2022

Marketing I

Nome: Marketing I
Cód.: GES2325L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:


Trata-se de uma unidade curricular onde se pretende:



  • dar a conhecer aos alunos um conjunto de noções e intuições sobre o conceito de Marketing e a sua aplicação nas organizações;

  • aprender a elaborar a análise de diagnóstico,

  • aprender a estabelecer objetivos de marketing,

  • aprender a selecionar o mercado alvo e a escolher o posicionamento.


 


Os objetivos serão atingidos através de aulas teórico-práticas, leituras e discussões de casos.


Competências:


Esta unidade curricular irá permitir aos alunos obter competências aos seguintes níveis:



  • competências intelectuais


o   capacidade de trabalho em equipa;


o   auto-organização de desempenho;


o   iniciativa e espírito empreendedor;


o   capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas;


o   capacidade de gestão em tempo oportuno.



  • competências práticas


o   capacidade de realização de uma análise de situação


o   capacidade para realizar seleção de mercados


o   capacidade para trabalhar o posicionamento de um produto


o   capacidade de abstração, intuição criativa e espírito crítico.



  • competências interpessoais


o   capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e receção de ideias e informações;


o   capacidade de crítica e de autocrítica;


o   capacidade de raciocínio transdisciplinar e integrado;


o   capacidade para interpretar a informação;


o   integrar equipas de trabalho.


 



  • competências instrumentais


    • capacidade de implementação e utilização das tecnologias de informação e de comunicação de suporte à estratégia de marketing;

    • trabalhar uma língua estrangeira em inglês.


Conteúdos Programáticos

1.    Introdução


1.1.   Conceito de Marketing e sua evolução


1.2.   O papel do Marketing nas organizações


1.3.   Formas de organização da função Marketing nas Organizações


 


2.    A Estratégia de Marketing


2.1.   Elaboração da estratégia de Marketing


2.2.   Análise do Meio Envolvente, do Mercado, do Consumidor e da Concorrência


2.3.   Análise Interna


2.4.   Análise SWOT


2.5.   A fixação de objetivos de Marketing


 


3.    Opções Estratégicas Fundamentais


3.1.   Critérios e metodologia de segmentação


3.2.   Estratégias de segmentação


3.3.   Formas de seleção do mercado-alvo


 


3.4.   Diferenciação e posicionamento da oferta

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias:
* 1 tempo letivo, teórico-prático de 2h por semana;
* Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* Resolução e discussão de casos e exercícios práticos em sala de aula;
* Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* Visualização de filmes relacionados com os temas estudados.
* Realização de trabalhos em grupo dentro da sala e fora da sala de aula;
* 1 frequência com consulta.
Nota final AC=TGSA1 5%+TGSA2 5%+TGSA3 5%+ AP ideias 5%+ AP1 5%+AP2 5%+35% TG plano+35% frequência.
Nota Final Exame e Exame recurso= TGSA1 5%+TGSA2 5%+TGSA3 5%+85% exame ou 100% o exame
Nota mínima em cada componente de avaliação 7 valores

Bibliografia

Armstrong, Gary. (2009). "Principles of Marketing". Hardcover, Prentice-Hall, 13ed.
Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação.
Ferrel, O.C.; Hantline, M. (2011). "Marketing strategy". New York : South Western, Pearson, 5ed.
Kotler, Philip; Keller; Kevin. (2013). Administração De Marketing. Prentice-Hall, 14ª Edição
Kerin, R.A; Hartley, S.W; Berkowitz, E.N; Rudelius, W. (2008). Marketing. Tradução da 8ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill – Interamericana do Brasil (3)