Geografia de Portugal
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A percepção da diversidade natural do Território de Portugal e das áreas mais sensíveis, bem como das formas da ocupação humana do Território, constituem o objectivo fundamental da Geografia de Portugal.
Os alunos devem:
- conhecer o Território de Portugal Continental e Insular, nas questões que directamente caracterizam o ambiente natural (relevo, clima, hidrografia, coberto vegetal) e os modos de ocupação humana do território, num processo de relação com o meio.
-Identifiquem e localizem conceitos de outras UC no Território Nacional.
- identifiquem as áreas mais sensíveis a riscos naturais em Portugal, implicações desses riscos nas actividades das populações e na economia das regiões.
-proponham medidas que conduzam a uma melhor racionalização da ocupação do Território,
- comuniquem ideias e conhecimentos científicos relativos ao Território de Portugal, por forma a interagirem em equipas pluridisciplinares.
-Utilizem e interpretem dados estatísticos relativos a variáveis no Território Nacional.
Conteúdos Programáticos
O significado geográfico da posição de Portugal entre o Mediterrâneo, o Atlântico e a proximidade de África.
- As formas de relevo e a dinâmica geomorfológica.
- A originalidade e a diversidade climática. Os eventos extremos e as alterações globais.
- Os recursos hídricos (superficiais e subterrâneos).
- Riscos naturais e geossistemas mais sensíveis: zonas ribeirinhas, geossistemas litorais (arriba, praia duna, estuário e delta, laguna).
- O povoamento.
- A população e o território.
- As cidades – rede urbana nacional.
- Regiões geográficas de Portugal Continental.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas apoiadas em exposição oral e documentos disponibilizados aos alunos em plataforma Moodle. Acompanhamento dos alunos na pesquisa de dados, e bibliografia de apoio e nos trabalhos a desenvolver em temáticas integradas. Análise e interpretação de cartas geológicas 1:50000 cobrindo unidades geomorfológicas de Portugal Continental. Análise de perfis longitudinais de tributários do rio Douro, cálculo do valor da incisão fluvial e reconhecimento de knickpoints. Análise estatística de elementos climáticos, caudais de rios e outros disponíveis em instituições públicas (IMG, ou INAG).
Análise de indicadores socioeconómicos.
Para consolidação dos conhecimentos realiza-se uma viagem de estudo de 3 dias em área a seleccionar de acordo com a orientação geral dos trabalhos práticos.
A avaliação contínua, complementada por provas escritas (frequências e exames) de acordo com o previsto no REI.
Avaliação
A avaliação contínua e complementada por provas escritas (frequências e exames) de acordo com o previsto no Regulamento Escolar Interno.
A disciplina será avaliada pelo método de avaliação contínua, ou por exame no final do semestre.
A avaliação de cada um dos módulos constitui um avaliação parcial da disciplina.
Como tal a avaliação seria feita do seguinte modo:
a) Uma avaliação de cada um dos módulos no decorrer do semestre (ao final de cada módulo), avaliação contínua.
b) Um exame (após as aulas) a cujos módulos só podem ir os alunos que não se submeteram à avaliação contínua.
c) Um exame de recurso, para quem não obteve aprovação nas duas oportunidades anteriores.
d) A média dos 3 módulos da UC tem de ser = ou > a 9,5 e nenhum módulo com classificação inferior a 7,5.
Bibliografia
Ribeiro, O.; Lautensach, H.; Daveau, S. (1987-1991) – Geografia de Portugal, 4 volumes,
edições João Sá da Costa, Lisboa.
Ribeiro, O. (1986) – Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, 4ª edição, Lisboa.
Medeiros, C. A. (Direcção) (2005-2006) – Geografia de Portugal, Círculo de Leitores, 4 volumes, Lisboa.
MEDEIROS, Carlos Alberto Geografia de Portugal, Circulo de Leitores, Lisboa, 2005-2006.
Daveau, S., 1995 - Portugal Geográfico, JSC editor, Lisboa.
Equipa Docente
- Carlos Jorge de Almeida Gonçalves
- Miguel Henrique Alfaia Leal [responsável]