2024

Instalação do Olival

Nome: Instalação do Olival
Cód.: FIT10132M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agronomia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Transmitir os conhecimentos necessários para a realização da escolha correta do local, da preparação e da instalação da cultura do Olival.
Aprofundar os conhecimentos e capacitar o aluno, sobre: -as condicionantes de relevo, de clima e de solos próprios do olival; -as propriedades e as características físicas e químicas do solo determinantes para o sucesso da cultura; -os conhecimentos sobre drenagem do solo e seu cálculo; -as técnicas de mobilização do solo conducentes á instalação da cultura; -a fertilidade do solo, o cálculo e as técnicas da fertilização para a instalação da cultura.

Conteúdos Programáticos

1. Projeto de Olival.
2. Elaboração de Cartas de Capacidade de Uso.
3. Fatores do Clima condicionantes do local. Fatores abióticos.
4. Fatores Orográficos condicionantes do local. Introdução. Exemplo do Alentejo. Principais fatores da orografia. Relações com as características do terreno e principais implicações para o olival. Os fatores da orografia nas classificações do solo e da terra.
5. Fatores do Solo condicionantes da escolha do local. Propriedades Físicas do Solo e as suas Limitações. Propriedades Químicas do Solo e a performance do Olival.
6. Instalação de um Olival. Desenho e organização. Preparação do local. Modificação do Perfil do Solo para a Instalação. Dimensionamento da drenagem.
7. Fertilidade do Solo e o Olival. A necessidade de Correção. Cálculos dos Corretivos.
8. A Agricultura de Conservação na Instalação do Olival. Implementação da Agricultura de Conservação no Olival. O enrelvamento na altura da instalação do Olival.

Métodos de Ensino

Exposição estruturada da matéria teórica, e elaboração de casos práticos com apresentação e discussão.

A avaliação da disciplina compreende duas componentes obrigatórias: 1. uma avaliação escrita por frequências (média de duas frequências) ou por exames (época normal ou de recurso) que representa 75% da cotação total; e 2. um trabalho relativo à Instalação de um Olival que perfaz 25% da cotação total, relativa à componente prática da disciplina.

A avaliação em regime de avaliação contínua é realizada por duas frequências que englobam as matérias lecionadas até às 7ª e 14ª semanas respetivamente. Os Exames englobam toda a matéria lecionada durante o semestre e serão realizados no período de Exames. A entrega do Trabalho Prático será realizada no período de exames.
A aprovação na unidade curricular é obtida com a classificação final mínima de 10 valores, sendo que o aluno não pode ter em nenhuma das componentes da avaliação uma nota inferior a 8,0 valores.

Bibliografia

Barranco, D., Fernández-Escobar, R., Rallo, L. (Editors). 2003. El cultivo del olivo. Mundi Prensa & Junta de Andalucía.
Ferguson, L., Sibbet, G.S., Martin, G.C.. Olive Production Manual. 1994. Univ.California.
Fleskens, L, De Graaf, J. 2003. Soil Conservation options for Olive Orchards on Sloping Land. In: Conservation Agriculture.
Gómez, J.A. 2005. Effects of soil management on soil physical properties and infiltration in olive orchards: Implications for yield. In FAO land and water bulletin 10: “Proceedings of the Guerrero, Andres. 4ªEdicion, 1997. Nueva Olivicultura. Mundi-Prensa.
International workshop “Role and Importance of Soil and Water Management for Vineyards and Olive Orchards”. Teramo, 9-10 May 2004.• Neilsen, G.H., Hogue, E.J., Forge, T., Neilsen, D. 2003.
Loussert, R. Brousse, G. 1978. L’Olivier – Techniques Agricoles e productions méditterranéennes. Maisonnneuve &Larose.
MAFF. Modern Farming and the Soil.1980. SSMO.