2023

Gestão de Conflitos e Negociação

Nome: Gestão de Conflitos e Negociação
Cód.: GES02348L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A inserção de Gestão de Conflitos e Negociação nos planos curriculares dos cursos mencionados visa, essencialmente, atingir os seguintes objetivos:


a)   Apresentar de forma integrada as variáveis “participação”, “gestão de conflitos” e “negociação” como pilares de uma nova lógica organizacional;


b)   Apresentar um quadro concetual e instrumental que permita dotar os alunos de competências que os levem a:



  •    privilegiar modelos de participação organizacional;

  •    identificar conflitos, selecionar estratégias e formas de resolução dos mesmos;



  •    negociar eficazmente, usando as técnicas mais adequadas em cada situação concreta.

Conteúdos Programáticos

Introdução


Novas lógicas organizacionais


Introdução


Dinâmicas de participação, conflito e negociação


Modelos organizacionais em contexto de mudança


Gestão pela cultura ética


Participação organizacional


Introdução


      Informação e sistemas de comunicação


Participação e controlo


Processos de tomada de decisão


Marketing interno e participação organizacional


Da participação à criação de uma cultura de empowerment


Conflito


Introdução


Diferentes perspetivas de abordagem


Tipos de conflito


Processo de desenvolvimento de um conflito


Gestão de conflitos


Negociação


Introdução


Características básicas de um processo negocial


Orientação negocial


Etapas de um processo negocial


Estratégias, técnicas e táticas negociais


Negociação em contextos específicos

Métodos de Ensino

Metodologicamente, é adotada uma abordagem multifacetada que combina a


apresentação/discussão de conceitos e teorias com a análise de casos práticos


e a realização de exercícios de interação/negociação.


Os tempos letivos atribuídos à unidade curricular assumem a natureza


de “sessões teórico-práticas” (1 aula semanal de 120 minutos) e


pressupõem o envolvimento sistemático e a participação ativa dos participantes.

Avaliação

De acordo com o Regulamento Escolar Interno e respeitando as regras aprovadas pelo Conselho do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, a avaliação será feita, conforme a opção individual dos alunos, de uma das seguintes formas:


Alternativa 1  -  Avaliação Mista


A nota final de cada aluno resultará da média aritmética ponderada das classificações obtidas numa 1ª prova de avaliação (escrita, individual, com consulta e entrega de um documento elaborado sobre uma situação  selecionada pelo aluno no âmbito das matérias indicadas para a prova) (50%), a realizar a meio de semestre; e numa 2ª prova de avaliação (escrita, individual, com consulta e entrega de um documento elaborado sobre uma situação  selecionada pelo aluno no âmbito das matérias indicadas para a prova)(50%), a realizar na época de exames. O documento elaborado sobre uma situação  selecionada, em cada uma das provas de avaliação, deverá respeitar o proposto num guião entregue previamente.


A não realização de uma das provas de avaliação, ou a obtenção na primeira prova de avaliação de uma classificação inferior a sete valores, implica automaticamente a transição para o regime de exame único.


Alternativa 2  -  Exame único


A nota final de cada aluno resultará, direta e exclusivamente, da classificação obtida numa prova escrita (individual, sem consulta) sobre toda a matéria lecionada, a realizar na época de exames.

Bibliografia

Referências fundamentais:


Carvalho, J. (2008). Negociação, Terceira Edição. Lisboa: Edições Sílabo.


Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação, Segunda Edição. Porto: Edições ASA.


ROBBINS, S. P., JUDGE, T. A. e CAMPBELL, T.T. (2010). Organizational Behaviour. Harlow: Pearson.


Referências complementares:


Bernal, A. (2004). Técnicas de Negociación: Cómo negociar eficaz y exitosamente. Madrid: McGraw-Hill.


Carvalho, J. (2007). Negociação para (In)competentes Relacionais. Lisboa: Edições Sílabo.


Cohen, S. (2002). Negotiating Skills for Managers. New York: McGraw-Hill.


CUNHA, M. P., REGO, A., CUNHA, R. C. e CABRAL-CARDOSO, C. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Sexta Edição. Lisboa: Editora RH.


Fisher, R. e ERTEL, D. (2008). Como Conduzir uma Negociação? Livro de Exercícios. Alfragide: Lua de Papel.


Fisher, R., Ury, W. e Patton, B. (2010). Como Conduzir uma Negociação? Chegar a acordo sem ceder. Nona Edição. Lisboa: Lua de Papel.


Garcia, M., Muñoz, M. e Gálvez, M. (2004). Negociar para CON-vencer: Método, creatividad y persuasión en los negócios. Madrid: McGraw-Hill.


Lewicki, R., Saunders, D., Minton, J. e Barry, B. (2009). Negotiation: Readings, Exercises, and Cases. Sixth Edition. New York: McGraw-Hill.


Nierenberg, J. e Ross, I. (2003). Os Segredos de uma Negociação Bem Sucedida. Lisboa: Plátano Editora.


RaHiM, M. A. (2010). Managing Conflict in Organizations, Fourth Edition. New Brunswick, NJ: Transaction Publishers.


Raiffa, H., Richardson, J. e Metcalfe, D. (2002). Negotiation Analysis: The Science and Art of Collaborative Decision Making. Cambridge, MA: Harvard University Press.


SiMÕES, E. (2008). Negociação nas Organizações: Contextos Sociais e Processos Psicológicos. Lisboa: Editora RH.


THOMPSON, L. L. (2012). The Mind and Heart of the Negotiator, Fifth Edition. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Equipa Docente