2023

Artes Plásticas IV

Nome: Artes Plásticas IV
Cód.: VIS12763L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação,
análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade
e de modelos conceptuais e materiais.
A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade
avançado e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística.
a. Capacidade de analisar imagens e textos;
b. Ser capaz de identificar e conhecer o significado conceitos abordados;
c. Saber interpretar e reinterpretar as referências, os processo e métodos;
d. Formular e propor de forma correta e articulada as ideias;
e. Saber distinguir os processos e métodos explorados;
f. Desenvolver a capacidade operativa e de exploração dos diferentes suportes e instrumentos.
g. Utilizar adequadamente o vocabulário das artes plásticas;
h. Criar e articular uma linguagem própria;
i. Saber argumentar e defender o seu trabalho.

Conteúdos Programáticos

Os conhecimentos, aptidões e competências a alcançar desenvolvem-se num nível de complexidade avançada e
vão refletir o grau de aprendizagem, cuja estratégia pedagógica incide sobre as áreas da pintura e da escultura,
com particular destaque para a sua interligação com base nas tendências plásticas contemporâneas.

Conteúdos programáticos orientados para as temáticas a desenvolver:
1. Investigação técnica, plástica e crítica em Artes Plásticas;
2. Novas abordagens e tendências estéticas;
3. Meios operativos da linguagem escultórica e pictórica;
4. Materiais, suportes e instrumentos;
5. Elementos estruturais da linguagem escultórica e pictórica
6. Instalação;
7. Site-specific.

Métodos de Ensino

Para um ensino/aprendizagem profícuos são aplicados preferencialmente métodos ativos que contribuam e
reforcem o envolvimento, a análise, a elaboração e capacidade crítica dos estudantes mediante o debate,
acompanhamento individual do trabalho prático, exposições de enquadramento teórico, visionamento e debate
de material de comunicação audiovisual, iconográfico e bibliográfico relevante, participação em workshops e
visitas de estudo que se enquadrem nos conteúdos programáticos da unidade curricular.
Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são
avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso, que apreciará globalmente
o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação final quantitativa.
A avaliação valoriza o processo e resultados do trabalho prático realizado de acordo com os critérios definidos
no programa da unidade curricular. A avaliação valoriza outros parâmetros como: a assiduidade, a motivação e
o desempenho do aluno, bem como a sua evolução, tendo em conta o nível de autonomia reflexiva, técnica e
criativa.

Época Normal (avaliação contínua + avaliação final)
Nota de Avaliação Contínua (60%)
- 50% assiduidade
- 50% exercícios práticos sob a forma de pequenos circuitos (feitos em aula)
Nota de Avaliação Final (40%)
- Avaliação de Júri.

Bibliografia

Collins, J. (2007). Sculpture Today. London: Phaidon Press Limited.
Gil, J. (2010). A Arte Como Linguagem. Lisboa: Relógio D’Água.
Harrison, C., Wood, P. (2003). Art in Theory 1900-2000. Cornwall: Blackwell.
Hopkins, D. (2000). After Modern Art 1945-2000. Oxford: Oxford University Press.
Rosenthal, M. (2003). Understanding Installation Art, from Duchamp to Holzer. London: Prestel.
Steiner, G. (2001). Grammars of Creation. London: Faber and Faber.