2024
Tecnologias de Informação e Comunicação
Nome: Tecnologias de Informação e Comunicação
Cód.: PED11187M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Reconhecer a importância de sustentar cientificamente o uso das TIC em Educação Desenvolver
competências básicas no domínio da literacia digital, através de um processo de trabalho desde a recolha
da informação à construção do conhecimento.
Explicar os fundamentos da aprendizagem multimédia
Elaborar um projecto educativo multimédia.
Saber enunciar os fundamentos do pensamento computacional
Usar, modificar e criar programas de computador com recurso a micromundos computacionais adequados
a crianças e jovens: Scracth/Kodu
Explicar o papel das redes sociais e das comunidades de aprendizagem na configuração de novas
sociabilidades
Conhecer os pressupostos e as medidas adequadas à segurança e proteção das crianças e jovens no uso
das tecnologias, em especial a internet
Planear o uso da tecnologia para apoiar processos de ensino e aprendizagem Avaliar as especificidades
decorrentes da adaptação de tecnologias a crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
competências básicas no domínio da literacia digital, através de um processo de trabalho desde a recolha
da informação à construção do conhecimento.
Explicar os fundamentos da aprendizagem multimédia
Elaborar um projecto educativo multimédia.
Saber enunciar os fundamentos do pensamento computacional
Usar, modificar e criar programas de computador com recurso a micromundos computacionais adequados
a crianças e jovens: Scracth/Kodu
Explicar o papel das redes sociais e das comunidades de aprendizagem na configuração de novas
sociabilidades
Conhecer os pressupostos e as medidas adequadas à segurança e proteção das crianças e jovens no uso
das tecnologias, em especial a internet
Planear o uso da tecnologia para apoiar processos de ensino e aprendizagem Avaliar as especificidades
decorrentes da adaptação de tecnologias a crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos científicos do uso das tecnologias em Educação
2. As tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos
3. Multimédia em educação: Fundamentos e princípios da aprendizagem multimédia
4. Pensamento computacional: Micromundos computacionais de aprendizagem: Scratch/Kodu
5. Redes sociais e comunidades de aprendizagem: as novas sociabilidades.
6. Segurança, ética e proteção das crianças e jovens no uso das TIC
7. Concepção, planeamento e avaliação de projetos curriculares com recurso às TIC
8. Necessidades educativas especiais e TIC (recursos, materiais pedagógicos de apoio e ajudas técnicas).
2. As tecnologias de informação e comunicação em contextos educativos
3. Multimédia em educação: Fundamentos e princípios da aprendizagem multimédia
4. Pensamento computacional: Micromundos computacionais de aprendizagem: Scratch/Kodu
5. Redes sociais e comunidades de aprendizagem: as novas sociabilidades.
6. Segurança, ética e proteção das crianças e jovens no uso das TIC
7. Concepção, planeamento e avaliação de projetos curriculares com recurso às TIC
8. Necessidades educativas especiais e TIC (recursos, materiais pedagógicos de apoio e ajudas técnicas).
Métodos de Ensino
Em linha com a Política Pedagógica da UÉ, as metodologias da UC, sustentadas na abordagem socioconstrutivista, pressupõem a participação ativa dos estudantes na co-construção do conhecimento. São privilegiadas estratégias diversificadas, como a aprendizagem invertida e baseada em projetos, bem como a partilha e discussão de conceitos em trabalho individual e colaborativo. Os estudantes poderão realizar apresentações, analisar literatura relevante, visualizar vídeos, aplicar conhecimentos em exercícios práticos e refletir sobre as aprendizagens. O recurso a ambientes LMS permitirá alargar e complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula. Prevê-se ainda a participação de especialistas para aprofundar temáticas e dar a conhecer investigação na área. A participação ativa é fundamental para o sucesso na UC, exigindo especial atenção à frequência (cf. artigo 105.º do RAUE).
Avaliação
I. Regime de Avaliação Contínua
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, de forma contínua, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo. Para o apuramento da classificação final serão consideradas as seguintes componentes:
A. Checkpoint de Aprendizagem (Quiz) ? 30%
B. Trabalho de Grupo (Proposta de Atividade com Tecnologias) ? 40%
C. Participação e implicação (Flashback das Aulas) ? 30%
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na realização de uma prova escrita, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, de forma contínua, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo. Para o apuramento da classificação final serão consideradas as seguintes componentes:
A. Checkpoint de Aprendizagem (Quiz) ? 30%
B. Trabalho de Grupo (Proposta de Atividade com Tecnologias) ? 40%
C. Participação e implicação (Flashback das Aulas) ? 30%
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na realização de uma prova escrita, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.
Bibliografia
Bates, A. W. T. (2019). Teaching in a Digital Age - Second Edition. PressBooks.
Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Santillana.
Costa, F.A; Cruz, E.; Sousa, E. (2024). Aprender Com Tecnologias, Inovar Práticas. O Projeto Escol@s Digitais. IEUL.
Jonassen, D. (2007). O que são ferramentas cognitivas? In: Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto Editora.
Lucas, M.& Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores. Universidade de Aveiro.
MGIEP (2019). Rethinking pedagogy: exploring the potential of digital technology in achieving quality education. UNESCO.
OECD (2010). Inspired by Technology, Driven by Pedagogy. A systemic approach toTechnology-based school Innovations. OECD Publishing.
Paniagua, A. & Istance, D. (2018). Teachers as Designers of Learning Environments: The importance of Innovative Pedagogies. OECD Publishing.
Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Santillana.
Costa, F.A; Cruz, E.; Sousa, E. (2024). Aprender Com Tecnologias, Inovar Práticas. O Projeto Escol@s Digitais. IEUL.
Jonassen, D. (2007). O que são ferramentas cognitivas? In: Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto Editora.
Lucas, M.& Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores. Universidade de Aveiro.
MGIEP (2019). Rethinking pedagogy: exploring the potential of digital technology in achieving quality education. UNESCO.
OECD (2010). Inspired by Technology, Driven by Pedagogy. A systemic approach toTechnology-based school Innovations. OECD Publishing.
Paniagua, A. & Istance, D. (2018). Teachers as Designers of Learning Environments: The importance of Innovative Pedagogies. OECD Publishing.
Equipa Docente
- Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz [responsável]