2023

Laboratório de Investigação - Execução de Projeto

Nome: Laboratório de Investigação - Execução de Projeto
Cód.: SOC02421L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular articula-se fortemente com Laboratório de investigação: elaboração de Projeto - SOC2418 (5º semestre) dando-lhe continuidade. Ambas as UC têm por objectivo proporcionar um espaço de apoio pedagógico e científico à construção e desenvolvimento de um trabalho de investigação sociológica. Têm ainda por objectivo complementar o desenvolvimento de competências de carácter geral, nomeadamente: capacidade de integrar conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos, e de os aplicar na identificação e resolução de problemas sociológicos, de desenvolver análises rigorosas e inovadoras, de comunicar com clareza as análises e os resultados, assim como os seus fundamentos e justificações, em contextos de investigação e atividade profissional, e de prosseguir de maneira autónoma processos pessoais de aprendizagem.


Mais particularmente, esta UC organiza-se em 60 horas de aulas teorico-práticas e pretende promover competências reflexivas, analíticas e metodológicas relativamente às componentes e etapas de um processo de investigação. Espera-se que os alunos sejam capazes de:



  1. Desenhar uma estratégia metodológica adequada a um problema teórico de pesquisa;

  2.  Definir uma população e construir uma amostra;

  3.  Selecionar as técnicas de recolha de informação e construir os respectivos instrumentos

  4. Aplicar os instrumentos de recolha de informação

  5. Sistematizar e explorar a informação recolhida; analisar e interpretar a informação em função do problema e do modelo de análise

  6. Produzir um relatório final e integrado de pesquisa

  7. Aplicar conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos na identificação de problemas sociológicos, desenvolver a capacidade de ruptura com o senso comumo e de objectivar a curiosidade sociológica;

  8. Executar, com autonomia, as várias fases de uma investigação sociológica;

  9. Aprefeiçoar as capacidades de comunicação oral e escrita, nomedamente na apresentação oral do trabalho e na redação de documentos parciais e do relatório final;

  10. Desenvolver competências de trabalho em equipa, nomeadamente a colaboração, a divisão e integração de tarefas e a promoção da capacidade crítica, analítica e reflexive.

Conteúdos Programáticos

1. A OBSERVAÇÃO
1.1. Observar o quê?
1.2. Observar em quem?: População e amostra
1.3. Observar como?: Os instrumentos de observação – concepção, teste e recolha de dados
1.4. Principais métodos de recolha de informação: questionário, entrevista, observação direta e recolha de dados pré-existentes e de dados secundários
1.5. O trabalho de campo
2. A ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES
2.1. Três operações: A preparação dos dados: descrever e agregar; Análise da relação entre variáveis; Comparação dos resultados observados com os resultados esperados e interpretação das diferenças;
2.2. Os principais métodos de análise das informações: Análise estatística de dados; Análise de conteúdo;
3. AS CONCLUSÕES
3.1. Retrospectiva das grandes linhas do procedimento
3.2. Novos contributos para o conhecimento do objecto de estudo
3.3. Considerações práticas
4. A REDACÇÃO DO RELATÓRIO
4.1 Procedimentos específicos para a redacção do relatório

Métodos de Ensino

Os métodos e recursos de aprendizagem dependem da natureza das aula (teórico-pratica) e do estudo autónomo. Neste sentido, conjugam-se os seguintes procedimentos de docentes e alunos:



  1. Exposição teórica dos conteúdos programáticos, ilustrada com exemplos da realidade social concreta e auxiliada por meios audiovisuais.

