2023

Sociologia das Organizações

Nome: Sociologia das Organizações
Cód.: SOC02416L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Constitui objetivo da unidade curricular o estudo e a compreensão das origens, da estrutura e da dinâmica das organizações complexas e a sua relação com seu ambiente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:


1. Identificar as principais características do fenómeno organizacional


2. Definir a Sociologia das Organizações


3. Conhecer os objectivos e métodos da Sociologia das Organizações


4. Conhecer as grandes correntes teóricas, os principais autores e os respectivos contributos para a Sociologia das Organizações


5. Desenvolver uma perspectiva analítica e compreensiva sobre os fonómenos organizacionais.


 


As competências a adquirir nesta unidade curricular são:



- desenvolvimento da capacidade de análise crítica sobre o papel das organizações nas sociedades contemporâneas;



- compreensão das teorias e dos métodos próprias da Sociologia das Organizações;



- conhecimento dos principais traços estruturantes das organizações na sociedade portuguesa e da sua inserção no espaço europeu.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. O Fenómeno Organizacional e o Estudo das Organizações
1.1. Definição e objectivos da sociologia das organizações
1.2. A renovação do olhar sobre os funcionamentos organizacionais
Módulo 2. Reflexões sobre o conceito de Organização
2.1. As definições de organização
2.2. As componentes da estrutura organizacional
Módulo 3. Evolução das teorias da organização
3.1. As organizações como sistemas racionais
3.2. As organizações como sistemas humanos e sociais
3.3. Abordagens contemporâneas das organizações
Módulo 4. Dinâmica dos indivíduos e grupos nas organizações
4.1. Os atores e as relações de poder no contexto organizacional
4.2. Perspetivas de intervenção sociológica nas organizações

Métodos de Ensino

Unidade a ser leccionada por sessões teórico-práticas, em regime presencial, podendo eventualmente ser aplicada sessões da exercícios práticos via plataforma do moodle- uevora.
Sessões tutoriais e de auto-estudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em aulas essencialmente teórica-práticas.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
a) Avaliação continua:
- I Frequência (1 teste escrito) = 50%;
- 1 Trabalho (paper) = 50% (25% texto escrito + 25% apresentação oral e diapositivos).
b) Avaliação por exame:
- Prova escrita = 50%;
- Prova oral = 25%;
- Trabalho prático individual = 25%.

Avaliação

a) Avaliação continua:


- I Frequência (1 teste escrito)


- 1 Trabalho (paper)


b) Avaliação por exame:


- Prova escrita e oral +Trabalho prático individual

Bibliografia

Bernoux, P. (1989). A sociologia das organizações. Porto: Rés
Bilhim, J. (1996). Teoria Organizacional. Estrutura e Pessoas. Lisboa: ISCSP
Chiavenato, I. (1983). Introdução à Teoria Geral da Administração, 3ª ed., São Paulo, McGraw-Hill
Etzioni, A. (1985). Organizações modernas. São Paulo: Pioneira
Filleau, M. & Ripoull, C. (2002) [1999]. Teorias da Organização e da Empresa. Oeiras: Celta
Foudriat, M. (2005). Sociologie des organisations. Paris: Pearson Education
Friedberg, E. (1995). O poder e a regra. Dinâmicas da acção organizada. Lisboa: Inst. Piaget
Mayntz, R. (1990). Sociología de la organización. Madrid: Alianza Ed
Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Dom Quixote
Morgan, G. (1995) [1986]. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas
Pimentel, D. (2012). Sociologia da empresa e das organizações. Lisboa: Escolar Editora
Reed, M. (1992). The Sociology of Organizations. Themes, Perspetives and Prospects. Londres: Harvester, Wheatsheaf

Equipa Docente