Projeções Demográficas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
ESQUEMA CONCEPTUAL:
A abordagem conceptual da disciplina privilegiará a dimensão prática e será dirigida preferencialmente para a análise das consequências de uma determinada evolução demográfica, em termos de planeamento regional.
FINALIDADE DA DISCIPLINA:
Introduzir os estudantes no estudo da macrodemografia e dotá-los dos conhecimentos metodológicos necessários para a realização de um trabalho técnico de previsão da evolução futura da população.
OBJECTIVOS:
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos com base num conjunto de pressupostos:
◊ a importância de prever os comportamentos demográficos para além da conjuntura, isto é, prever a evolução da população, aplicando aos efectivos conhecidos no momento, as leis da fecundidade, da nupcialidade, da mortalidade, dos movimentos migratórios que poderão manter-se de uma maneira duradoura;
◊ a identificação do problema que consiste, essencialmente, em definir quais são essas condições “susceptíveis de se tornarem duradouras”, isto é, elaborarem os diferentes jogos de hipóteses base das projecções;
◊ as perspectivas demográficas alteram o ponto de vista da análise desenvolvida até ao momento (na UC de Demografia). Temos sempre partido do estudo das populações e dos acontecimentos observados, para medir os fenómenos e os comportamentos; as perspectivas traduzem em índices demográficos as hipóteses de comportamento e a partir daí deduzem os acontecimentos e as populações que poderemos vir a observar no futuro;
◊ este estudo de previsão desenvolve-se de forma complementar aos trabalhos de análise demográfica, os estudantes aprendem a desmontar a realidade presente, para com modelos do mesmo tipo, reconstruirem uma outra realidade futura;
◊ finalmente, a importância pedagógica do estudo de casos concretos conduz ao desenvolvimento de aplicações práticas à realidade portuguesa.
No final da disciplina os alunos deverão demonstrar capacidade de:
◊ justificar a importância das perspectivas demográficas na macrodemografia;
◊ reconhecer a interdependência da evolução tendencial da população e os objectivos estratégicos do desenvolvimento;
◊ compreender o contributo das perspectivas demográficas para uma visão estratégica e integrada do planeamento dos recursos humanos;
◊ relacionar os objectivos estratégicos do desenvolvimento regional com as políticas demográficas e de recursos humanos;
◊ definir as etapas e recolher os dados relacionados com as principais variáveis utilizadas num trabalho de perspectivas demográficas ;
◊ utilizar correctamente os métodos e as técnicas mais comuns para a elaboração de projecções demográficas.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1: – Apresentação e Revisão dos princípios e métodos de análise microdemográfica
- Apresentação
- Apresentação do programa, da bibliografia e dos exercícios práticos.
- Esquema conceptual da disciplina
- Finalidade
- Objectivos
- Metodologia
- Assiduidade
- Definição do processo de avaliação e marcação das datas das respectivas provas.
- Revisões dos princípios e métodos de análise microdemográfica. Os métodos de análise microdemográfica aplicados à:
- Mortalidade
- Natalidade e Fecundidade
- Movimentos Migratórios
Módulo 2: – Tábuas-Tipo de Mortalidade
- Tábuas-tipo de mortalidade:
- Definição e utilidade
- Princípios de cálculo
- Tábuas-tipo das N.U., de Ledermann, de Coale e Demeny e de Brass
Módulo 3: – Perspectivas e Projecções Demográficas
- Incidência das variáveis microdemográficas na formação das estruturas populacionais
- Método de cálculo das perspectivas demográficas:
- Diagnóstico retrospectivo
- Escolha da técnica de projecção
- Escolha do tipo de perspectiva
- Escolha das hipóteses de evolução – construção de cenários
- Cálculo prospectivo numa população fechada:
- Mortalidade: cálculo dos sobreviventes e o problema do "último grupo aberto"
- Natalidade: problema dos "triângulos" inferiores e cálculo dos nascimentos
- Análise da matriz do movimento natural
- Cálculo prospectivo numa população aberta: projecção dos movimentos migratórios
- Análise da matriz corrigida pelas migrações
- As perspectivas derivadas
- Utilidade e tipos de perspectivas derivadas
Métodos de Ensino
METODOLOGIA:
Tendo em conta a finalidade da disciplina a metodologia proposta assenta em aulas teórico-práticas onde se implementa uma permanente articulação entre as aquisições teóricas e a sua aplicação operativa, num quadro de análise da realidade portuguesa.
No início de cada módulo do Programa é feita uma apresentação dos conceitos, modelos e metodologias mais importantes relacionados com o tema.
O tema é aprofundado, nas aulas seguintes, numa perspectiva de aplicação prática, através de trabalhos práticos que são distribuídos aos alunos.
É essencial para os objectivos desta disciplina a presença assídua nas aulas, a preparação dos trabalhos práticos e a participação activa na sua discussão.
Avaliação
O regime de avaliação da unidade curricular, no ano letivo de 2013-2014, é do tipo misto, envolvendo uma componente de avaliação durante o período letivo e uma componente de avaliação realizada durante a época de exames (nºs 2 e 3 do Artigo 17º).
As avaliações de Projecções Demográficas são escritas e presenciais [alínea a), do nº 4 do artigo 17º], de natureza teórico-prática.
Nota: A componente de aplicação prática é contemplada através da realização ao longo do semestre de um trabalho prático, individual, de projecção da população residente numa região de Portugal (NUTS II), à escolha dos estudantes.
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA
Para além do Manual elaborado pela Docente, a bibliografia de referência é a seguinte:
COALE, A., and G. GUO, (1989), “Revised model life tables at very low levels of mortality”, in Population Index, 55 (4), pp. 613-643.
KEILMAN, N., D. PHAM, and A. HETLAND, (2002), “Why population forecasts should be probabilistic - illustrated by the case of Norway”, in Demographic Research, 6 (15), pp. 408-454. http://www.demographic-research.org/
MENDES, M. F., (1983), “Aplicação das tábuas-tipo de mortalidade à situação portuguesa”, in Economia e Sociologia, no 53, Évora, pp. 5-42.
MENDES, M. F., and A. CANDEIAS, (2000), “Prospectiva Demográfica: os próximos 20 anos”, in A Reforma da Segurança Social, Contributos para reflexão, Pedro Telhado Pereira (org.), Celta Editora, Oeiras, pp. 17-57.
NAZARETH, J. M. and M. F. MENDES, (1988), Portugal: os próximos 20 anos. III - unidade e diversidade da demografia portuguesa no final do século XX, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, cap. 3, pp. 113-134.
O'NEILL, B., D. BALK, M. BRICKMAN, and M. EZRA, (2001), “A Guide to Global Population Projections”, in Demographic Research, 4 (8), pp. 204-288. http://www.demographic-research.org/
PRESTON, S., P. HEUVELINE, and M. GUILLOT, (2001), Demography, Measuring and Modeling population Processes, Blackwell Publishers, Oxford, cap. 6 e 7, pp. 117-170.
SANDERSON, W., S. SCHERBOV, B. O'NEILL, and W. LUTZ, (2003), “Conditional Probabilistic Population Forecasting, in Vienna Institute of Demography Working Papers 03/2003. http://www.oeaw.ac.at/vid/
Equipa Docente
- Lidia Patricia Santos Amaral Tomé [responsável]