2023

Química Inorgânica

Nome: Química Inorgânica
Cód.: QUI14155L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição de um conhecimento estruturado e compreensão de conceitos usados em química inorgânica, nomeadamente, a estrutura, propriedades físicas e químicas dos elementos e seus compostos e suas relações periódicas, e monitorização experimental de propriedades químicas e alterações físicas/químicas. Pretende-se que os alunos desenvolvam competências para: a) compreender as razões que levam à existência de uma química comum entre elementos e as suas propriedades distintivas; b) usar os conhecimentos para prever o resultado de reações químicas e propriedades de compostos desconhecidos; c) Interpretar os resultados obtidos experimentalmente em termos do seu significado e relacioná-los com a teoria; d) resolver problemas; e) recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados; f) apresentar, oralmente e/ou por escrito, trabalho científico no âmbito dos conteúdos programáticos; g) trabalhar individualmente e em grupo.

Conteúdos Programáticos

T:
Química inorgânica: contextualização e importância. Revisões sobre estrutura atómica, estrutura molecular e ligação química. A TP: propriedades e relações periódicas, os elementos e seus compostos. Descrição estrutural de sólidos: metais, sólidos iónicos, covalentes e moleculares, energética da ligação iónica. Ácidos e Bases: conceitos, reações e propriedades de ácidos e bases de Brønsted e Lewis. Oxidação e redução: potenciais de redução e a sua representação, estabilidade redox da água, extração química dos elementos. Compostos de coordenação: nomenclatura, geometria, termodinâmica da formação de complexos, ligação química e reatividade. Aplicações atuais de materiais inorgânicos.
PL, TP:
Propriedades ácido-base e redox de espécies químicas em solução aquosa. Exploração sistemática da Tabela Periódica. Síntese, caracterização espectroscópica, determinação de constantes de estabilidade e estequiometria de complexos. Construção e estudo de modelos estruturais de sólidos.

Métodos de Ensino

O ensino assenta em aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e práticas laboratoriais (PL). Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos sobre os conteúdos da disciplina seguindo uma metodologia de exposição interativa. Nas aulas TP os alunos integram e aplicam conhecimentos através da resolução de problemas, recolha de informação, análise, discussão e apresentação de um tema selecionado no âmbito do programa. Nas aulas PL será aplicada a matéria lecionada a situações práticas concretas. A avaliação da componente prática (TP e PL) tem em conta o desempenho na resolução de problemas, o rigor e clareza empregues na elaboração e apresentação de trabalhos propostos, e desempenho alcançados pelos alunos na execução de trabalho experimental e na elaboração dos respetivos relatórios.
A avaliação global final decorrerá em exame final mediante prova escrita (com opção por provas de frequência ou minitestes), com um peso de 70%, a somar à avaliação da componente prática, com um peso de 30%.

Bibliografia

a) T. L. Overton, J. P. Rourke, M. T. Weller, F. A. Armstrong (2018) Inorganic Chemistry 7th Edition, Oxford University Press
b) K. M. MacKay, W. Henderson (2017) Introduction to Modern Inorganic Chemistry, 6th Edition, CRC Press
c) J. House, K.House (2016) Descriptive Inorganic Chemistry, 3rd Edition, Academic Press
d) G. Miessler, P. Fischer, D. Tarr (2014) Inorganic Chemistry, Pearson
e) C. Housecroft, A. Sharpe (2018) Inorganic Chemistry, 5th Edition, Pearson
f) G. Lawrance (2010) Introduction to Coordination Chemistry, Wiley
g) E. Moore, L. Smart (2020) Solid State Chemistry: An Introduction, 5th edition, CRC Press
h) A. West (2014) Solid State Chemistry and its Applications, 2nd Edition Wiley

Equipa Docente