2023

Sociologia da Família

Nome: Sociologia da Família
Cód.: SOC02410L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC apresenta os fundamentos da perspectiva sociológica sobre a família e discute criticamente os principais temas que animam o debate actual em torno das relações entre família e sociedade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


A unidade curricular Sociologia da Família é disciplina obrigatória no 3.º semestre do 1.º ciclo de estudos em Sociologia e optativa no 5.º semestre do 1.º ciclo de estudos em Ciências da Educação na Universidade de Évora. Tem uma carga semanal de 4 horas teórico-práticas, a que equivale um total de 6 créditos ECTS.


Definir Família não é tarefa fácil! Certo é que todos transportamos connosco uma imagem de família, real ou ideal... Todavia, a polissemia dos conceitos forjados na riqueza relacional afirma e reafirma a unidade e a diversidade da família. Certo é também que a família – palco privilegiado de construção social da realidade – mantém relações inextricáveis com outras instituições sociais, designadamente com a economia, a educação ou a política. Neste contexto, constitui objectivo geral desta unidade curricular fomentar e desenvolver, a partir da Sociologia, atitudes de problematização, raciocínio analítico, crítico e reflexivo sobre a família na sociedade contemporânea. Especificamente, visa-se que no final do semestre os estudantes estejam em condições de saber: a) fundamentar a especificidade da abordagem sociológica sobre a família; b) discutir criticamente as principais teorias, correntes e autores clássicos e contemporâneos no âmbito da Sociologia da Família; c) discutir criticamente os principais eixos que estruturam as relações familiares na sua dinâmica interna; d) analisar criticamente as relações entre família e sociedade; e) reflectir de modo crítico e fundamentado sobre os principais temas que animam o debate sociológico em torno da família na actualidade.

Conteúdos Programáticos

1 – O que é afinal, a família?


1.1 A perspectiva sociológica sobre a família


1.2 Unidade e diversidade da família


1.3 Da família “tradicional” à família “moderna”


 


II – A construção sociológica da família


2.1 Percursos da investigação sociológica sobre a família


2.2 Da família instituição à família relação


2.3 Individualização, modernidade tardia e família


 


III – Relações Familiares


3.1 Conjugalidade(s): união e ruptura


3.2 Parentalidade(s): contextos da infância, adolescência e juventude


3.3 Família alargada, longevidade, redes sociais e solidariedades familiares


 


IV – Família e sociedade


4.1 Família e economia: o trabalho entre o privado e o público


4.2 Família e educação: a criança entre a escola e a família


4.3 Família, política familiar e políticas sociais


 


V – A família em “laboratório”


5.1 Família: temas & debates contemporâneos


5.2 As predições do passado e a família do futuro.

Métodos de Ensino

Serão impulsionadas metodologias que estimulem o desenvolvimento académico dos estudantes, assentes num trabalho de reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões lectivas e de orientação tutorial. Serão também criados espaços de reflexão individual e de grupo. Especificamente, propõem-se os seguintes métodos de ensino:


a) Método expositivo, com recurso a meios audiovisuais e indicação de bibliografia geral e específica, em aulas teóricas de apresentação das linhas de orientação teórica, analítica e metodológica da disciplina e de sistematização e problematização dos conteúdos programáticos;


b) Método activo em aulas teórico-práticas organizadas preferencialmente em torno da discussão colectiva sobre textos ou outros materiais de trabalho (visionamento de filmes, documentários, participação em conferências no âmbito dos temas tratados na disciplina, etc.); leitura, apresentação e discussão crítica de textos seleccionados em torno de autores, perspectivas e casos de aplicação empírica; e apresentação e discussão de exercícios desenvolvidos pelos alunos de forma individual e/ou em grupo;


c) Método interrogativo, transversal às aulas teóricas e teórico-práticas, de estímulo à participação activa dos estudantes no funcionamento da unidade curricular e com o objectivo de fomentar e desenvolver atitudes de problematização, raciocínio analítico, crítico e reflexivo sobre os temas tratados.

Avaliação



1. Avaliação Contínua: 2 Frequências (60%) + Exercício (40%) 


2. Avaliação por Exame Final:


a) Época Normal: 1 Exame (80%) + Exercício (20%) 


b) Época de Recurso: 1 Exame (80%) + Exercício (20%) 


c) Época Especial: 1 Exame (100%)

Bibliografia

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Equipa Docente