2023

Multimédia IV

Nome: Multimédia IV
Cód.: VIS12762L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arte Multimédia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo principal os estudantes aprenderem Modelação e Animação 3D
através do desenvolvimento de competências técnicas e conceptuais na criação de representações virtuais de
objectos, simulações, ambientes e personagens, na composição de cena e na animação.
Capacitar os estudantes para a produção de imagens, sequências ou ambientes para media convencionais,
novos media digitais ou cinema/video/animação.

Conteúdos Programáticos

1. Contextualização histórica. O 3D na arte contemporânea, “new media”/digital art.
2. Conceitos e ferramentas básicos.
3. Principais métodos e técnicas de modelação 3D.
4. Câmara, iluminação, materiais.
5. NURBS, funções, deformadores.
6. Métodos e técnicas de animação. -armação e articulação de esqueletos de personagens para animação
(rigging.)
7. Emissão de partículas, effectors, clonagem e aleatoriedade. -simulações dinamicas, gravidade, colisão,
tecido, soft bodies, c

Métodos de Ensino

O programa é encadeado numa série de exercícios práticos previamente calendarizados e pontuados por
exposições teóricas e visitas de estudo. A avaliação será contínua tendo em conta a assiduidade, a dedicação e
empenho do aluno, a capacidade imaginativa e criativa, o trabalho efectuado como resposta aos exercícios
propostos, e a evolução do aluno e o domínio de técnicas e conhecimentos ministrados pelo docente. Durante
o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são
avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso, que apreciará
globalmente o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação final quantitativa.

Época Normal (avaliação contínua + avaliação final)
Nota de Avaliação Contínua (60%)
- 50% assiduidade
- 50% exercícios práticos sob a forma de pequenos circuitos (feitos em aula)
Nota de Avaliação Final (40%)
- Avaliação de Júri.

Bibliografia

AKENINE-MOLLER, Tomas – Real –Time Rendering. USA: AK Peters/CRC Press, 2008.
BEANE, Andy - 3D Animation Essentials. Indianapolis: John Wiley & Sons, 2012.
BIRN, Jeremy - Digital Lighting and Rendering. Berkeley: New Riders, 2012.
CHOPINE, Ami - 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. USA: Focal
Press, 2011.
VAUGHAN, William - Digital Modeling. Berkeley: New Riders, 2012.