2024
Marketing Estratégico
Nome: Marketing Estratégico
Cód.: GES12639M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A nível especifico:
Domínio dos conceitos avançados de marketing estratégico.
Compreensão da importância do marketing na gestão das organizações.
Compreensão e capacidade de análise dos mercados, da concorrência e das organizações.
Capacidade de analisar, delinear e planear estratégias de marketing.
Compreender a inter-relação entre as matérias leccionadas.
A nível geral:
Capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e recepção de ideias e informações.
Capacidade crítica.
Capacidade de trabalho em equipa.
Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão.
Capacidade de interpretar informação e formar juízos que evidenciem compreensão e reflexão sobre problemas.
Domínio dos conceitos avançados de marketing estratégico.
Compreensão da importância do marketing na gestão das organizações.
Compreensão e capacidade de análise dos mercados, da concorrência e das organizações.
Capacidade de analisar, delinear e planear estratégias de marketing.
Compreender a inter-relação entre as matérias leccionadas.
A nível geral:
Capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e recepção de ideias e informações.
Capacidade crítica.
Capacidade de trabalho em equipa.
Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão.
Capacidade de interpretar informação e formar juízos que evidenciem compreensão e reflexão sobre problemas.
Conteúdos Programáticos
1 O Marketing nas Organizações
2 A Estratégia de Marketing e o planeamento de marketing
3 Decisões Estratégicas de Marketing (segmentos alvo, posicionamento)
2 A Estratégia de Marketing e o planeamento de marketing
3 Decisões Estratégicas de Marketing (segmentos alvo, posicionamento)
Métodos de Ensino
Na unidade curricular em causa serão utilizadas as seguintes metodologias:
- 1,5 h TP por semanapara interligação de conhecimento teórico e prático;
- Nas aulas adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral
- Indicação das leituras que os alunos
- Resolução e discussão de casos
- Utilização da plataforma de e-learning
O processo de avaliação contínua da unidade curricular:
- 1 trabalho de grupo em sala de aula resolução de caso (máximo 4 elementos) (T1)
- 1 trabalho individual de pesquisa de um tema com apresentação em sala (T2)
- 1 trabalho de grupo com apresentação e discussão oral na sala de aula (máximo 4 elementos) (T3)
NF = 0,20 T1+ 0,30 T2 + 0,45 T3 +0,05 PA
- 1,5 h TP por semanapara interligação de conhecimento teórico e prático;
- Nas aulas adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral
- Indicação das leituras que os alunos
- Resolução e discussão de casos
- Utilização da plataforma de e-learning
O processo de avaliação contínua da unidade curricular:
- 1 trabalho de grupo em sala de aula resolução de caso (máximo 4 elementos) (T1)
- 1 trabalho individual de pesquisa de um tema com apresentação em sala (T2)
- 1 trabalho de grupo com apresentação e discussão oral na sala de aula (máximo 4 elementos) (T3)
NF = 0,20 T1+ 0,30 T2 + 0,45 T3 +0,05 PA
Bibliografia
Brito, C. M.; Lencastre, P. (coord.) (2000). Os horizontes do marketing. Lisboa: Verbo.
Cravens, David; Piercy, Nigel. Marketing Estratégico. McGraw Hill, São Paulo, 2006, 8ª ed.
Hooley, G. J.; Saunders, J. (1993). Competitive positioning : the key to market success. New York : Prentice-Hall.
Kerin; Hartley; Bertokowitz; Rudelius. MARKETING. MCGrawHill, S. Paulo, 2007, 8ª ed..
Kotler, Philip; Keller Kevin. Marketing Management. Prentice-Hall, E.U.A, 2006, 12ª Edição.
Hopkins, D.S. The Marketing Plan. The Conference Board, Inc. 845, Third Av., NY 100022
Lehmann, D.R. e outros. Analysis For Marketing Planning. Paperback, 2001.
Lendrevie et al. Mercator da Lingua Portuguesa: Teoria E Prática Do Marketing: Lisboa Edit. Publicações D. Quixote, 2015, 10ed.
Cravens, David; Piercy, Nigel. Marketing Estratégico. McGraw Hill, São Paulo, 2006, 8ª ed.
Hooley, G. J.; Saunders, J. (1993). Competitive positioning : the key to market success. New York : Prentice-Hall.
Kerin; Hartley; Bertokowitz; Rudelius. MARKETING. MCGrawHill, S. Paulo, 2007, 8ª ed..
Kotler, Philip; Keller Kevin. Marketing Management. Prentice-Hall, E.U.A, 2006, 12ª Edição.
Hopkins, D.S. The Marketing Plan. The Conference Board, Inc. 845, Third Av., NY 100022
Lehmann, D.R. e outros. Analysis For Marketing Planning. Paperback, 2001.
Lendrevie et al. Mercator da Lingua Portuguesa: Teoria E Prática Do Marketing: Lisboa Edit. Publicações D. Quixote, 2015, 10ed.
Equipa Docente
- Marta da Conceição Soares da Silva Cruz Silvério [responsável]