2024
Turismo de Nichos
Nome: Turismo de Nichos
Cód.: SOC13859L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Turismo
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
x
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Após a conclusão desta Unidade Curricular, os alunos devem ser capazes de:
Identificar as várias formas de produtos turísticos de nicho e a sua relação com a procura turística.
Explicar as diferenças entre o turismo de nicho e o turismo de massas e demonstrar a importância do turismo de nicho.
Analisar o dinamismo do turismo de nicho e identificar as variáveis que precisam ser consideradas para o seu desenvolvimento.
Compreender as componentes do comportamento do consumidor no turismo relevantes para a captação de mercados de turismo de nicho inovadores
Identificar as várias formas de produtos turísticos de nicho e a sua relação com a procura turística.
Explicar as diferenças entre o turismo de nicho e o turismo de massas e demonstrar a importância do turismo de nicho.
Analisar o dinamismo do turismo de nicho e identificar as variáveis que precisam ser consideradas para o seu desenvolvimento.
Compreender as componentes do comportamento do consumidor no turismo relevantes para a captação de mercados de turismo de nicho inovadores
Conteúdos Programáticos
1- Conceito de Turismo de Nichos e a sua relevância para a indústria turística
2- O processo de decisão de compra em Turismo
3- A procura turística e mercados
4- Tipologias de Turistas e o Processo de Segmentação do Mercado Turístico
5- Desenho de experiências turísticas
Análise de estudos de caso
2- O processo de decisão de compra em Turismo
3- A procura turística e mercados
4- Tipologias de Turistas e o Processo de Segmentação do Mercado Turístico
5- Desenho de experiências turísticas
Análise de estudos de caso
Métodos de Ensino
Metodologias de Ensino:
Método expositivo apoiado na projeção de Powerpoint;
Estudos de casos práticos
Palestras com oradores convidados
Visitas de estudo
Análise documental
Aprendizagem autónoma através da realização de um projeto de pesquisa em grupo
Avaliação:
A avaliação contínua é constituída pelos seguintes elementos de avaliação:
1 prova escrita intercalar (60%)
Trabalho prático (40%)
A avaliação por exame:
Prova escrita (100%)
Método expositivo apoiado na projeção de Powerpoint;
Estudos de casos práticos
Palestras com oradores convidados
Visitas de estudo
Análise documental
Aprendizagem autónoma através da realização de um projeto de pesquisa em grupo
Avaliação:
A avaliação contínua é constituída pelos seguintes elementos de avaliação:
1 prova escrita intercalar (60%)
Trabalho prático (40%)
A avaliação por exame:
Prova escrita (100%)
Bibliografia
Fayos- Solà, E. & Cooper, C. (2019). The Future of Tourism, innovation and sustainability. Cham, Switzerland: Springer
Hoer, S & Swarbrooke, J. (2016). Consumer Behaviour in Tourism (3ªed), Oxon, USA: Routledge
Novelli, M. (2005). Niche Tourism, contemporary issues and cases. Oxford, UK: Butterworth-Heinemann
Dixit, SK (2017). The Routhledge Handbok of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Oxon, USA: Routledge
Hoer, S & Swarbrooke, J. (2016). Consumer Behaviour in Tourism (3ªed), Oxon, USA: Routledge
Novelli, M. (2005). Niche Tourism, contemporary issues and cases. Oxford, UK: Butterworth-Heinemann
Dixit, SK (2017). The Routhledge Handbok of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Oxon, USA: Routledge
Equipa Docente
- Maria José Nunes da Silva [responsável]