2024

Tecnologia de Efluentes Oleícolas

Nome: Tecnologia de Efluentes Oleícolas
Cód.: ERU13896M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Engenharia Rural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se com esta unidade curricular (UC) dar ao aluno sólida preparação nas matérias relacionadas com a tecnologia de efluentes, particularmente daqueles diretamente ligados à fileira do azeite, tendo em conta quer a legislação em vigor quer os aspetos mais diretamente relacionados com os sistemas de laboração, nomeadamente os relacionados com a proteção ambiental e a valorização dos efluentes nestes sistemas produzidos numa ótica de economia circular.
Espera-se que no final da UC os alunos possuam competências que lhes permitam analisar, conceber e intervir na tomada de decisão e projetos relacionados com o maneio de efluentes do sector da olivicultura e azeite.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao maneio de resíduos do sector agroalimentar. Nomenclatura. Regulamentação.
2. A fileira do azeite. Olival, lagar e indústria conserveira.
3. Noções de Economia Circular. Projeto Alentejo Circular
4. Revisão dos processos de obtenção do azeite
5. Resíduos dos lagares.
6. Bioquímica da degradação dos resíduos dos lagares.
7. Sistemas de tratamento de efluentes e estruturas de armazenamento.
8. Valorização dos efluentes dos lagares

Métodos de Ensino

Ensino: Aulas teórico-práticas em sala e no campo. Disponibilização de conteúdos no Moodle, os quais permitirão aprofundar os conteúdos apresentados nas aulas. O trabalho dos alunos será orientado por objetivos específicos a atingir nos diferentes conteúdos programáticos.
Avaliação: No final do trimestre os alunos, os alunos desenvolverão um trabalho de integração dos conhecimentos adquiridos, o qual será apresentado e discutido na ultima aula. Este é o único elemento de avaliação, a nota será data numa escala de 0 a 20 valores e aprovarão os alunos que obtenham classificação igual ou superior a 9.5 valores.

Bibliografia

Azbar, N.; Bayram, A.; Filebeli, A.; Merezzinogeu, A., Tengul, F. e Ozer, A. (2004). A review of waste management options in olive oil production. Critical reviews in Environmental Science and Technology. 209-247.
Catalão, E.M.J. (2012). Aplicação de processos de oxidação na degradação de efluentes de lagares de azeite. Dissertação de mestrado em Química Industrial. UBI. 84 p.
ENEAPAI - Estratégia nacional para os efluentes agropecuários e agroindustriais 2018-2025.
Ferraz, M.M.P.F. (2012). Contribuição para o estudo do tratamento de efluentes de lagares de azeite. Dissertação de mestrado em Engenharia do Ambiente. Universidade Nova de Lisboa. 135 p.
Nianounakis, M. e Halvadakis, A. (2006). Olive processing waste management – Literature review and patente survey. Waste Management 5:2.
Peres, J.A. (2006). Efluentes de lagares de azeite: processos de tratamento e valorização. Revista de APH, 10-20.
Entregaveis do Projeto Alentejo Circular: www.alentejocircular.uevora.pt