2024
Pesquisa de Marketing
Nome: Pesquisa de Marketing
Cód.: GES12676M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta UC tem como objetivos de aprendizagem:
Desenhar e aplicar uma pesquisa exploratória e descritiva
Interpretar e discutir as principais fontes de erro na pesquisa de marketing
Explicar o conceito de medição, classificar e aplicar escalas de medição.
Descrever e aplicar técnicas de recolha de dados
Realizar e interpretar a análise quantitativa de dados
Comunicar o trabalho de pesquisa
Competências Genéricas: conhecer, compreender e aplicar.
Competências de pensamento crítico: analisar, avaliar e planear.
Competências sociais: Participar ativamente no desenho da pesquisa; Desenvolver competências de trabalho em grupo; Participar com clareza e relevância nos momentos de discussão/exposição; Ser organizado e focado no processo de tomada de decisão.
Desenhar e aplicar uma pesquisa exploratória e descritiva
Interpretar e discutir as principais fontes de erro na pesquisa de marketing
Explicar o conceito de medição, classificar e aplicar escalas de medição.
Descrever e aplicar técnicas de recolha de dados
Realizar e interpretar a análise quantitativa de dados
Comunicar o trabalho de pesquisa
Competências Genéricas: conhecer, compreender e aplicar.
Competências de pensamento crítico: analisar, avaliar e planear.
Competências sociais: Participar ativamente no desenho da pesquisa; Desenvolver competências de trabalho em grupo; Participar com clareza e relevância nos momentos de discussão/exposição; Ser organizado e focado no processo de tomada de decisão.
Conteúdos Programáticos
1 Introdução à Pesquisa de Marketing
2 - Processo de Obtenção de Dados
3 - Tratamento e Análise dos Dados
4 - Comunicação do relatório da pesquisa
2 - Processo de Obtenção de Dados
3 - Tratamento e Análise dos Dados
4 - Comunicação do relatório da pesquisa
Métodos de Ensino
Nesta UC adota-se o modelo de ensino-aprendizagem centrado no desenvolvimento de competências. Nas aulas serão utilizadas múltiplas estratégias e métodos que favorecem a participação ativa dos estudantes no processo de aquisição dos conhecimentos e competências. O docente assumirá o papel de orientação/facilitação da aprendizagem e de aferição da aquisição de competências.
De forma mais específica as metodologias consistem em:
- Tempos letivos, teórico-práticos de 1,5h por semana;
- Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula com recurso a metodologias ativas;
- Utilização de metodologias colaborativas de aprendizagem em determinados pontos do programa;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os estudantes;
- Ensino assistido por computadores e com a utilização do SPSS.
De forma mais específica as metodologias consistem em:
- Tempos letivos, teórico-práticos de 1,5h por semana;
- Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
- Resolução e discussão de casos na sala de aula com recurso a metodologias ativas;
- Utilização de metodologias colaborativas de aprendizagem em determinados pontos do programa;
- Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os estudantes;
- Ensino assistido por computadores e com a utilização do SPSS.
Avaliação
O processo de avaliação continua da UC inclui a elaboração de um trabalho em grupo (TG), apresentação e discussão oral do trabalho, a elaboração de 2 trabalhos em grupo em sala de aula de (TG1 e TG2) e 1 frequência (F). A nota final corresponderá à classificação resultante da aplicação da seguinte ponderação:
NF = 0,50TG + 0,10 TG1+0,10TG2+0,30F
Uma nota inferior a 7 em qualquer um dos momentos de avaliação implica automaticamente que o estudante passe para o regime de avaliação final.
A avaliação final consiste na realização de 1 exame escrito.
NF = 0,50TG + 0,10 TG1+0,10TG2+0,30F
Uma nota inferior a 7 em qualquer um dos momentos de avaliação implica automaticamente que o estudante passe para o regime de avaliação final.
A avaliação final consiste na realização de 1 exame escrito.
Bibliografia
Aaker; Kumar e Day. (2004). Pesquisa De Marketing. Editora Atlas, S. Paulo, 2ª ed.
Babin, B.; Zikmund, W. (2016). Exploring Marketing Research. CENGAGE, 11ªed..
Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; Rodrigues, V.. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação
Lacobucci, D.; Churchill, G. (2018). Marketing Research. Copyrihted Material, 12ªed..
Hair, J; Black, W.; Babin, B.; Anderson, R. (2019). Multivariate Date Analysis. CENGAGE, 8ªed..
Kotler, P.; Keller, K. (2014) Administração De Marketing. Prentice-Hall, 14ª ed.
Malhotra, N..(2019). Marketing Research. Anapplied Orientation. Prentice Hall, New Jersey, 7ªed.
Pestana, M.H.; Gageiro, J.N. (2014). Análise De Dados Para Ciências Sociais A Complementaridade Do Spss. Editora Sílabo, 6ª ed.
Quivy, R.; Campenhoudt, L. (2019). Manual De Investigação Em Ciências Sociais. Gradiva.
Silvério, M. (2003). Pesquisa De Marketing. Universidade de Évora.
Babin, B.; Zikmund, W. (2016). Exploring Marketing Research. CENGAGE, 11ªed..
Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; Rodrigues, V.. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação
Lacobucci, D.; Churchill, G. (2018). Marketing Research. Copyrihted Material, 12ªed..
Hair, J; Black, W.; Babin, B.; Anderson, R. (2019). Multivariate Date Analysis. CENGAGE, 8ªed..
Kotler, P.; Keller, K. (2014) Administração De Marketing. Prentice-Hall, 14ª ed.
Malhotra, N..(2019). Marketing Research. Anapplied Orientation. Prentice Hall, New Jersey, 7ªed.
Pestana, M.H.; Gageiro, J.N. (2014). Análise De Dados Para Ciências Sociais A Complementaridade Do Spss. Editora Sílabo, 6ª ed.
Quivy, R.; Campenhoudt, L. (2019). Manual De Investigação Em Ciências Sociais. Gradiva.
Silvério, M. (2003). Pesquisa De Marketing. Universidade de Évora.
Equipa Docente
- Marta da Conceição Soares da Silva Cruz Silvério [responsável]