2024
Introdução à História da Arte
Nome: Introdução à História da Arte
Cód.: HIS02714L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
História da Arte
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A presente unidade curricular propõe-se apresentar perspetivas de base, introdutórias, quanto ao conhecimento dos períodos, correntes e manifestações criativas classificadas dentro do domínio das Artes, sobretudo as visuais e arquitetónicas, promovendo a reflexão estética como recurso formativo.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Como principal objetivo da unidade curricular, os temas propuseram-se como introdução ao estudo das formas e sentidos das realizações artísticas numa contextualização istórica, cultural e social, quanto ao conhecimento da arte ao longo da estruturação das programáticas visuais e construtivas, conducente ao sentido de tradição da arte europeia e ocidental e ao progressivo confronto com outros referentes estéticos e percetivos, e na prefiguração de abordagens aos sentidos patrimoniais. Decorreu daqui, como competências, a intenção de aperfeiçoamento da capacidade de sensibilização, interpretação crítica das realizações criativas, ao nível da observação de realizações, fontes de estudo e modos de expressão. A apresentação das perspetivas de abordagem numa sequência histórica propôs-se enfim à capacidade de confronto com fatos e evidência da consolidação evolutivas das formas e manifestações artísticas, destacando-se a visualidade como elemento distintivo de cada época ou sociedade, na referência à abordagem dos contextos culturais e ideológicos de cada período.
Conteúdos Programáticos
1. Origens e desenvolvimento da intervenção no espaço e da competência imagética no enquadramento das realizações da arte pré-histórica e da Antiguidade. Percepção, representação e modos de interpretação da criação visual.
2. Imagem e História: desenvolvimentos e afirmações da representação figurativa e narrativa no enquadramento ideológico dos sistemas de complexidade social no mundo antigo.
3. A arte como objecto da formulação técnica, visual e estética no âmbito do Classicismo e no âmbito das heranças da arte helenística e romana. O sentido de monumentalidade na afirmação cultural dos Impérios antigos no Extremo-Oriente.
4. A génese da tradição do desenho, cor e recomposição formal no âmbito das heranças da arte da Antiguidade Tardia e primeiras afirmações da arte medieval.
5. Auges da arte medieval, do branco manto de igrejas dos programas do Românico ao advento das primeiras formas góticas; o progressivo primado da iluminação e da concepção estrutural da edificação, decoração e simbólica.
6. O Renascimento ca. 1450-1500. Das oficinas do Norte da Europa à confirmação da arte do desenho como epistemologia e virtù e à teorização da perspectiva linear em momentos fundamentais do Quattrocento italiano.
7. O Renascimento ca. 1500-1550 (séc. XVI). A consolidação de correntes e oficinas artísticas na Itália e na Europa. A cidade como obra de arte. A maniera e a instauração de norma e modelo na programática visual.
8. A arte no contexto do Barroco. O confronto entre a exuberância realista, o arrebatamento imaginativo e o propósito cenográfico nas realizações dos decoradores, arquitectos e urbanistas nos círculos europeus.
9. A arte e o culto da Arte entre 1750-1800. O confronto entre a obediência ao primado do passado e a intenção de novos modos de representação da Natureza e da Razão e nas especulações utópicas e pré-românticas. Ocidente vs. Oriente: os auges da arte asiática e a sua influência na arte europeia.
10. A arte e a cultura visual dos sécs. XIX-XX. Da emergência das Escolas de Belas-Artes aos sentidos de estetismo e de intervenção. Revivalismos formais e confronto com o progresso dos recursos tecnológicos e materiais. As correntes de transformação dos modos de representação visual e a instauração das vanguardas.
Métodos de Ensino
O ensino propõe-se como de lecionação expositiva dos temas, com recurso a meios tecnológicos conducentes à visualização das realizações artísticas. Decorrerá um acompanhamento orientado da aprendizagem e de desenvolvimento de estratégias, nomeadamente de preparação pessoal, de promoção de debate conjunto e de tarefas de apresentação pública. O ensino será preferencialmente presencial mas poderão prever-se, mediante condições, atividades à distância ou por visitas a Museus ou galerias da rede local, ou por percursos mais alargados os quais poderão registar-se como sessões OT.
Avaliação
O regime de avaliação comporta a avaliação contínua, com realização de dois elementos escritos-provas de avaliação, podendo também incluir exercícios presenciais, ou a avaliação final comportando prova escrita única, de exame, recurso ou melhoria.
Em avaliação contínua, a atribuição de nota tem ponderação de 50% por cada prova, com eventual ponderação acessória quanto a exercícios presenciais a realizar. Em avaliação final, a atribuição de nota é de 100% . A prova de melhoria de nota é efetuada livremente na data de exame ou recurso, correspondendo a 100% e sem desvalorizar a nota obtida antes.
Em avaliação contínua, a atribuição de nota tem ponderação de 50% por cada prova, com eventual ponderação acessória quanto a exercícios presenciais a realizar. Em avaliação final, a atribuição de nota é de 100% . A prova de melhoria de nota é efetuada livremente na data de exame ou recurso, correspondendo a 100% e sem desvalorizar a nota obtida antes.
Bibliografia
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BELL, J. Espelho do Mundo. Uma Nova História da Arte (Lisboa: Orfeu Negro, 2007)
BENEVOLO, L., ALBRECHT, B. Origens da Arquitectura (Lisboa: Edições 70, 2005)
BERGER, J. Modos de Ver (Lisboa: Antigona, 2018)
BOARDMAN, J. The Oxford History of Classical Art (Oxford: OUP,1993)
FOCILLON, H. Arte do Ocidente (Lisboa: Estampa, vvs. eds.)
GOMBRICH, E. História da Arte (Rio de Janeiro: LTC, 1993)
JANSON, H. W. História da Arte (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, vvs eds.)
KEMP, M. The Oxford History of Western Art (Oxford: Oxford University Press, 2000)
PANOFSKY, E. O Significado nas Artes Visuais (Lisboa: Presença, 1991)
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Von SIMSON, O. A Catedral Gótica. Origens da arquitetura gótica e a ordem medieval (Lisboa: Presença, 1991
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Equipa Docente
- Manuel Francisco Soares do Patrocínio [responsável]