2024
Perspetivas de Investigação e Desenvolvimento em Química e Física
Nome: Perspetivas de Investigação e Desenvolvimento em Química e Física
Cód.: QUI14180L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Espera-se que os alunos adquiram conhecimentos numa vasta gama de desenvolvimentos relevantes da Química, Bioquímica e Engenharia Química, que lhes permita obter uma visão integrada das diferentes aplicações da química e aprofundar a perceção sobre a importância da química para a nossa sociedade, numa perspetiva interdisciplinar, que contribua para melhor compreenderam o papel da investigação no desenvolvimento sustentável das sociedades.
Conteúdos Programáticos
Aprendizagem de conceitos, metodologias e aplicações da Química numa perspetiva de investigação e desenvolvimento.
Os alunos assistirão a seminários convidados sobre temas e projetos científicos de Química, Bioquímica e Engenharia Química e desenvolverão um pequeno projeto de pesquisa, em grupo, num tema recente à sua escolha.
Os alunos assistirão a seminários convidados sobre temas e projetos científicos de Química, Bioquímica e Engenharia Química e desenvolverão um pequeno projeto de pesquisa, em grupo, num tema recente à sua escolha.
Métodos de Ensino
O ensino aprendizagem em contexto de seminários de investigação permite ao aluno o contacto com abordagens de vanguarda, para além do contacto pessoal com especialistas na área em causa, contribuindo para desenvolver sólidas competências na área da química e suas aplicações.
Os alunos integrar-se-ão em equipas onde realizarão um projeto de pesquisa baseado na resolução de um problema. Do trabalho realizado será elaborado um relatório escrito e um painel a apresentar publicamente.
A classificação final deverá ser calculada pela média da nota do relatório escrito (60%) e da apresentação pública do painel (40%).
Os alunos integrar-se-ão em equipas onde realizarão um projeto de pesquisa baseado na resolução de um problema. Do trabalho realizado será elaborado um relatório escrito e um painel a apresentar publicamente.
A classificação final deverá ser calculada pela média da nota do relatório escrito (60%) e da apresentação pública do painel (40%).
Bibliografia
Pesquisa autónoma na B-on, entre outras.
Equipa Docente
- António Alberto Ferreira Miguel
- António Manuel Teixeira Martins do Canto
- Bento António Fialho Caeiro Caldeira
- Carolina Silva Marques
- Cátia Sofia Clemente Salvador
- Daniele Bortoli
- José Eduardo dos Santos Félix Castanheiro
- Margarida do Rosário Domingos Terraço Figueiredo [responsável]
- Maria João Tavares da Costa
- Paulo Alexandre Mira Mourão
- Pedro Miguel Cambeiro Barrulas
- Rui Jorge Braga de Oliveira
- Rui Paulo Vasco Salgado