2024
Sociologia da Paz e dos Conflitos
Nome: Sociologia da Paz e dos Conflitos
Cód.: SOC02298L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Pretende compreender o contributo da sociologia na análise das dinâmicas do conflito coletivo e sua prevenção no contexto internacional em torno dos domínios da defesa, segurança e desenvolvimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno no final Unidade Curricular tenha conseguido atingir os seguintes objectivos de aprendizagem:
a) Compreender como as recentes e profundas alterações na cena internacional colocaram em causa, e de um modo inesperado, a ordem existente e geraram em elevado grau, factores de instabilidade e de incerteza com evidente impacte nos domínios da segurança e da defesa;
b) Identificar e sistematizar os múltiplos aspectos (sociológicos, militares, jurídicos e psicológicos) da Guerra, com vista a indagar as causas, decurso e efeito das guerras e conflitos armados;
c) Analisar como as principais características da actual conjuntura internacional e os conceitos político - estratégicos recentemente adoptados impõem às forças militares novas exigências;
d) Analisar a alteração do uso da força nas relações internacionais, com a missão de conservar a paz, e consequente capacidade de produção teórica dos Estudos para a Paz.
a) Compreender como as recentes e profundas alterações na cena internacional colocaram em causa, e de um modo inesperado, a ordem existente e geraram em elevado grau, factores de instabilidade e de incerteza com evidente impacte nos domínios da segurança e da defesa;
b) Identificar e sistematizar os múltiplos aspectos (sociológicos, militares, jurídicos e psicológicos) da Guerra, com vista a indagar as causas, decurso e efeito das guerras e conflitos armados;
c) Analisar como as principais características da actual conjuntura internacional e os conceitos político - estratégicos recentemente adoptados impõem às forças militares novas exigências;
d) Analisar a alteração do uso da força nas relações internacionais, com a missão de conservar a paz, e consequente capacidade de produção teórica dos Estudos para a Paz.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1: Questões Introdutórias
Esquema conceptual da disciplina. Os conceitos fundamentais e sua inter-ligação.
Enquadramento global da problemática dos fenómenos da paz e dos conflitos num contexto internacional.
Módulo 2: Estado, Poder e Violência
A globalização e as novas formas de conflitualidade
O papel do Estado e outros actores do sistema internacional
O poder político e poder militar em democracia
A política de defesa como política interdepartamental
Instituição Militar, Sociedade e Poder Político
Módulo 3: Geopolítica da Paz e dos Conflitos
Poder, geografia e conflitos na época actual
Novas e velhas guerras
Principais zonas de tensão e conflito no actual sistema internacional
Guerra e Paz nas Relações internacionais: o uso da violência e a ?Agenda para a Paz?
Módulo 4: As novas formas de guerra e a violência sem fronteiras
As ameaças militares
As ameaças não militares à segurança
Tendências dos conflitos contemporâneos
A transnacionalização da defesa e da segurança e os sistemas de segurança colectiva
Redefinição das estratégias de actuação e missões das forças envolvidas
Módulo 5: Horizontes da investigação sobre a paz e a guerra
Breve balanço da história da investigação para a paz, situação actual e perspectivas futuras: da polemologia à irenologia.
Principais teorias sobre a origem da guerra;
Modelos de relacionamento entre a segurança internacional e a manutenção da paz.
Esquema conceptual da disciplina. Os conceitos fundamentais e sua inter-ligação.
Enquadramento global da problemática dos fenómenos da paz e dos conflitos num contexto internacional.
Módulo 2: Estado, Poder e Violência
A globalização e as novas formas de conflitualidade
O papel do Estado e outros actores do sistema internacional
O poder político e poder militar em democracia
A política de defesa como política interdepartamental
Instituição Militar, Sociedade e Poder Político
Módulo 3: Geopolítica da Paz e dos Conflitos
Poder, geografia e conflitos na época actual
Novas e velhas guerras
Principais zonas de tensão e conflito no actual sistema internacional
Guerra e Paz nas Relações internacionais: o uso da violência e a ?Agenda para a Paz?
Módulo 4: As novas formas de guerra e a violência sem fronteiras
As ameaças militares
As ameaças não militares à segurança
Tendências dos conflitos contemporâneos
A transnacionalização da defesa e da segurança e os sistemas de segurança colectiva
Redefinição das estratégias de actuação e missões das forças envolvidas
Módulo 5: Horizontes da investigação sobre a paz e a guerra
Breve balanço da história da investigação para a paz, situação actual e perspectivas futuras: da polemologia à irenologia.
Principais teorias sobre a origem da guerra;
Modelos de relacionamento entre a segurança internacional e a manutenção da paz.
