2023

Estrutura e Desigualdades Sociais

Nome: Estrutura e Desigualdades Sociais
Cód.: SOC02412L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

UC oferece as grandes formulações sociológicas sobre desigualdades de classe, étnicas e de género, de maneira a compreender as dinâmicas de recomposição socioprofissional

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular tem por objecto as desigualdades sociais, em particular as desigualdades de recursos ou de classe, mas também as étnicas e de género, e pauta-se por três objectivos fundamentais:


a)     apresentar e discutir o problema das desigualdades sociais nos planos nacional e global


b)     desenvolver competências reflexivas e analíticas com base em concptualizações sociológicas sobre a estrutura e as desigualdades sociais nas sociedades contemporâneas;


c)     apresentar e discutir fluxos e  dinâmicas na composição socioprofissional da população portuguesa


d)     desenvolver competências operativas relativas ao uso dos conceitos de classes/estratos sociais no âmbito do trabalho sociológico

Conteúdos Programáticos

Introdução: As desigualdades sociais e a problemática classes/estratos sociais


A          Grandes formulações teóricas


             1 O materialismo histórico e a teoria das classes sociais


             1.1 Principais elementos do materialismo histórico


             1.2 Relações de produção e classes sociais: critérios de delimitação das classes


             1.3 Lugares estruturais de classe, práticas e protagonismos sociais


             1.4 O problema da mobilidade social no quadro da teoria das classes


            


2 O paradigma funcionalista e a teoria da estratificação social


             2.1 Principais elementos de análise funcionalista


             2.2 teoria da estratificação social: a desuigualdade como imperativo funcional; mérito e motivação


             2.3 Teorias da mobilidade social


             2.4 O problema da consistência/inconsistência de status


             2.5 A teoria dos grupos de referência e o conceito de privação/recompensa relativa


 


3 Reformulações contemporâneas


3.1 A teoria da prática e o habitus de classe: campos e estratégias de acção


             3.2 Cidadania e emergência de novos movimentos sociais:


             3.3 Sociedades contemporâneas e estruturação de desigualdades: género, etnicidade, pobreza                                                                                                                                 


B          Problemas de operacionalização


             1 Opções teóricas e construção de indicadores


             2 Origem, trajectórias e redes sociais


             3 Categorias socioprofissionais e estatísticas institucionalmente produzidas


                                                                                                                                            


C          Recomposições sociais na sociedade portuguesa contemporânea


             1 Dinâmicas de recomposição social


             2 Estudos monográficos


3 Comparações internacionais e análises transnacionais


 

Métodos de Ensino

Unidade a ser leccionada por sessões teórico-práticas, em regime presencial, com sessões de exercícios práticos via plataforma do moodle UÉvora.
Sessões tutoriais e de auto-estudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões e a aprendizagem e reflexividade sobre os conteúdos programáticos.
a) Avaliação continua:
2 Frequências (2 testes escritos) = (35%+35%) = 70%
1 Working paper = 30%
b) Avaliação por exame:
1 Prova escrita = 65%
1 Working paper = 35%
Note: Working paper como trabalho prático individual desenvolvido no semestre

Avaliação

os alunos devem optar entre o Exame final ou a Avaliação contínua. Em ambos os casos poderão ainda apresentar-se ao Exame de recurso.


O sistema de avaliação contínua visa aferir o processo de aprendizagem e também contribuir para a progressiva interiorização e reflexividade sobre os conteúdos programáticos, implicando:


- assiduidade (mínimo de 24 aulas) e participação ao longo do semestre           


- a realização de 3 testes realizados em aula conforme calendário infra                       


1º teste                  13 de Março


2º teste                  17 de Abril


3º teste                 22 de Maio


 


Exame,  19 de Junho;                        Exame de recurso, 26 de Junho

Bibliografia

Almeida, J.F. (2013). Desigualdades e perspetivas dos cidadãos. Portugal e a Europa. Lisboa: Mundos Sociais
Bourdieu, P. (2007). A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo, Porto Alegre, RS, Brasil: Edusp; Ed. Zouk
Carmo, R. & Costa, A.F. (orgs.). (2012). Desigualdades em questão. Análises e problemáticas. Lisboa: Mundos Sociais
Carmo, R., Sebastião, J., Azevedo, J., Martins, S. & Costa, A.F. (orgs.). (2012). Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa. Lisboa: Mundos Sociais
Costa, A.F. (2012). Desigualdades sociais contemporâneas. Lisboa: Mundos Sociais
Estanque, E. (2012). A classe média: ascensão e declínio. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Giddens, A. (1975). A estrutura de classes das sociedades avançadas. Rio de Janeiro, Brasil: Zahar Ed.
Kerbo, H. (2003). Estratificación social y desigualdade. El conflito de classe em perspectiva histórica, comparada y global. Madrid: MacGraw-Hill/Interamericana de España, S.A.U.
Wright, E.O. (1985). Classes. London: Verso

Equipa Docente