2023

Cartografia de Zonas Orogénicas

Nome: Cartografia de Zonas Orogénicas
Cód.: GEO13465M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram fortes e diversificadas competências na cartografia geológica de regiões envolvidas em processos orogénicos.

Estas regiões são fundamentais para a compreensão da dinâmica do nosso planeta e de muitos dos processos que condicionam o ciclo das rochas. Estas competências envolvem não só a capacidade de analisar diversos tipos de cartas geológicas, mas também a de executar os próprios levantamentos de campo.

Na estruturação da UC houve o cuidado de que os alunos estejam em contacto com diferentes ambientes geodinâmicos particularmente significativos e bem aflorantes de modo a que adquiram experiência em diferentes situações. Houve ainda o cuidado de introduzir na UC a execução e/ou análise de mapas geológicos de Portugal, o que contribui para fortalecer os conhecimentos na Geologia de Portugal.

Conteúdos Programáticos

1. Utilização da Cartografia Geológica na análise de cadeias orogénicas.
1.1. A importância das escalas dos mapas.
1.2. A importância dos mapas temáticos.
1.3. A importância da idade dos orógenos: cadeias antigas versus cadeias jovens.
1.4. Análise de mapas geológicos de orógenos clássicos (e.g. Alpes, Andes e Himalaias).

2. Cartografia Geológica e Evolução Geodinâmica de Portugal.
2.1. Ciclos Cadomiano e Varisco; a cartografia de regiões metamórficas.
2.2. Ciclos Atlântico e Alpino; da cartografia de bacias à cartografia de processos de inversão.

3. Levantamentos geológicos em diferentes ambientes geodinâmicos.
3.1. Cartografia geológica em situações de inversão de bacias sedimentares.
3.2. Cartografia geológica em regiões de baixo a médio grau metamórfico.
3.3. Cartografia geológica em regiões de alto grau metamórfico.

Métodos de Ensino

Pretende-se que os alunos adquiram fortes competências na execução e interpretação de mapas geológicos. Todos os módulos teóricos são alicerçados na análise de mapas geológicos de situações reais; de cada tema os alunos apresentam um trabalho.

Na segunda parte da disciplina há 3 saídas de campo os alunos irão realizar os seus próprios levantamentos geológicos em diferentes ambientes orogénicos; em cada saída serão realizados exames de campo. Esta metodologia reflecte-se no plano de trabalho da disciplina:

A avaliação é baseada nos relatórios apresentados individualmente pelos alunos das diferentes componentes da disciplina e nos exames de campo.

Bibliografia

Artigos científicos de revistas nacionais e internacionais selecionados de acordo com o tema em estudo.

- Mapas geológicos selecionados de Portugal, Espanha, Alpes, Pirenéus, Andes e Himalaias.
- Dias, R., Araújo, A., Terrinha, P., Kullberg J., (Eds.) 2013. Geologia de Portugal, Escolar Editora, vol. 1, Geologia Pré-Mesozóica de Portugal, 807 p.
- Vera, J. (Ed.), 2004. Geologia de España. SGE-IGME, Madrid, 890 p.

Equipa Docente