2023

Desenvolvimento Pré-Natal e Saúde

Nome: Desenvolvimento Pré-Natal e Saúde
Cód.: CMS14316L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC fornece ao aluno a compreensão dos principais princípios científicos que ligam a fisiologia materna, placentária, embrionária, fetal e neonatal e evidencia a influência que o período pré-natal tem na saúde do adulto.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Depois de concluir este módulo com êxito, o aluno será capaz de:
Compreender os principais princípios científicos que ligam a fisiologia materna, placentária, embrionária, fetal e neonatal.
Avaliar criticamente a literatura no âmbito da fisiologia materno-placentária-fetal-neonatal.
Considerar as implicações mais amplas (saúde adulta, ética etc.) da fisiologia feto-placentária.
Compreender o impacto da exposição a contaminantes ambientais na vida intra-uterina na vida adulta.
Utilizar a hipótese das origens no desenvolvimento da saúde e da doença (DOHaD) como base interpretativa da articulação entre o ambiente de desenvolvimento e o percurso de vida no que toca à saúde.
Adquirir conhecimentos básicos de embriogénese e suas fases críticas na formação dos 3 eixos corporais e das 3 camadas germinativas.
Conceptualizar experiências com modelos animais.
Desenvolver competências transferíveis em análise crítica de artigos e síntese de ideias científicas através da escrita e discussão.

Conteúdos Programáticos

O período periconcepcional e embrionário.
Nutrição materna, crescimento e desenvolvimento fetal.
Mecanismos placentários.
Controlo do metabolismo fetal.
Desenvolvimento Fetal e Epigenética.
O eixo hipotálamo-hipófise-adrenal fetal.
Papel da exposição a produtos químicos ambientais.
O ambiente de desenvolvimento e sua influência nos sistemas de órgãos.
O ambiente de desenvolvimento e as doenças crónicas no adulto.
O ambiente de desenvolvimento e suas implicações no envelhecimento e na longevidade.
Perspectivas da saúde pública nas origens no desenvolvimento da saúde e da doença.
A base para o conceito de origens no desenvolvimento da saúde e da doença (DOHaD).

Métodos de Ensino

Sessões teóricas e práticas:
- Exposição oral e exploração de documentos; apresentação de técnicas e instrumentos, demonstração de procedimentos;
(avaliação por meio de testes escritos= 70% da nota final).
Realização de tarefas propostas pelo docente individualmente e/ou em pequenos grupos
(avaliação observacional directa= 5% da nota final).
Trabalho autónomo (para consolidação e aprofundamento):
- Preparação e/ou continuação do trabalho das sessões presenciais (avaliação de monografia elaborada pelo aluno= 25% da nota final).

Bibliografia

Sata F, Fukuoka H, Hanson M (2019). Pre-emptive Medicine: Public Health Aspects of Developmental Origins of Health and Disease. Springer. ISBN: 978-981-13-2194-8.

Kubota T, Fukuoka H (2018). Developmental Origins of Health and Disease (DOHaD): From Biological Basis to Clinical Significance. Springer. ISBN: 978-981-10-5526-3.

Rosenfeld CS (2016). The Epigenome and Developmental Origins of Health and Disease. Elsevier. ISBN: 978-0-12-801383-0.

Equipa Docente