2023

Processos Criativos e Novos Paradigmas I

Nome: Processos Criativos e Novos Paradigmas I
Cód.: VIS12781L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar as Novas Gerações de alunos de conhecimento vivencial e actualizado sobre Novos Paradigmas na Educação.
Aquisição de Competências de Ampliação de Horizontes em relação a Novos Palcos da Arte no Planeta.
Explorar e Integrar Múltiplas Perspectivas e Abordagens Multidimensionais no âmbito do Desenvolvimento de
Processos Criativos.

Conteúdos Programáticos

Novos Paradigmas num Planeta em Mudança

Introdução
• Novos Paradigmas na Educação
• Educação Vivencial
• Educação centrada nos alunos (Student Centered Education)
• Ken Robinson, Changing Education Paradigms

Novos Palcos da Arte
• Performances Planetárias
• Arte Urbana Visionária

Processos Criativos num Planeta em Mudança
Introdução
• Processos Criativos e Múltiplos Níveis de Consciência
• Processos Criativos e Relações Multidimensionais
• Poetics of the Soul - Criador - Obra-Espelho - Perceptor

Percepção e Matriz AQAL (Ken Wilber)
• Múltiplas Perspectivas
• Os Quadrantes
• As Linhas de Desenvolvimento – Inteligências Múltiplas

Métodos de Ensino

Haverá uma articulação estreita entre a Descoberta de Novos Paradigmas para o Desenvolvimento Pessoal,
Social e Sistémico e a respectiva Experimentação Prática. Os alunos serão incentivados a desenvolverem uma
attitude pró-activa, participativa e experimental através de exercícios e de práticas criativas regulares.

A avaliação é continua, realizada nas aulas, ao longo do semestre, através da apresentação de exercícios criativos
regulares, da pró-atividade e da apresentação de um Projeto no final do Semestre e da elaboração de 1
DIÁRIO DE BORDO contendo um estudo reflexivo aprofundado sobre o percurso realizado no âmbito desta Unidade
Curricular.
Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são
avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso, que apreciará globalmente
o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação final quantitativa.

Época Normal (avaliação contínua + avaliação final)
Nota de Avaliação Contínua (60%)
- 50% assiduidade
- 50% exercícios práticos sob a forma de pequenos circuitos (feitos em aula)
Nota de Avaliação Final (40%)
- Avaliação de Júri (equivale a Exame Final).

Bibliografia

Combs, Allan Art and the Evolution of Consciousness, Eros & Kosmos Online Magazine
http://eroskosmos.org/english/art-and-evolution-of-consciousness/
DIÁRIOS DE BORDO – INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS – PÓLO DOS LEÕES
http://arte-y-consciencia.blogspot.pt/2010/07/inteligencias-multiplas-diarios-de.html
Esbjorn-Hargen. Sean An Overview of Integral Theory – An All-Inclusive Framework for the 21st Century,
http://integraleurope.org/wp-content/uploads/2013/05/IT_3-2-2009.pdf
Robinson, K.(2010). Changing Education Paradigms. https://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U
Soares, P. (2007). Criatividade e Consciência para o Século 21: Uma Poética da Alma
http://hdl.handle.net/10174/1330
Wilberg, K. (1999). “In the Eye of the Artist” in The Collected Works of Ken Wilber, vol. 4. Boston and London:
Shambhala, pp. 371-381.
Williams, R.; Newton, J. (2007). Visual Communication . Integrating Media, Art and Science.

Equipa Docente