2023

Tecnologias dos Novos Media III

Nome: Tecnologias dos Novos Media III
Cód.: VIS12786L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arte Multimédia

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta disciplina pretende fornecer aos alunos uma plataforma intermédia sólida na criação de programas
gráficos e sonoros artísticos.
Os alunos terão uma ampla introdução aos conceitos elementares na criação de programas que aplicarão na
construção de exercícios e de um projecto final individual.
O aluno será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolver problemas artísticos através da
programação do computador.
Será utilizada a linguagem de programação Processing para ilustrar os conceitos abordados.
No final da disciplina, pretende-se que os alunos possuam as ferramentas necessárias para criar programas
gráficos e sonoros artísticos no computador, na internet e em plataformas móveis.

Conteúdos Programáticos

1. Criação de programas Java através do Processing.
2. Revisões dos elementos essenciais de código : variáveis, condições, ciclos , matrizes, funções. Introdução a
elementos de código avançados: arraylists, vectors, hasmaps. Saber interligar os elementos de código na
construção de um programa.
3. Dominar as coordenadas da janela gráfica, sistemas de cores e as primitivas gráficas 2d e 3d essenciais: ponto,
linha, rectângulo, elipse; cubo, esfera. Criação de formas gráficas arbitrárias a partir da especificação de
vértices. Síntese e manipulação de som.
4. Análise de movimentos de formas gráficas / animação por código. Introdução a simulações físicas com
detecções de distâncias entre objectos: gravidade, molas, colisões simples, sistemas de partículas, enxames.
5. Domínio da programação orientada por objectos. Noções de classes, objectos, polimorfismo.
6. Criação de programas dotados de análise e interacções de dados de entrada: rato, teclado, som, vídeo,
sensores.
7. Visão por computador, análise de som, leitura de sensores, introdução à computação física.
8. Uso do Processing para criação de programas gráficos que executam no computador como aplicações, em
páginas HTML como javascript, apps em dispositivos móveis.

Métodos de Ensino

O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
– Classificação Final: soma de a), b) e c).

2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
– Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

IGOE, T. (2007). “Making Things Talk”, New York: O’Reilly.
NOBLE, J. (2009). “Programming Interactivity”, New York: O’Reilly.
REAS, C., FRY, B, (2007).“Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists”',
Massachussets: The MIT Press.
ROADS, C. (1999). “The Computer Music Tutorial”, Massachussets: The MIT Press.
SHIFFMAN, D. (2008). “Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and
Interaction”, New York: Morgan Kaufmann.
WOO, M., NEIDER, J., DAVIS, T., SHREINER, D. (1999). “OpenGL Programming Guide: The Official Guide to
Learning OpenGL”. Chicago: Addison-Wesley.