  2. Estudo da bibliografia específica indicada nas aulas

  3. Pesquisa bibliográfica diversificada

  4. Sumários das matérias leccionadas e das tarefas práticas executadas pelos alunos

  5. Leitura e estudo individual e em grupo

  6. Leitura e apresentação oral de textos

  7. Discussão documentada de temas pertinentes para a elaboração do projeto de investigação

  8. Participação em conferências de interesse sociológico

  9. Horário de atendimento presencial para esclarecimento de dúvidas e apoio ao estudo

  10. Utilização das valências do Moodle: http://www.moodle.uevora.pt (link da disciplina)


A turma mantém-se organizada em grupos (compostos no máximo por 4 alunos), os quais terão de elaborar o trabalho de investigação sociológica que projetaram na UC do passado semestre. No âmbito desta UC os alunos têm 238 horas de estudo autónomo, o que demonstra bem o investimento que se espera que os alunos efectuem, na realização deste trabalho.

Avaliação

O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas.


A avaliação contínua pressupõe a elaboração do trabalho de investigação que os alunos projetaram na UC Laboratório de Investigação – Elaboração de Projecto, com elaboração de relatório escrito e apresentação oral do mesmo. Nesta modalidade de avaliação, considera-se também para efeitos de classificação final, a assiduidade, a participação e o envolvimento dos alunos no processo de elaboração do trabalho.


A avaliação final pressupõe a elaboração do trabalho de investigação sociológica, previamente projetado e aprovado no semestre anterior, com elaboração de relatório escrito e apresentação oral do mesmo. Neste caso o trabalho é realizado individualmente.


Os relatórios que vierem a ser elaborados para efeitos de avaliação, devem obedecer à estrutura formal que for indicada pelos docentes e devem ser depositados no Moodle, nos prazos fixados para o efeito.


Para além do relatório final, os alunos devem depositar no Moodle, em pasta criada para o efeito, os documentos parciais que forem solicitados pelos docentes, nas datas previamente definidas.


Para que o aluno possa optar pela avaliação contínua deve ter frequentado, pelo menos, 75% das aulas, com exceção das situações estatutariamente previstas (Cf. Regulamento Escolar Interno).


































Modalidade de avaliação



Elementos de avaliação



Peso na média final



 


Avaliação Contínua



Elaboração em grupo de Trabalho de Investigação



80%



Apresentação oral do Trabalho de investigação



10%



O processo de construção do trabalho ao longo do semestre (assiduidade, participação, organização e funcionamento do grupo)



10%



 


Avaliação Final



Elaboração individual do trabalho de Investigação



80%



Apresentação oral do trabalho de investigação



20%



Bibliografia

Albarello, Luc et al. (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva


Almeida, João Ferreira de, e Pinto, José Madureira (1982). A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Presença.


Bardin, Laurence (2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70


Bravo, R. Sierra (2003) [1997]. Técnicas de Investigación Social. Teoria y Ejercicios. 14.ª ed. Madrid: Thomson.


Campenhoudt, Luc Van (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Lisboa, Gradiva.


Champagne, Patrick, et al. (1989). Initiation a la pratique sociologique. Paris: Dunod.


Flick, Uwe (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor


Frada, João José Cúcio (1993). Guia Prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Edições Cosmos.


Greenwood, Ernest (1965). "Métodos de investigação empírica em sociologia". Análise Social, nº 11/Julho, pp.


Hill, Manuela M. e Hill, Andrew (2002). Investigação por Questionário. Lisboa: Edições Sílabo.


Mayntz, Renate; Holm, Kurt; HUBNER, Peter (1975). Introducción a los métodos de la sociología empírica. Madrid: Alianza Universidad


Nunes, Adérito Sedas (1982). Questões preliminares sobre as ciências sociais. Lisboa: Presença


Pinto, José Madureira (1984). "Epistemologia e Didáctica da Sociologia". Revista Crítica de Ciências Sociais, nº14, pp.


Pinto, José Madureira (1984). Propostas para o ensino das ciências sociais. Porto: Afrontamento.


Pinto, José Madureira (s/d). "Questões de Metodologia Sociológica (I, II e III)", Cadernos de Ciências Sociais,  nºs 1, 2 e 3, Porto: Afrontamento.


Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc Van (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva


Ragin, Charles C. 1994. Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method. Thousand Oaks (Cal.): Pine Forge Press


Silva, Augusto Santos e Pinto, José Madureira (orgs). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento

Equipa Docente