2023

Sociologia da Paz e dos Conflitos

Nome: Sociologia da Paz e dos Conflitos
Cód.: SOC02298L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Pretende compreender o contributo da sociologia na análise das dinâmicas do conflito coletivo e sua prevenção no contexto internacional em torno dos domínios da defesa, segurança e desenvolvimento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno no final Unidade Curricular tenha conseguido atingir os seguintes objectivos de aprendizagem:


a)     Compreender como as recentes e profundas alterações na cena internacional colocaram em causa, e de um modo inesperado, a ordem existente e geraram em elevado grau, factores de instabilidade e de incerteza com evidente impacte nos domínios da segurança e da defesa;


 


b)     Identificar e sistematizar os múltiplos aspectos (sociológicos, militares, jurídicos e psicológicos) da Guerra, com vista a indagar as causas, decurso e efeito das guerras e conflitos armados;


 


c)     Analisar como as principais características da actual conjuntura internacional e os conceitos político - estratégicos recentemente adoptados impõem às forças militares novas exigências;


 


d)      Analisar a alteração do uso da força nas relações internacionais, com a missão de conservar a paz, e consequente capacidade de produção teórica dos Estudos para a Paz.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: Questões Introdutórias


 Esquema conceptual da disciplina. Os conceitos fundamentais e sua inter-ligação.


Enquadramento global da problemática dos fenómenos da paz e dos conflitos num contexto internacional. 


 


Módulo 2: Estado, Poder e Violência


A globalização e as novas formas de conflitualidade


O papel do Estado e outros actores do sistema internacional


O poder político e poder militar em democracia


A política de defesa como política interdepartamental


Instituição Militar, Sociedade e Poder Político


 


Módulo 3: Geopolítica da Paz e dos Conflitos


 Poder, geografia e conflitos na época actual


Novas e velhas guerras


Principais zonas de tensão e conflito no actual sistema internacional


  Guerra e Paz nas Relações internacionais: o uso da violência e a “Agenda para a Paz”


 


Módulo 4: As novas formas de guerra e a violência sem fronteiras


As ameaças militares


As ameaças não militares à segurança


Tendências dos conflitos contemporâneos


A transnacionalização da defesa e da segurança e os sistemas de segurança colectiva


Redefinição das estratégias de actuação e missões das forças envolvidas


 


Módulo 5: Horizontes da investigação sobre a paz e a guerra


Breve balanço da história da investigação para a paz, situação actual e perspectivas futuras: da polemologia à irenologia.


Principais teorias sobre a origem da guerra;


Modelos de relacionamento entre a segurança internacional e a manutenção da paz.

Métodos de Ensino

METODOLOGIA
I. Exposição oral, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, artigos de investigação, textos em revistas da especialidade
II. Exercícios práticos em sala de aula.
III. Exercício de trabalho fora de aula (Trabalho de Grupo) acompanhado pelo docente.
IV. Participação de convidados para a dinamização das sessões

AVALIAÇÃO
1 - Avaliação contínua: Prova escrita de conhecimentos (45%);trabalho de aplicação prática (40%); 3) outros elementos de avaliação (exercícios realizados em e fora da sala de aula, relatórios sobre apresentação de filmes e relatórios de conferências realizadas) (15%)
2 - Avaliação por exame: Prova escrita de conhecimentos (100%).

Avaliação

 


O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas:


a)     A avaliação contínua pressupõe a realização dos seguintes momentos de avaliação: 1) 1ª prova escrita de frequência; 2) 2ª prova escrita de frequência; 3) outros elementos de avaliação (exercícios realizados em sala de aula, relatórios dsobre apresentação de filmes e relatórios de conferências realizadas)


b)      A avaliação final faz-se através de uma prova escrita de exame (abrange a totalidade da matéria).


No que respeita à assiduidade, salvo as situações estatutariamente previstas, o aluno está obrigado a frequentar 75% das aulas efectivamente leccionadas (15 semanas), sob pena de não poder submeter-se à avaliação.


    






























Modalidade de   avaliação



Elementos de   avaliação



Peso na média final



Contínua



1.ª prova de frequência



40%



2.ª prova de frequência



40%



Outros elementos de avaliação



20%



Final



Prova de exame



100%




 


 

Bibliografia

BALTAZAR, M(2005), As Forças Armadas Portuguesas-desafios numa sociedade em mudança, Lx:Ed Caleidoscópio.
BALTAZAR, M(2007) "(Re)Pensar a Sociologia dos Conflitos", Nação e Defesa, IDN, 116:157-185.
CASTELLS M e SERRA, N (eds) (2003), Guerra y Paz en siglo XXI, Barcelona: Tusquets Ed.
HARBOM, L., et all(2006) "Armed Conflict and Peace Agreements", Journal of Peace Research, 5: 617-631.
MACDOUGALL; ENDER.(2003),Teaching the sociology of peace, war, and social conflict,NY: ASA.
MALESEVIC, S.(2017), The Rise of Organized Brutality: A Historical Sociology of Violence. Cambridge University Press.
SRIRAM C., ORTEGA, O., & HERMAN, J. (2014). War, Conflict and Human rights: theory and practice. Abingdon: Routdlege.
TSCHIRGI, N.(2014). Construção da paz: a interface entre abordagens nacionais e internacionais. Rev.Cªas Sociais, 104:21-44.
WEBEL, C. P. (2012). Thinking peace. In C. P. Webel, & J. Johansen (Eds.), Peace and Conflict Studies. A Reader. (65-74). Londres / Nova Iorque: Routledge.

Equipa Docente