2023

Paisagem e Espaço Rural

Nome: Paisagem e Espaço Rural
Cód.: PAO00782L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geografia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender os conceitos de paisagem e território;


- Desenvolver a capacidade de identificar, diferenciar e caracterizar vários tipos de paisagens e os processos que as caracterizam, a várias escalas.


- Compreender o papel dos sistemas de uso do solo na construção e transformação da paisagem, e identificar diferentes paisagens tipo em Portugal.


- Tomar conhecimento com os conceitos e métodos que permitam a caracterização e avaliação da paisagem, da sua evolução e das suas alterações.


 


- Conhecerem vários tipos de métodos e desenvolverem competências para selecionar e aplicar a abordagem adequada a cada tipo de problema.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Geografia Rural


. Definição de Rural


. A perspectiva da Geografia e outras perspectivas sobre o rural


. Conceitos, terminologia e métodos


 


2. A Paisagem Rural


. Conceito de Paisagem


. As diferentes dimensões da paisagem: paradigma natura-cultura


. A paisagem como sistema dinâmico e complexo


. Particularidades da Paisagem Rural: o papel da agricultura


 


3. Organização do espaço rural


. Importância do sector agrícola


. Espaço rural tradicional: interacção espaço-comunidade-actividade


. A exploração agrícola multifuncional como unidade orgânica do espaço rural.


. Processos de transformação no sec. XX: intensificação e extensificação, especialização, concentração


 


4. Sistemas de uso do solo


. Principais conceitos: sistema de uso, uso do solo, ocupação do solo


. Os sistemas característicos de Portugal Continental


. O uso do solo no Alentejo: latifúndio e minifúndio, sistemas agro-silvo pastoris (Montado), a vinha, o olival, os sistemas parcelares complexos.


 


5. A transição no mundo rural


. Mudanças na agricultura e surgimento das questões ambientais


. Globalização, modernidade e o pós-produtivismo


. Multifuncionalidade e sustentabilidade: valorização de outras funções para além da produção – identidade cultural, recreio, qualidade de vida, conservação da natureza, qualidade ambiental e manutenção dos recursos, etc.


. Transformações sociais e económicas no espaço rural


 


. Novas formas de uso e ocupação do espaço

Métodos de Ensino

As aulas distribuíram-se entre as componentes teórica e prática, de acordo com o horário e o desenvolvimento da matéria.


 


A componente teórica foi ministrada através de sessões de ensino-aprendizagem em que, após uma apresentação das matérias essencialmente expositiva, os alunos foram instados a suscitar dúvidas, a expressar opiniões e a apresentar soluções para problemas formulados pelos docentes. Na componente prática os alunos visitaram uma área de estudo, realizaram, apresentaram e discutiram trabalhos de aplicação de conhecimentos. Os trabalhos foram realizados em grupos e desenvolvidos através de trabalho autónomo efectuado sobretudo fora das aulas. 

Avaliação

Foram propostos dois regimes diferentes:


 


Regime de avaliação contínua


 A) Dois testes escritos (50% da nota final).


B) Trabalho prático com apresentação oral obrigatória (50% da nota final), em grupo, de caracterização e análise de uma área rural,


 


 Regime de exame


 A) Exame (50% da nota final).


 B) Trabalho prático com apresentação oral obrigatória (50% da nota final), em grupo, de caracterização e análise de uma área rural,

Bibliografia

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Covas A., 2004. Política Agrícola e Desenvolvimento Rural. Ed. Colibri, Lisboa


Cunha A., 2000. Política Agrícola Comum e o Futuro do Mundo Rural. Plátano, Lisboa


Ferraz, M.K. 2013. Origem e utilizações do conceito de paisagem na geografia e nas artes. Instituto de Geociências da Universidade de Campinas (IG-UNICAMP). Encontro de Geógrafos da América Latina, Perú.


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González Bernáldez, F. 1976. Bases ecológicas de la ordenación del território. Arbor 365: 63-79.


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