2023

Artes Plásticas III

Nome: Artes Plásticas III
Cód.: VIS12758L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação,
análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade
e de modelos conceptuais e materiais.
A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem progressivamente num nível de complexidade
intermédia e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística.
a. Capacidade de analisar imagens e textos;
b. Ser capaz de identificar e conhecer o significado conceitos abordados;
c. Saber interpretar e reinterpretar as referências, os processo e métodos;
d. Formular e propor de forma correta e articulada as ideias;
e. Distinguir os processos e métodos explorados;
f. Desenvolver a capacidade operativa e de exploração dos diferentes suportes e instrumentos;
g. Desenvolver a capacidade de conceber e concretizar trabalhos com uma linguagem híbrida – 2D e 3D;
h. Utilizar adequadamente o vocabulário das artes plásticas;
i. Criar e articular uma linguagem própria;
j. Saber argumentar e defender o seu trabalho.

Conteúdos Programáticos

Os conhecimentos, aptidões e competências a alcançar desenvolvem-se num patamar de complexidade intermédio
e vão refletir o grau de aprendizagem, cuja estratégia pedagógica incide sobre as áreas da pintura e da
escultura, com particular destaque para a sua interligação com base nas tendências plásticas contemporâneas.
Conteúdos programáticos orientados para as temáticas a desenvolver:
1. Pesquisa técnica, plástica e crítica em Artes Plásticas;
2. Novas abordagens e tendências estéticas;
3. Meios operativos da linguagem escultórica e pictórica;
4. Conceptuais, materiais, suportes e instrumentos;
5. Elementos estruturais da linguagem escultórica e pictórica.
5. Materiais artísticos não convencionais;
6. Assemblagem, apropriação.

Métodos de Ensino

Métodos ativos que contribuam e reforcem o envolvimento, a análise, a elaboração e capacidade crítica dos estudantes mediante: debates; acompanhamento individual; exposições de enquadramento teórico; visionamento de material de comunicação audiovisual, iconográfico e bibliográfico; workshops; visitas de estudo.

AVALIAÇÃO

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.

2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

Arnheim, R. (1991). Arte e percepção visual. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
Anfan, D. (2009). Anish Kapoor. Londo: Phaidon.
Battcock, G. (1977). La ideia como arte. Documentos sobre el arte conceptual. Barcelona: Gustavo Gili.
Grosenick, U.; Riemschneider, B. (2005). Art now. Colonia: Taschen.
Krauss, R. (1998). Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes.
Kultuurmann, U. (1968). The New Sculpture: environments and assemblage. London: Thames and Hudson.
Mumford, L. (1980). Arte e Técnica. Lisboa: Edições 70.
Panofsky, E. (1989). O Significado nas Artes Visuais. Lisboa: Editorial Presença.
Steiner, G. (2001). Grammars of Creation. London: Faber and Faber.