2023

Processos Criativos e Novos Paradigmas II

Nome: Processos Criativos e Novos Paradigmas II
Cód.: VIS12794L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Auto-Avaliação dos Processos Criativos Individuais
Novos Paradigmas e Capacidade de Ampliar Níveis Visionários
Conhecimento Atualizado sobre Novos Paradigmas de Liderança, Cidadania & Criatividade visando a Construção de Comunidades Futuristas
Novos Palcos & Novos Propósitos para a Arte no Planeta

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar as novas gerações de conhecimento vivencial e atualizado sobre Novos Paradigmas de Liderança (Empowering
Next Gen).
Expandir os horizontes em relação a Novos Palcos da Arte no Planeta.
Explorar abordagens Multidimensionais no âmbito dos Processos Criativos Evolucionários.

Conteúdos Programáticos

Novos Paradigmas num Planeta em Mudança
Aprofundamento
Novos Paradigmas de Liderança
• Liderança para a Transformação Peter Merry
• Movimentos de Transição (Transition Network)
• Holocracia
Novos Palcos da Arte
• Arte Visionária em Eco-aldeias
• Arte Visionária em Festivais
Processos Criativos num Planeta em Mudança
Aprofundamento
Processos Criativos e Múltiplos Níveis de Consciência
• Percepção e Matriz AQAL (Ken Wilber)
• Múltiplas Perspectivas
• Os Níveis de Desenvolvimento Cultural
Spiral Dynamics Evolução em Espiral

Métodos de Ensino

Haverá uma articulação estreita entre a Descoberta de Novos Paradigmas para o Desenvolvimento Pessoal,
Social e Sistémico e a respectiva Experimentação Prática. Os alunos serão incentivados a desenvolverem uma
atitude pró-ativa, participativa e experimental através de exercícios e de práticas criativas regulares.
A avaliação é continua, realizada nas aulas, ao longo do semestre, através da apresentação de exercícios criativos
regulares, da pró-atividade e da apresentação de um Projeto no final do Semestre e da elaboração de 1
DIÁRIO DE BORDO contendo um estudo reflexivo aprofundado sobre o percurso realizado no âmbito desta Unidade
Curricular.
Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são
avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso, que apreciará globalmente
o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação final quantitativa.

Época Normal (avaliação contínua + avaliação final)
Nota de Avaliação Contínua (60%)
- 50% assiduidade
- 50% exercícios práticos sob a forma de pequenos circuitos (feitos em aula)
Nota de Avaliação Final (40%)
- Avaliação de Júri.

Bibliografia

COMBS, Allan Art and the Evolution of Consciousness, Eros & Kosmos Online Magazine
http://eroskosmos.org/english/art-and-evolution-of-consciousness/
GOSWAMI, Amit PhD (2014), Quantum Creativity, Hay House.
GREY, Alex (2001), The Mission of Art.
LALOUX, Frederic (2016), Reinventing Organizations – An Illustrated Invitation to join the Conversation on Next-Stage Organizations, Milton Keynes: Nelson Parker.
MERRY, Peter (2013), Evolutionary Leadership – Integral Leadership for an Increasingly Complex World, Kindle Edition, Integral Publishers.
SAGE, Amanda (2013) Visionary and Interdimensional Art
http://inspirationfeed.com/inspiration/illustrations/visionary-and-interdimensional-art-by-amanda-sage/
SOARES, Paula (2007), “Criatividade e Consciência para o Século 21: Uma Poética da Alma”
http://hdl.handle.net/10174/1330

Equipa Docente