2023

Metodologia da Prática Profissional I

Nome: Metodologia da Prática Profissional I
Cód.: VIS12768L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Globalmente facultar aos alunos
- Informação, estudo e experiência que os auxiliem a organizarem-se de um modo determinado – o método –
visando um conjunto de conhecimentos, capacidades e competências, que podem ser directamente aplicados,
ao longo da vida profissional, na concretização do trabalho, com vantagens operacionais e competitivas.
- Organização e estruturação do estudo e trabalho para a criação de competências de prática profissional
artística, visando a penetração no universo contemporâneo do mercado da cultura.

Objectivos específicos
- Aquisição de conhecimento em métodos de trabalho e de planeamento.
- Estudar lógicas, regras e modos de conceber e desenvolver ideias.
- Capacitar a operacionalidade em método de projectos artísticos.
- Estudar os aspectos da identidade.
- Necessidades organizacionais para implementar e comunicar as ideias.
- Exercitação prática que cria aptidões que permitem conceber e executar.
- Caracterizar acções que permitem responder à penetração no mercado de trabalho.
- Capacitar a produção de trabalhos qualificados em práticas artísticas.
- Identificar oportunidades e capacitar-se no sentido do concretizar.

Conteúdos Programáticos

Instrumentos para formalização de intenções ou ideias
- Métodos de trabalho e planeamento.
- Normas.
- Programação, planificação e calendarização dos objectivos a atingir e das acções para os alcançar.
- Informação e sua organização.

Método de projecto
- Problema.
- Contextualização.
- Ficção/Validação.
- Comunicação.
- Construção.
- Usufruição.
- Análise de Resultados

Funcionamento de uma organização
- Organização funcional:
a) Produção;
b) Transacção;
c) Financeira;
d) Operacional.
- Funcionamento de equipa – treino da eficácia na organização.
- Valor do trabalho:
a) Empreendedorismo;
b) Plano de negócio.
c) Clientes:
d) Público-alvo;
e) Promoção.

Suportes de comunicação e implementação
- Identidade.
- Imagem.
- Marketing:
a) Exposições;
b) Acções de media.

Mapeamento do mercado da cultura em Portugal e internacionalmente
- Reconhecimento de instituições.
- Programas de financiamento.
- Acções artísticas.
- Bolsas.

Métodos de Ensino

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta resulta da soma de a) e b).

Bibliografia

Amabile, T. M. (1998). How to Kill Creativity, Harvard Business Review. Sep-Oct, 1998 Boston: Harvard University,
pp. 77-87.
Benhamou, F. (1996). L’Économie de la Culture. Paris: Édition La Decouverte.
Le Codiac, Y.-F. (1998). Le besoin d'information : formulation, négociation, diagnostic. Paris: ADBS édition.
Loureiro, J. L. (2009). Introdução a Um Método. Évora: UÉ-DAV (repositório científico da UÉ).
O’Hagan, J. (1998). The State and the Arts. An Analysis of Key Economic Policy Issues in Europe and the United
States. Massachusetts : Edward Elgar Publishing Ltd..
Poli, F. (1976). Producción Artística Y Mercado. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Convenção de Berna para a Protecção das Obras Literárias e Artísticas.
Convenção Universal sobre o Direito de Autor.
Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
(Caso tenham dificuldade na consulta da bibliografia, poderão solicitá-la ao docente pois este dispõe duma
parte dos títulos referidos)

Equipa Docente