e etapas dos processos individuais de investigação, trabalho de projeto e estágio de cada mestrando.
Em termos específicos, as competências a adquirir são:
- avaliar a aplicabilidade das teorias e dos métodos sociológicos avançados para o desenvolvimento do projeto de mestrado (investigação, trabalho de projeto ou estágio);
- analisar criticamente as estratégias sobre o desenvolvimento de um projeto individual conducente à dissertação, trabalho de projeto ou estágio de cada mestrando;
- consolidar ideias originais para a pesquisa avançada num mestrado em sociologia, trabalho de projeto ou estágio em contexto de trabalho sociológico.

Conteúdos Programáticos

Não existe um conteúdo curricular rígido. As sessões seminariais são focalizadas no enquadramento e na avaliação do trabalho autónomo do mestrando, em particular ao nível da apresentação e discussão pública dos materiais relacionados com o desenvolvimento do seu projeto individual de investigação, trabalho de projeto ou estágio. Neste sentido, as sessões seminariais incidem principalmente sobre os seguintes temas:
1: A investigação avançada em Sociologia;
2: Elaboração de um projeto de investigação, trabalho de projeto ou estágio em sociologia;
3: Atividades iniciais de desenvolvimento de um projeto de dissertação de mestrado, trabalho de projeto ou estágio.

Métodos de Ensino

A unidade a ser lecionada por sessões seminariais intensivas, em regime presencial, podendo eventualmente ser aplicada sessões à distância na plataforma de e-learning da universidade.
Avaliação:
1.- Elaboração, entrega e apresentação de um portefólio de desenvolvimento da proposta de projeto de dissertação, trabalho de projeto ou estágio (50% da classificação final);
2.- Apresentação de pelo menos um texto de reflexão crítica, um relatório de progresso ou um artigo científico relacionado com a proposta de dissertação, trabalho de projeto ou estágio (50% da classificação final);
3.- Participação nas sessões seminariais (fator de ponderação entre -1 a + 1 valor, na escala 0 a 20).

Bibliografia

Bryman, A. (2008). Social Research Methods. NY:Oxford University Press.
Hart, C.(2001). Doing a Literature Search: a comprehensive guide for the social sciences. London: Sage.
Charmaz, Kathy (2006). Constructing Grounded Theory. A practical guide through qualitative analysis. London: Sage.
Creswell, John W. (2014). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Second Edition. Thousand Oaks, London and New Delhi: Sage.
Jonker, J. & Pennink, B.(2010).The Essence of Research Methodology. Berlin: Springer.
Moreira, C. (1994). Planeamento e Estratégias da Investigação Social. Lisboa: ISCSP.
Santos, F.(2016) Teoría Sociológica Aplicada. Barcelona: Anthropos.
Sieber, J. E.(1998).“Planning ethically responsible research”. In L. Bickman & D. J. Rog (eds.), Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks: Sage. pp.127-156.
Trochim, W., Donnely, J. (2006) The Research Methods Knowledge Base. Atomic Dog

Equipa Docente