Sociologia do Desenvolvimento
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1- Genérico
Pretende-se que no final do semestre os alunos estejam preparados para conhecer, fundamentalmente:
- As Causas / Factores explicativos dos diferentes níveis de desenvolvimento / desigualdades socio-económicas de países e entre países.
2- Específicos
- Relacionar os principais conceitos, para compreender como o dinamismo/carácter interactivo dos processos de mudança e de desenvolvimento se têm concretizado no tempo e no espaço;
- Compreender a diversidade/mutabilidade das relações que se estabelecem entre os diversos intervenientes mundiais, e influem o desenvolvimento dos países/regiões;
- Justificar causas, condições e factores determinantes do (sub)desenvolvimento;
- Caracterizar as teorias do (sub)desenvolvimento;
- Identificar os desequilíbrios existentes entre países/regiões do mundo;
- Analisar criticamente as actuais estratégias, e sua eficácia, de cooperação para o desenvolvimento;
- Descrever os princípios de uma “nova estratégia para o desenvolvimento”;
- Problematizar os aspectos estruturais de Portugal que influem no processo de desenvolvimento;
- Problematizar aspectos da realidade que configuram desigualdades entre países/intra-países;
- Equacionar tendências e futuros possíveis para vários territórios do sistema-mundo.
Conteúdos Programáticos
A. OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS E SUA INTER-RELAÇÃO
- Crescimento, (sub)Desenvolvimento, Mudança, Globalização, Vantagens comparativas, Vantagens competitivas, Inovação e Nova Economia.
B . FATORES E TEORIAS DO (SUB)DESENVOLVIMENTO
- Diversificação e mutabilidade dos centros de poder/decisão;
- Do crescimento ao desenvolvimento: génese/ persistência das estruturas do subdesenvolvimento; causas, condições/ factores determinantes;
- Teorias do (sub)desenvolvimento socioeconomico.
C. AS PRINCIPAIS ETAPAS HISTÓRICAS DO PROCESSO DE (SUB)DESENVOLVIMENTO
- As questões do desenvolvimento e do subdesenvolvimento até meados do século XX;
- O nascimento da Cooperação para o Desenvolvimento: as teorias da modernização e o Plano Marshall;
- As teorias de dependência e as exigências de uma Nova Ordem Económica Internacional;
- A crise da dívida e o ajustamento estrutural;
- As novas correntes alternativas do desenvolvimento e a ortodoxia contemporânea.
D. QUESTÕES DO DESENVOLVIMENTO NO MUNDO ACTUAL
- Desenvolvimento à escala mundial: grandes desequilíbrios entre países/regiões;
- Cooperação para o Desenvolvimento;
- Os princípios de uma “nova estratégia para o desenvolvimento” (estratégias para o desenvolvimento, papel do estado e participação cidadã);
- O caso de Portugal: necessidades, desejos e aspirações vs aspectos estruturais.
E . CENÁRIOS PARA O SISTEMA-MUNDO
- Desafios, consensos, riscos e incertezas dum mundo multipolar;
- Tendências e cenários para o sistema-mundo.
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem será organizado com base em sessões teórico-práticas
Na dinamização das sessões de natureza teórico-prática prevê-se o recurso à realização de exercícios de análise e debate de textos e/ou a dinamização de parte das sessões pelos alunos, individualmente ou em pequenos grupos, a partir de textos previamente sugeridos e ou pesquisados pelos(as) estudantes.
Além das sessões colectivas, presenciais, os alunos desenvolverão trabalho independente, individualmente e em grupo. Usar-se-á a plataforma moodle para facilitar a partilha de recursos didácticos e a comunicação síncrona e assíncrona a distância.
A avaliação incidirá numa prova escrita sobre os conteúdos abordados e em trabalho(s) individuais e/ou de grupo, apresentados oralmente em sessões colectivas. Na classificação final será ainda considerada a avaliação do perfil sócio-afectivo do estudante.
Avaliação
O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas:
a) A avaliação contínua pressupõe a realização dos seguintes momentos de avaliação: 1) prova escrita sobre os conteúdos abordados; 2) trabalho(s) individuais e/ou de grupo, apresentados oralmente em sessões colectivas..
b) A avaliação final faz-se através de: 1) uma prova escrita de exame (abrange a totalidade da matéria); 2) trabalho individual;
Na classificação final será ainda considerada a avaliação do perfil sócio-afectivo do estudante.
Modalidade de avaliação | Elementos de avaliação | Peso na média final |
Contínua | 1.ª prova de frequência | 45% |
Trabalho(s) individuais e/ou de grupo | 45% | |
Outros elementos de avaliação | 10% | |
Final
| Prova de exame | 70% |
| Trabalho individual | 20% |
| Outros elementos de avaliação | 10% |
Bibliografia
BALTAZAR, M e Rego, M (coord) (2011), Globalização e Desenvolvimento, Lx: Caleidoscópio
BALTAZAR, M (2003)."O Desenvolvimento Humano como corrente alternativa do desenvolvimento desde 1990" Economia e Sociologia, 76: 105 - 121
BESSA, F (2018) Para uma Sociologia do Desenvolvimento. Ribeirão: Humus
COLLIER, P(2008). Os Milhões da Pobreza Lx: Casa das Letras
FRIEDMAN, T. (2005). O Mundo é Plano. Lx: Actual Editora
HETTNE, Bjorn (2009) Thinking about development, London: Zed Books.
PNUD (1990 -2018). Relatórios Anuais de DH. PNUD/ONU
STIGLITZ, J. (2002). Globalização, Lx: Terramar
TEZANOS, J (2008). La Sociedad Dividida.. Madrid: Bib Nueva
TOURAINE, A. (2005). Um Novo Paradigma. Lx: Inst Piaget
VAN ZANDEN, J.L., et al. (eds.) (2014), How Was Life?: Global Well-being since 1820, OECD Publishing.
Equipa Docente
- Maria da Saudade Rodrigues Colaço Baltazar [responsável]