2023

Comunicação e Estudos Visuais I

Nome: Comunicação e Estudos Visuais I
Cód.: VIS12759L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A cadeira tem como objectivo principal introduzir o pensamento sobre a imagem na diversidade da sua natureza,
construção, organização, função e também no seu significado e funcionamento, no domínio quer da criação
artística quer da sociedade. Pretende dar a conhecer os processos da cultura e da comunicação visual enquanto
fenómenos de construção, apreensão, organização, representação e significação de sentidos e conteúdos da
produção humana, do conhecimento, e da sociedade.
Os alunos devem identificar a comunicação e os estudos visuais enquanto campos de conhecimento e prática
disciplinar, tendo presente diferentes correntes teóricas e estéticas e conhecer conceitos-noções de Imagem,
Visibilidade, Representação Visual, Experiência Visual, Perceção Visual, Figurável, Imaginário. Este conhecimento
visa, principalmente, a aquisição de ferramentas práticas que possibilitem aos alunos o exercício fundamentado
de análise, interpretação, composição e construção de objectos visuais diferenciados.

Conteúdos Programáticos

Comunicação e cultura visual - Um vasto campo de Teorias da Imagem.
O que é uma imagem?
Mensagens e contextos visuais: enquadramento histórico e cultural. Régis Debray e uma História do Olhar e da
Imagem.
Conceitos de linguagem, signo, ícone, sinal e símbolo. A imagem como «signo selvagem»
Elementos básicos da Comunicação Visual. Wassily Kandinsky e uma «ciência» da arte abstrata
«Gramáticas» para pensar regimes de visibilidade: polissemias e poliformas da imagem, extensão e significado
visual, e Níveis de Iconicidade.
Processos de reconhecimento visual, Teoria da Gestalt e interpretação compositiva.
A Cor - sistema e significado da Cor em Paul Klee.
Pensamento Visual, Construção Visual e Perceção Visual: «Modos de ver» de John Berg
Ferramentas de análise da imagem e sua significação: crítica das metodologias visuais segundo Gillian Rose.
Condições, efeitos e funcionamento social das imagens na contemporaneidade: intervisualidade, «regimes
escópicos» e iconologia crítica.

Métodos de Ensino

O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
– Classificação Final: soma de a), b) e c).

2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
– Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

Arnheim, R. (1998). Arte e percepçãoo visual. S. Paulo: PTL.
Berger, John (1972). Modos de Ver. Lisboa, Edições 70, 1996.
Dondis, Donis (2007) A Sintaxe da Linguagem Visual. Caráter e conteúdo do Alfabetismo Visual. São Paulo:
Martins Fontes.
Herman, A. (2017). Visual intelligence. Boston: Eamon Dolan Mariner.
Guerin, Frances (2015), On Not Looking: The Paradox of Contemporary Visual Culture (Routledge Advances in Art and Visual Studies Book 11), Routledge.
Joly, Martine (1994). Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70, 1999.
Lechte, John (2012), Genealogy and Ontology of the Western Image and its Digital Future (Routledge Advances in Art and Visual Studies Book 3), Routledge.
Mitchell, W. J. T. (2006), What Do Pictures Want?: The Lives and Loves of Images, University of Chicago Press.
Mirzoeff, Nicholas (ed.) (1998). The Visual Cultural Reader. New York: Routledge, 2001.
Ohrt, Roberto & Axel Heil (2020), Aby Warburg: Bilderatlas Mnemosyne – the Original, Hatje Cantz Verlag.

Equipa Docente