2024

Desenho de Jogos

Nome: Desenho de Jogos
Cód.: INF13274M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Informática

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os principais conceitos do desenvolvimento de jogos, as tarefas, as
técnicas, os problemas e os métodos relacionados com o desenvolvimento de
jogos.
Acumular experiência com ferramentas específicas de desenvolvimento de
jogos e com os respetivos modelos e fluxos de trabalho.

Conteúdos Programáticos

Blocos elementares
Bases
Elementos do desenho de jogos
Desenho de puzzles
Converter jogos digitais em jogos físicos
Acaso e habilidade
Elementos do acaso
Elementos de estratégia
Elementos de destreza
Equilíbrio entre acaso e habilidade
Escrita de conceitos de jogos
Propriedade intelectual
Desenvolvimento de sequelas
Atingir um mercado
Aprender um género desconhecido
Desenhar um jogo para contar uma história
Desenho aditivo e subtrativo
Juntar e retirar mecânicas
Jogos multi-jogador
Tópicos especiais (opcionais)
A interface do utilizador
Jogos e arte
Jogos como ferramentas pedagógicas
Jogos sérios
Jogos casuais
Jogos e redes sociais

Métodos de Ensino

Exposição teórica, acompanhada de debate, nas aulas, orientada para a implementação de um desafio centrado nos conceitos anteriormente introduzidos.

São aplicadas metodologias de ensino e aprendizagem tais como: a realização de atividades de natureza diversificada; trabalho autónomo; comunicação oral; trabalho colaborativo; desenvolvimento de criatividade; e de espírito crítico; resolução de problemas e desenvolvimento de projetos; relação da aprendizagem com contextos reais; utilização de recursos digitais.

Avaliação

Avaliação Contínua: A avaliação contínua é baseada num conjunto de cinco trabalhos práticos, que os estudantes devem completar ao longo do semestre. No fim de cada trabalho há uma discussão dos pontos fortes e dos aspetos a melhorar. Cada trabalho vale 20% da nota final.

Avaliação Final: Dado que as competências desta UC assentam no domínio de conceitos e a sua aplicação na programação em jogos completos e que este é um processo moroso, que requer reflexão e, frequentemente, refazer partes significativas do trabalho, esta UC não é passível de ser avaliada através do regime de avaliação final.

Bibliografia

Bibliografia principal:
1. Brenda Brathwaite and Ian Schreiber, Challenges for Game Designers, Charles River Media (2009)
2. Godot Engine Game Development Projects: Build five cross-platform 2D and 3D games with Godot 3.0, Chris Bradfield, PACK (2018)

Bibliografia secundária:
1. Game Design Secrets
2. Game Mechanics: Advanced Game Design
3. Serious Games: Games That Educate, Train and Inform, David Michael
4. Manual do Godot (online, epub)

Equipa Docente