Tratamento e Análise de Dados
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular Tratamento e Análise de Dados é uma disciplina obrigatória no 2.º semestre do 1.º ciclo de Estudos em Turismo na Universidade de Évora, com uma carga semanal de 4,5 horas teórico-práticas, a que equivale um total de 6 créditos ECTS. A oferta desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos de Turismo a aprendizagem dos fundamentos teóricos e práticos indispensáveis para o tratamento, análise e interpretação de dados com vista a uma compreensão empiricamente sustentada do fenómeno turístico e, de modo complementar e transversal, dotá-los das competências necessárias à reflexão crítica sobre a natureza, fontes e limitações dos dados em presença.
Especificamente, pretende-se com esta disciplina: a) Contextualizar os fundamentos teóricos do tratamento e análise de dados no contexto da sua aplicação prática; b) Expor, distinguir e avaliar em contexto o recurso às metodologias mais adequadas para a análise das bases de dados disponíveis, indicadores e dados em presença; c) Transmitir os princípios subjacentes ao tratamento preliminar dos dados: questões de localização, acesso, seleção e crítica das fontes; d) Apresentar as principais fases de exploração do material: instrumentos de recolha de dados; organização da informação; e seleção dos métodos de análise quantitativa e qualitativa; e) iniciar os alunos na utilização de software específico para o armazenamento, gestão e análise de dados; f) Transmitir os princípios básicos para a apresentação de resultados, organização e redação de relatórios científicos; g) Aplicar os conhecimentos adquiridos aos estudos em turismo mediante a realização pelos estudantes de exercícios práticos ao longo do semestre.
Conteúdos Programáticos
I. A natureza dos dados em turismo
I.1. Taxonomia dos dados
I.1.1. Dados quantitativos e dados qualitativos
I.1.2. Dados primários e dados secundários
I.2. Harmonização dos dados em turismo
I.3. Qualidade das fontes e dos dados
I.4. Diversidade metodológica
II. Principais métodos de análise de dados
II.1. Análise estatística: tratamento e análise de dados secundários em turismo
II.1.1. Tratamento preliminar
II.1.2. Principais bases de dados e indicadores
II.1.3. Razões, taxas, proporções e percentagens
II.1.4. Dados de corte transversal, de série e de painel
II.1.5. Tratamento informático e apresentação
II.1.6. Exercício prático a partir de estudo de caso
II.2. Análise estatística: tratamento e análise de dados primários em turismo
II.2.1. Tratamento preliminar
II.2.2. Introdução à estatística descritiva e inferencial
II.2.3. Análise univariada
II.2.4. Análise bivariada
II.2.5. Introdução à análise multivariada
II.2.6. Tratamento informático e apresentação de resultados
II.2.7. Exercício prático a partir de estudo de caso
II.3. Análise de conteúdo
II.3.1. Análise de informação disponível: análise documental
II.3.2. Análise de informação provocada: o inquérito por entrevista
III. Apresentação de resultados de investigação
III.1. Organização e redacção de relatórios científicos
Métodos de Ensino
Método expositivo, com recurso a meios audiovisuais e indicação de bibliografia geral e específica, em aulas teóricas de apresentação das linhas de orientação teórica, analítica e metodológica da disciplina e de sistematização e problematização dos conteúdos programáticos.
Método ativo em aulas teórico-práticas organizadas em torno da realização individual ou coletiva de exercícios de aplicação, com recurso aos softwares indicados.
Método interrogativo de estímulo à participação ativa dos estudantes.
Na plataforma Moodle são disponibilizados os conteúdos pedagógicos, referências bibliográficas de apoio e fichas orientadoras do estudo.
Avaliação:
1. Avaliação Contínua:
2 Provas escritas (25%+25%) + 2 Trabalho de grupo (25%+25%) (nota mínima 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) + 75%presenças (exceto para os regimes especiais)
2. Avaliação final
Prova escrita - 100% + 75%presenças (exceto para os regimes especiais)
Avaliação
A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores em qualquer modalidade de avaliação, de acordo com as normas em vigor na Universidade de Évora para o presente ano lectivo - Regulamento Escolar Interno / Ordem de Serviço nº 18/2012. Os alunos com o Estatuto de Trabalhador Estudante e os integrados em regimes especiais devem informar os docentes, até ao dia 27 de fevereiro de 2015, sobre o contexto em que pretende frequentar a disciplina, desenvolver os trabalhos e a avaliação, tendo em conta os respectivos regulamentos. Caso não o façam, assume-se que aceitam os instrumentos e datas de avaliação apresentados.
Tabela 1: Calendarização dos diferentes momentos de avaliação de TAD
Avaliação | Prova individual | Datas | Ponderação Nota | |
I. Avaliação na Época Normal | ||||
I.1. Avaliação Contínua | 1.ª Frequência
2.ª Frequência | 29 de abril
30 de maio (pelas 10h30m) | 50% (nota mínima = 8,0 val.)
50% | |
I.2. Exame Época Normal |
| 15 de junho* (pelas 10h30m) | 100% teste individual | |
II. Época de Recurso |
| 24 de junho* (pelas 10h30m) | 100% teste individual | |
III. Época Especial |
| 9 de setembro* (pelas 10h30m) | 100% teste individual | |
(*) Sala a designar oportunamente pelo DS
Calendário Escolar 2014/15 disponível em URL: http://www.estudar.uevora.pt/calendario_escolar
Bibliografia
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Equipa Docente
- Lidia Patricia Santos Amaral Tomé [responsável]