Métodos de Ensino
METODOLOGIA
I. Exposição oral, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, artigos de investigação, textos em revistas da especialidade
II. Exercícios práticos em sala de aula.
III. Exercício de trabalho fora de aula (Trabalho de Grupo) acompanhado pelo docente.
IV. Participação de convidados para a dinamização das sessões
V. Recurso à abordagem da aprendizagem por projeto.
AVALIAÇÃO
1 - Avaliação contínua: Prova escrita de conhecimentos (45%);trabalho de aplicação prática (30%); 3) outros elementos de avaliação (exercícios realizados em e fora da sala de aula, relatórios sobre apresentação de filmes e relatórios de conferências realizadas) (25%)
2 - Avaliação por exame: Prova escrita de conhecimentos (70%). Trabalho de aplicação prática (30%)
I. Exposição oral, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, artigos de investigação, textos em revistas da especialidade
II. Exercícios práticos em sala de aula.
III. Exercício de trabalho fora de aula (Trabalho de Grupo) acompanhado pelo docente.
IV. Participação de convidados para a dinamização das sessões
V. Recurso à abordagem da aprendizagem por projeto.
AVALIAÇÃO
1 - Avaliação contínua: Prova escrita de conhecimentos (45%);trabalho de aplicação prática (30%); 3) outros elementos de avaliação (exercícios realizados em e fora da sala de aula, relatórios sobre apresentação de filmes e relatórios de conferências realizadas) (25%)
2 - Avaliação por exame: Prova escrita de conhecimentos (70%). Trabalho de aplicação prática (30%)
Avaliação
O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas:
1 - Avaliação contínua: Prova escrita de conhecimentos (45%);trabalho de aplicação prática (30%); 3) outros elementos de avaliação (exercícios realizados em e fora da sala de aula, relatórios sobre apresentação de filmes e relatórios de conferências realizadas) (25%)
2 - Avaliação por exame: Prova escrita de conhecimentos (70%). Trabalho de aplicação prática (30%)
No que respeita à assiduidade, salvo as situações estatutariamente previstas, o aluno está obrigado a frequentar 75% das aulas efectivamente leccionadas (15 semanas), sob pena de não poder submeter-se à avaliação.
1 - Avaliação contínua: Prova escrita de conhecimentos (45%);trabalho de aplicação prática (30%); 3) outros elementos de avaliação (exercícios realizados em e fora da sala de aula, relatórios sobre apresentação de filmes e relatórios de conferências realizadas) (25%)
2 - Avaliação por exame: Prova escrita de conhecimentos (70%). Trabalho de aplicação prática (30%)
No que respeita à assiduidade, salvo as situações estatutariamente previstas, o aluno está obrigado a frequentar 75% das aulas efectivamente leccionadas (15 semanas), sob pena de não poder submeter-se à avaliação.
Bibliografia
BALTAZAR, M(2005). As Forças Armadas Portuguesas-desafios numa sociedade em mudança. Caleidoscópio.
BALTAZAR. M(2007). "(Re)Pensar a Sociologia dos Conflitos", Nação e Defesa, IDN, 116:157-185.
BARASH,D. P., WEBEL, C.P. (2021), Peace and Conflict Studies (5ª ed). Sage Publishers.
CROISSANT, A., KUEHN, D. & PION-BERLIN, D. (2024). Research Handbook on Civil?Military Relation. Edward Elgar Publishing.
HARBOM, L., et all(2006) "Armed Conflict and Peace Agreements", Journal of Peace Research, 5: 617-631.
MACDOUGALL; ENDER.(2003),Teaching the sociology of peace, war, and social conflict,NY: ASA.
MALESEVIC, S.(2017), The Rise of Organized Brutality: A Historical Sociology of Violence. Cambridge University Press.
SRIRAM C., ORTEGA, O., & HERMAN, J. (2014). War, Conflict and Human rights: theory and practice. Abingdon: Routdlege.
WEBEL, C. P. (2012). Thinking peace. In C. P. Webel, & J. Johansen (Eds.), Peace and Conflict Studies. A Reader. (65-74). Londres / Nova Iorque: Routledge.
BALTAZAR. M(2007). "(Re)Pensar a Sociologia dos Conflitos", Nação e Defesa, IDN, 116:157-185.
BARASH,D. P., WEBEL, C.P. (2021), Peace and Conflict Studies (5ª ed). Sage Publishers.
CROISSANT, A., KUEHN, D. & PION-BERLIN, D. (2024). Research Handbook on Civil?Military Relation. Edward Elgar Publishing.
HARBOM, L., et all(2006) "Armed Conflict and Peace Agreements", Journal of Peace Research, 5: 617-631.
MACDOUGALL; ENDER.(2003),Teaching the sociology of peace, war, and social conflict,NY: ASA.
MALESEVIC, S.(2017), The Rise of Organized Brutality: A Historical Sociology of Violence. Cambridge University Press.
SRIRAM C., ORTEGA, O., & HERMAN, J. (2014). War, Conflict and Human rights: theory and practice. Abingdon: Routdlege.
WEBEL, C. P. (2012). Thinking peace. In C. P. Webel, & J. Johansen (Eds.), Peace and Conflict Studies. A Reader. (65-74). Londres / Nova Iorque: Routledge.