2025
   
    
    
    	
    				 			 			 			 			 			 	
    	
    	
	
	
   	        
	
			
		    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    	    	     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	      			      	  				  			       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     	       		     		     			     
 	    		
	
	    		     
		     		     
		     	 		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    		     
		     	
 	    
	
	   	                
	    	
    
    
    
    	
   	   
	
   	   	   	   
	   	
   	   	       	    
       	           	    	           	    	    			    		       						       	    	    	       						       	    	    		 
				    		 
			   	
    
    
    
    Capital de Risco e Financiamento da Inovação
	Nome: Capital de Risco e Financiamento da Inovação
      
      
	Cód.: GES10948M
      
      
	6 ECTS
      
      
	Duração: 15 semanas/156 horas
      
      
	Área Científica:
	
	      
	      
	      	      	  		  	      	  		  	   	      	  	   			   
		  		  Gestão
	      	
      
      
	Língua(s) de lecionação: Português
      
            	        	  	   	        	  	   	        	  	   	        	  	   	              
      
	Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
      
                  
	Regime de Frequência: Presencial
      
      
      
            
            Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
		  		      Pretende-se que os alunos fiquem: a conhecer as temáticas gerais e de enquadramento do financiamento com capital de risco; habilitados para a implementação de ideias inovadoras; e, a conhecer os mecanismos de funcionamento do mercado de capital de risco.
São ainda desenvolvidas as competências:
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Capacidade de tomada de decisão, de implementação de estratégias e de resolução de problemas;
- Capacidade de abstracção, construção de modelos e espírito crítico;
- Capacidade de expressão oral e escrita e de aptidão na transmissão e receção de ideias e informações;
- Capacidade de investigar.
	  São ainda desenvolvidas as competências:
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Capacidade de tomada de decisão, de implementação de estratégias e de resolução de problemas;
- Capacidade de abstracção, construção de modelos e espírito crítico;
- Capacidade de expressão oral e escrita e de aptidão na transmissão e receção de ideias e informações;
- Capacidade de investigar.
Conteúdos Programáticos
		  		      Módulo 1  Aspectos gerais e de enquadramento do capital de risco e do financiamento da inovação.
Módulo 2  A estrutura financeira de financiamento de capital de risco.
Módulo 3  A avaliação de investimentos em capital de risco e a adição de valor.
Módulo 4  A saída e os ciclos de investimento em capital de risco
	  Módulo 2  A estrutura financeira de financiamento de capital de risco.
Módulo 3  A avaliação de investimentos em capital de risco e a adição de valor.
Módulo 4  A saída e os ciclos de investimento em capital de risco
Métodos de Ensino
		  		      As aulas são teórico-práticas, com exposição das temáticas subjacentes ao capital de risco e ao processo de financiamento das ideias inovadoras. São suportadas por apresentações em powerpoint, por material disponível na plataforma de e-learning Moodle (também usada para promover maior contacto e interação e auto-aprendizagem). É promovido o espírito crítico dos alunos no questionamento da realidade, existindo debate sobre os trabalhos realizados em todas as aulas.
O modelo pedagógico assenta: no ensino centrado na aprendizagem do estudante; no desenvolvimento de
competências disciplinares e transversais; no uso de recursos digitais como ferramentas de aprendizagem e de gestão
de comunicação e flexibilização; em práticas de avaliação autorreguladora das aprendizagens dos estudantes; na
articulação ensino e investigação; e na relação com a comunidade.
A forma de avaliação permite a consolidação dos conhecimentos e desenvolvimento das competências.
	  O modelo pedagógico assenta: no ensino centrado na aprendizagem do estudante; no desenvolvimento de
competências disciplinares e transversais; no uso de recursos digitais como ferramentas de aprendizagem e de gestão
de comunicação e flexibilização; em práticas de avaliação autorreguladora das aprendizagens dos estudantes; na
articulação ensino e investigação; e na relação com a comunidade.
A forma de avaliação permite a consolidação dos conhecimentos e desenvolvimento das competências.
Avaliação
		  		      A nota final da Unidade Curricular é obtida:
- em regime de avaliação contínua pela realização de: um trabalho de grupo (análise e debate de um (ou mais) estudo de caso real sobre financiamento com capital risco) (40%); uma prova de avaliação individual (50%); e, pequenos trabalhos individuais com discussão em sala de aula (10%).
- em regime de avaliação final pela realização de: um trabalho de grupo (análise e debate de um (ou mais) estudo de caso real sobre financiamento com capital risco) (40%); uma prova de avaliação individual (60%).
 
Salienta-se que a validação da nota mínima (sete valores) será aplicada a cada momento de avaliação.
	  - em regime de avaliação contínua pela realização de: um trabalho de grupo (análise e debate de um (ou mais) estudo de caso real sobre financiamento com capital risco) (40%); uma prova de avaliação individual (50%); e, pequenos trabalhos individuais com discussão em sala de aula (10%).
- em regime de avaliação final pela realização de: um trabalho de grupo (análise e debate de um (ou mais) estudo de caso real sobre financiamento com capital risco) (40%); uma prova de avaliação individual (60%).
Salienta-se que a validação da nota mínima (sete valores) será aplicada a cada momento de avaliação.
Bibliografia
		  		      Byers, T.H., Dorf, R.C. e Nelson, A.J. 2019. Technology Ventures: From Idea to Enterprise (McGraw-Hill, 5th Edition).
Bygrave, W.D., Hay, M. e Peeters, J.B. 1999. The Venture Capital Handbook: Strategies for Successful Private Equity Investment (Financial Times Prentice Hall).
Cornwall, J.R., Vang, D.O. e Hartman, J.M. 2020. Entrepreneurial Financial Management: An Applied Approach (Routledge, Taylor & Francis Group, 5th Edition).
Griffiths, P., 2005. Private Equity Investment: Theory and Practice (Palgrave MacMillan).
Hisrich, R.D., M.P Peters e D.A. Shepherd, 2020. Entrepreneurship (McGraw-Hill, 11th Edition).
Jr. Spinelli, S. e Jr. Adams, R.J. 2015. New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century (McGraw-Hill Education, 10th Edition).
Metrick, A. e Yasuda, A. 2021. Venture Capital and the Finance of Innovation (John Wiley & Sons, 3rd Edition).
	  Bygrave, W.D., Hay, M. e Peeters, J.B. 1999. The Venture Capital Handbook: Strategies for Successful Private Equity Investment (Financial Times Prentice Hall).
Cornwall, J.R., Vang, D.O. e Hartman, J.M. 2020. Entrepreneurial Financial Management: An Applied Approach (Routledge, Taylor & Francis Group, 5th Edition).
Griffiths, P., 2005. Private Equity Investment: Theory and Practice (Palgrave MacMillan).
Hisrich, R.D., M.P Peters e D.A. Shepherd, 2020. Entrepreneurship (McGraw-Hill, 11th Edition).
Jr. Spinelli, S. e Jr. Adams, R.J. 2015. New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century (McGraw-Hill Education, 10th Edition).
Metrick, A. e Yasuda, A. 2021. Venture Capital and the Finance of Innovation (John Wiley & Sons, 3rd Edition).
Equipa Docente
- Elisabete Gomes Santana Félix Amado [responsável]
 
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
       
            
    
    
      