2025
Demografia
Nome: Demografia
Cód.: SOC02385L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
É um curso introdutório de métodos de análise demográfica, que ensina como medir o crescimento populacional e analisar a estrutura da população por sexos e idades, a mortalidade, a fecundidade e as migrações. Tem como objectivo desenvolver a capacidade de avaliar e reflectir de modo sistemático sobre os problemas da população.
No final do curso, os estudantes devem ser capazes de demonstrar: compreensão dos fenómenos demográficos, seus padrões, processos e tendências; sólido conhecimento das fontes de dados e dos métodos e técnicas de análise demográfica básica; aplicar os métodos e seleccionar os dados correctamente de modo a responder aos problemas de natureza demográfica que se colocam na actualidade e seu impacto na sociedade; interpretar correctamente os resultados obtidos através da análise demográfica e contextualizá-los; perceber o modo como os processos demográficos são cruciais para a compreensão de muitos problemas, sociais, económicos e políticos, contemporâneos.
No final do curso, os estudantes devem ser capazes de demonstrar: compreensão dos fenómenos demográficos, seus padrões, processos e tendências; sólido conhecimento das fontes de dados e dos métodos e técnicas de análise demográfica básica; aplicar os métodos e seleccionar os dados correctamente de modo a responder aos problemas de natureza demográfica que se colocam na actualidade e seu impacto na sociedade; interpretar correctamente os resultados obtidos através da análise demográfica e contextualizá-los; perceber o modo como os processos demográficos são cruciais para a compreensão de muitos problemas, sociais, económicos e políticos, contemporâneos.
Conteúdos Programáticos
Módulo Introdutório
1. Apresentação
2. Os dados utilizados e as fontes
3. Breve histórico da Demografia
4. A situação demográfica em Portugal, na Europa e no Mundo
Módulo I
Crescimento populacional e análise da estrutura de idades
1.1. Equação de concordância
1.2. Pirâmide de idades: construção e leitura
1.3. Crescimento de uma população e inércia demográfica
Módulo II
A análise dos acontecimentos: período e coorte
2.1. Período e Coorte
Módulo III
A análise dos acontecimentos: período e coorte
3.1. Tábuas e índices: o principio da tábua
Módulo IV
A análise da fecundidade por período e por coorte
4.1. Fecundidade das coortes e paridade
4.2. Medidas por período
4.3. Taxa Bruta de Reprodução
4.4. Taxa Líquida de Reprodução
Módulo V
A análise das migrações
5.1. Distribuição da população em função das áreas geográficas
5.2. Análise das migrações e da mobilidade
Módulo VI
Causas e consequências das mudanças populacionais
1. Apresentação
2. Os dados utilizados e as fontes
3. Breve histórico da Demografia
4. A situação demográfica em Portugal, na Europa e no Mundo
Módulo I
Crescimento populacional e análise da estrutura de idades
1.1. Equação de concordância
1.2. Pirâmide de idades: construção e leitura
1.3. Crescimento de uma população e inércia demográfica
Módulo II
A análise dos acontecimentos: período e coorte
2.1. Período e Coorte
Módulo III
A análise dos acontecimentos: período e coorte
3.1. Tábuas e índices: o principio da tábua
Módulo IV
A análise da fecundidade por período e por coorte
4.1. Fecundidade das coortes e paridade
4.2. Medidas por período
4.3. Taxa Bruta de Reprodução
4.4. Taxa Líquida de Reprodução
Módulo V
A análise das migrações
5.1. Distribuição da população em função das áreas geográficas
5.2. Análise das migrações e da mobilidade
Módulo VI
Causas e consequências das mudanças populacionais
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino
O ensino da unidade curricular assenta em aulas teórico-práticas, utilizando como suporte a plataforma de e-learning da Universidade de Évora.
Aulas teóricas, 2 horas por semana ao longo do semestre, articuladas com aulas práticas (com utilização de computador), 2 horas semanais.
Os conceitos introdutórios são dados usando exemplos reais de diferentes áreas de aplicação de modo a mostrar a relevância e actualidade dos conteúdos programáticos.
São realizados exercícios práticos semanais de aplicação da matéria leccionada, centrados em estratégias de resolução de problemas, de modo a motivar os estudantes e a mostrar-lhes a utilidade da aquisição de competências ao nível dos métodos e técnicas de análise demográfica.
