2024
Metodologias de Investigação e Seminários
Nome: Metodologias de Investigação e Seminários
Cód.: MAT13622M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Matemática
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo primordial consiste em fomentar o alcance de uma visão global sobre o estado atual do conhecimento científico na área da modelação estatística e análise de dados, através do contacto com projetos e percursos de investigação concretos e partilha de experiências com investigadores ativos.
Desenvolver as capacidades de leitura crítica, compreensão e sumarização de trabalhos científicos.
Desenvolver as capacidades de leitura crítica, compreensão e sumarização de trabalhos científicos.
Conteúdos Programáticos
1. Metodologias de investigação
1.1 Procedimentos metodológicos
1.2 Fases de elaboração de um trabalho científico
1.3 Apresentação e divulgação de trabalhos científicos
2. Apresentações realizadas por docentes e/ou convidados externos
3. Elaboração e apresentação de planos de dissertação/estágios pelos alunos
3.1 Fases e regras de elaboração do projeto de dissertação/estágio
3.2 Breves apresentações orais dos projetos
3.3 Discussão dos projetos apresentados
1.1 Procedimentos metodológicos
1.2 Fases de elaboração de um trabalho científico
1.3 Apresentação e divulgação de trabalhos científicos
2. Apresentações realizadas por docentes e/ou convidados externos
3. Elaboração e apresentação de planos de dissertação/estágios pelos alunos
3.1 Fases e regras de elaboração do projeto de dissertação/estágio
3.2 Breves apresentações orais dos projetos
3.3 Discussão dos projetos apresentados
Métodos de Ensino
O primeiro tópico será lecionado em sala de aula, com exposição das metodologias de investigação mais relevantes na área do curso, fontes de informação, e outros aspetos práticos do processo de investigação.
O segundo tópico consiste na apresentação oral de trabalhos científicos que envolvem os docentes da instituição e/ou os convidados externos, sobre diversos temas que podem ser de interesse para a escolha do tema da dissertação/estágio dos alunos.
O terceiro tópico consiste no acompanhamento da elaboração do plano de dissertação/estágio.
A avaliação consiste na realização de um relatório síntese sobre um número restrito de seminários, na presença obrigatória em pelo menos 50% dos seminários e na apresentação e entrega obrigatória do plano de dissertação/estágio.
Nota final = 50% relatório dos seminários + 30% plano de dissertação/estágio + 20% apresentação do plano.
Esta UC não admite avaliação por exame.
O segundo tópico consiste na apresentação oral de trabalhos científicos que envolvem os docentes da instituição e/ou os convidados externos, sobre diversos temas que podem ser de interesse para a escolha do tema da dissertação/estágio dos alunos.
O terceiro tópico consiste no acompanhamento da elaboração do plano de dissertação/estágio.
A avaliação consiste na realização de um relatório síntese sobre um número restrito de seminários, na presença obrigatória em pelo menos 50% dos seminários e na apresentação e entrega obrigatória do plano de dissertação/estágio.
Nota final = 50% relatório dos seminários + 30% plano de dissertação/estágio + 20% apresentação do plano.
Esta UC não admite avaliação por exame.
Bibliografia
Bell, J. (2004). Como realizar um projecto de Investigação. Lisboa: Gradiva.
Clardy, A., (1997). Studying your workforce. Applied research methods and tools for the training and development practitioner. London: Sage Publications.
Creswell, J. W. (2009). Research design. Quantitative, qualitative and mixed methods approaches, 3ª ed. London: Sage.
Magalhães, M., Hill, A. (2005). Investigação por questionário, 2.ª edição. Lisboa: Sílabo.
Severino, A. (2000). Metodologia do trabalho científico. S. Paulo: Cortez Edit.
Yin, R. K. (1994). Case study research, design and methods. London: Sage Publications.
Clardy, A., (1997). Studying your workforce. Applied research methods and tools for the training and development practitioner. London: Sage Publications.
Creswell, J. W. (2009). Research design. Quantitative, qualitative and mixed methods approaches, 3ª ed. London: Sage.
Magalhães, M., Hill, A. (2005). Investigação por questionário, 2.ª edição. Lisboa: Sílabo.
Severino, A. (2000). Metodologia do trabalho científico. S. Paulo: Cortez Edit.
Yin, R. K. (1994). Case study research, design and methods. London: Sage Publications.
Equipa Docente
- Luís Miguel Lindinho da Cunha Mendes Grilo [responsável]