Teorias Sociológicas II
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos da unidade curricular e competências a desenvolver:
A unidade curricular visa apresentar e desenvolver de forma sintética e sistemática os principais paradigmas do pensamento sociológico. Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências específicas:
1 – capacidade para identificar pressupostos e principais contornos dos paradigmas e teorias de análise da sociologia
2 – capacidade de relacionar diferentes análises da realidade social com os paradigmas e teorias que as suportam
Conteúdos Programáticos
(c) Os domínios da análise sociológica
I-Escolas e desenvolvimentos no século XX
1. Funcionalismo e Estrutural funcionalismo
2. Interaccionismo simbólico e Escola de Chicago
3.Teoria Crítica e Escola de Frankfurt
II-Reformulações e Paradigmas de síntese
1. Pierre Bourdieu e a Teoria da prática
2. Anthony Giddens e a Teoria da estruturação
III Problemas e tendências recentes
1. Modernidade, pós-modernidade e teoria social
2. Sociedade de risco e transformações do político
3. Identidade e reflexividade social
4. Sociedade em rede e cidades globais
IV Novos (ou renovados) desafios da teoria social
Métodos de Ensino
Exposição de conteúdos programáticos, discussão no grupo da bibliografia fornecida.
Avaliação
1. Apresentação oral e discussão de textos fornecidos pela docente. Elaboração de um trabalho escrito sobre um autor/corrente teórica a concertar entre o aluno e a docente.
Bibliografia
GINER, Salvador (org.) (2003), Teoría Sociológica Moderna, Barcelona, Ariel.
RITZER, George (2001), Teoría Sociológica Moderna, Madrid, McGraw-Hill.
SCOTT, John (org.) (2006), Sociology: The Key Concepts, Londres, Routledge.
TURNER, Bryan S. (org.) (2002), Teoria Social, Miraflores, Difel.
TURNER, Jonathan H. (2003), The Structure of Sociological Theory, Belmont, Wadsworth Thomson Learning.
TURNER, Jonathan H. (org.) (2001), Handbook of Sociological Theory, New York, Kluwer Academic.
Nota: ao longo do semestre serão facultados aos estudantes textos de trabalho, para análise e debate em sala de aula, bem como textos complementares.
Equipa Docente
- Bruno Miguel de Almeida Dionísio [responsável]