A frequência e a participação activa nas aulas são fortemente incentivadas.
Também se encoraja alguma investigação inicial, através de realização de pesquisa e reflexão critica, quer individual, quer em grupo.
O ensino da unidade curricular assenta em aulas teórico-práticas, utilizando como suporte a plataforma de e-learning da Universidade de Évora.
Aulas teóricas, 2 horas por semana ao longo do semestre, articuladas com aulas práticas (com utilização de computador), 2 horas semanais.
Os conceitos introdutórios são dados usando exemplos reais de diferentes áreas de aplicação de modo a mostrar a relevância e actualidade dos conteúdos programáticos.
São realizados exercícios práticos semanais de aplicação da matéria leccionada, centrados em estratégias de resolução de problemas, de modo a motivar os estudantes e a mostrar-lhes a utilidade da aquisição de competências ao nível dos métodos e técnicas de análise demográfica.
A frequência e a participação activa nas aulas são fortemente incentivadas.
Também se encoraja alguma investigação inicial, através de realização de pesquisa e reflexão critica, quer individual, quer em grupo.
Avaliação
Avaliação contínua:
A avaliação contínua subdivide-se em duas frequências cujo peso na nota final será de 50% (2h de prova escrita em cada).
Avaliação por exame (Época normal, Recurso ou outras):
Realização de uma prova de exame escrito(2h).
As provas escritas consistem em perguntas directas ou de desenvolvimento, seguindo o formato dos exercícios realizados nas aulas, que cobrem toda a matéria leccionada ao longo do semestre.
Como forma de preparação para a avaliação, o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do semestre deve ser organizado num portfólio individual de trabalhos práticos, entregues para acompanhamento por parte do docente, baseados nos exercícios realizados nas aulas.
A avaliação contínua subdivide-se em duas frequências cujo peso na nota final será de 50% (2h de prova escrita em cada).
Avaliação por exame (Época normal, Recurso ou outras):
Realização de uma prova de exame escrito(2h).
As provas escritas consistem em perguntas directas ou de desenvolvimento, seguindo o formato dos exercícios realizados nas aulas, que cobrem toda a matéria leccionada ao longo do semestre.
Como forma de preparação para a avaliação, o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do semestre deve ser organizado num portfólio individual de trabalhos práticos, entregues para acompanhamento por parte do docente, baseados nos exercícios realizados nas aulas.
Bibliografia
Mendes, M. F., (2014). Manual de Análise da Fecundidade. Évora: policopiado.
Mendes, M. F., (2014). Manual de Análise das Migrações. Évora: policopiado.
Mendes, M. F., (2013). Manual de Introdução à Análise Demográfica. Évora: policopiado.
Mendes, M. F., (2011). Manual da Tábua de Mortalidade. Évora: policopiado.
Mendes, M. F., (2011). Manual da Mortalidade Infantil, Évora: policopiado.
Nazareth, J. M., (2004). Demografia. A Ciência da População. Lisboa: Editorial Presença.
Preston, S. H., P. Heuveline and M. Guillot, (2001). Demography: measuring and modelling population processes, Oxford: Blackwell Publishers.
Shyrock, S., Siegel, J.S., Stockwell, E.G. (2004). The Methods and Materials of Demography. Academic Press.
Mendes, M. F., (2014). Manual de Análise das Migrações. Évora: policopiado.
Mendes, M. F., (2013). Manual de Introdução à Análise Demográfica. Évora: policopiado.
Mendes, M. F., (2011). Manual da Tábua de Mortalidade. Évora: policopiado.
Mendes, M. F., (2011). Manual da Mortalidade Infantil, Évora: policopiado.
Nazareth, J. M., (2004). Demografia. A Ciência da População. Lisboa: Editorial Presença.
Preston, S. H., P. Heuveline and M. Guillot, (2001). Demography: measuring and modelling population processes, Oxford: Blackwell Publishers.
Shyrock, S., Siegel, J.S., Stockwell, E.G. (2004). The Methods and Materials of Demography. Academic Press.
Equipa Docente
- Maria Filomena Ferreira Mendes [responsável]