2023

Sociologia Económica

Nome: Sociologia Económica
Cód.: SOC02419L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC tem como objectivo geral dar aos alunos uma perspectiva alargada dos fenómenos económicos, permitindo-lhes compreender as interdependências entre os factos económico, sociais, politicos e culturais. Visa ainda dotar o aluno de competências no âmbito da compreensão dos limites das abordagens puramente económicas, especialmente em momentos de grande transformação social; na utilização de ferramentas e procedimentos metodológicos na análise dos fenómenos económicos inseridos na estrutura social e treinar a interpretação de problemas teóricos e práticos relacionados com o desenvolvimento económico dos países e regiões.


Especificamente, no final da UC o aluno deve:


a)   Conhcer o processo de constituição e afirmação da sociologia económica e os interfaces entre a sociologia a economia e outras ciências sociais;


b)  Caracterizar os grandes marcos históricos no desenvolvimento da sociologia económica;


c)   Identificar os principais autores e caracterizar o contributo do seu pensamento em cada uma das fase de evolução da sociologia económica;


d)  Identificar as potencialidades da sociologia económica na explicação do comportamento económico, face às limitações das perspectivas económicas clássicas e neo-clássicas;


e)   Diferenciar os fundamentos económicos, sociais, políticos e culturais da decisão económica de diferentes actores (governo, empresas, famílias, mercados, etc.).

Conteúdos Programáticos

Introdução: Definição, objecto de estudo e metodologia


 1.              Grandes marcos históricos na evolução da sociologia económica


1.1. A primeira sociologia económica e os Clássicos (1890-1920)


1.2. O período de estagnação e de fragmentação (1920-1960)


1.3. A nova sociologia económica (1970 - )


 


2. Grandes marcos históricos no processo de mudança da instituição económica


 


3. Organização económica


            3.1. A organização social da economia


            3.2. Capitalismo


            3.3. Distritos industriais


            3.4. Globalização


 


4. Teorias sobre as empresas


4.1. Teorias económicas das empresas


- Economia organizacional


- Teoria dos custos de transação


- Teoria da agência


4.2. Teorias sociológicas das empresas


- Burocracia


- Teoria neo-institucional


- Ecologia Organizacional


5. Os mercados: abordagens económicas e sociológicas


 


6. Política e Economia: o papel do Estado na economia


 


7. Lei e Economia: a “economia paralela”


 


8. Cultura, confiança, consumo e desenvolvimento económico


 


9. A “outra economia”

Métodos de Ensino

Considerando a natureza da unidade curricular (teorico-prática) a metodologia de ensino adoptada concilia técnicas de exposição oral da matéria e técnicas de trabalho individual e em grupo, nomeadamente:


- Exposição teórica do conteúdo programático com suporte áudio-visual;


- Análise do resultado de estudos elaborados no âmbito da sociologia económica;


- Leitura de textos da bibliografia geral e específica


- Leitura e estudo individual e em grupo de textos de referencia


- Leitura, análise e apresentação oral das principais ideias veiculadas pelos autores


- Sumários das matérias leccionadas com indicação de textos de apoio específicos


- Participação em conferências no âmbito dos temas tratados na disciplina


- Horário de atendimento pessoal para esclarecimento de dúvidas e apoio ao estudo


- Apresentação de revistas especializadas


- Consulta de documentação disponibilizada pelo docente e participação à distancia em: http://www.moodle.uevora.pt (link da disciplina).

Avaliação

O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas.



  • A avaliação contínua pressupõe a realização de 4 provas de frequência (com a matéria dividida), com consulta. A aprovação do aluno na UC exige que a média das 4 provas de frequência seja igual ou superior a 10 valores (dez valores) e em nenhuma delas é admitida classificação inferior a 7 valores (sete valores).

  • A avaliação final consiste na realização de 1 prova de Exame. A aprovação do aluno na UC exige que a classificação obtida no exame seja de, pelo menos, 10 valores (dez valores).


No que respeita à assiduidade, salvo as situações estatutariamente previstas, o aluno deve frequentar 75% das aulas efectivamente leccionadas (15 semanas), para poder realizar a avaliação contínua.


































Modalidade


de


avaliação



Elementos


de


avaliação



Peso


na média final



Contínua



1ª frequência



25%



2ª frequência



25%



3ª frequência



25%



4ª frequência



25%



Final



Exame



100%



Bibliografia

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Equipa Docente