2024
Sociologia da Comunicação e dos Média
Nome: Sociologia da Comunicação e dos Média
Cód.: SOC02414L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Domínio da literacia mediática; conhecimento das Teorias da Comunicação e constituição das empresas mediáticas; capacidade de interpretar os processos de construção de conteúdos e veiculação mediática; conhecimento dos processos de implantação das NT a nível global; Implicações Sociais.
Conteúdos Programáticos
1? O Devir da Comunicação A Pirâmide dos Processos de Comunicação na SociedadeMASSA2? Conceitos e modelos O conceito de ?massa?CARACTERíSTICAS TIPIFICADAS DA COMUNICAÇAO DE MASSAMODELOS DE COMUNICAÇãO E TEORIASPERSPECTIVAS DA COM. DE MASSAOs mass media e o desenvolvimentoPERSPECTIVAS DE COMUNICAÇÃO: TRANSMISSÃO VS RITUALA Dissolução do conceito de massa3? A importância dos media: Uma História dos Media O nascimento da imprensa jornalísticaO CINEMANascimento da rádio e TvA Música gravada4? A Comunicação Mediática como Objecto de Estudo DEFINIÇÕES SOCIAIS DOS MEDIA ? IMAGEM PúBLICA DOS MEDIAI? Relações dos media com o Estado e a SociedadeII ? Valores sociais e culturais
III ? Características organizacionais e tecnológicasIV ? Condições de distribuição, recepção e utilizaçãoV ? Relação social entre emissor e receptorDefinição dos Novos MediaTeoria dos media e teoria da sociedade,Percepções dos papéis de mediaçãoOs efeitos do mercado 5? O Negócio dos Media I ? Os Lucros e o Interesse Público
II ? O Modelo da Esfera Pública
III? Porque é que a indústria dos media é diferente das outras?
IV ? O Crescimento dos MediaIVa) A Televisão
V ? A Estrutura Industrial e a Estratégia Corporativa: observando a emergência dos conglomeradosA premissa dos efeitos dos mediaUma tipologia dos processos de efeitos dos media
VI ?Tendências na Indústria dos media: As Mudanças Estruturais
VII ? A Negligência do Serviço Público
VIII ? Como o negócio dos media influencia a SociedadeEstudo do conteúdo dos mediaHegemoniaQualidadeCrítica do comercialismo dos media
O modelo de tecnologia e mudança cultural - Audiências e Concorrência pela AtençãoO MODELO DA ATENÇÃOOS DIVERSOS QUADROS SITUACIONAISO problema do Conceito de AudiênciaTipologias da audiênciaA Audiência como mercadoPrincipais objectivos da investigação de audiênciasAs principais dimensões da audiência A PUBLICIDADEA globalização da cultura ? Novos Media Electrónicos Novos ProcessosA TEORIA SOCIAL E OS NOVOS MEDIAA internet. O determinismo tecnológico dos mediaA emergência da sociedade da informaçãoNova base para uma teoria dos novos mediaTópicos para uma teoria dos novos mediaAs múltiplas lógicas da Comunicação de Massa
III ? Características organizacionais e tecnológicasIV ? Condições de distribuição, recepção e utilizaçãoV ? Relação social entre emissor e receptorDefinição dos Novos MediaTeoria dos media e teoria da sociedade,Percepções dos papéis de mediaçãoOs efeitos do mercado 5? O Negócio dos Media I ? Os Lucros e o Interesse Público
II ? O Modelo da Esfera Pública
III? Porque é que a indústria dos media é diferente das outras?
IV ? O Crescimento dos MediaIVa) A Televisão
V ? A Estrutura Industrial e a Estratégia Corporativa: observando a emergência dos conglomeradosA premissa dos efeitos dos mediaUma tipologia dos processos de efeitos dos media
VI ?Tendências na Indústria dos media: As Mudanças Estruturais
VII ? A Negligência do Serviço Público
VIII ? Como o negócio dos media influencia a SociedadeEstudo do conteúdo dos mediaHegemoniaQualidadeCrítica do comercialismo dos media
O modelo de tecnologia e mudança cultural - Audiências e Concorrência pela AtençãoO MODELO DA ATENÇÃOOS DIVERSOS QUADROS SITUACIONAISO problema do Conceito de AudiênciaTipologias da audiênciaA Audiência como mercadoPrincipais objectivos da investigação de audiênciasAs principais dimensões da audiência A PUBLICIDADEA globalização da cultura ? Novos Media Electrónicos Novos ProcessosA TEORIA SOCIAL E OS NOVOS MEDIAA internet. O determinismo tecnológico dos mediaA emergência da sociedade da informaçãoNova base para uma teoria dos novos mediaTópicos para uma teoria dos novos mediaAs múltiplas lógicas da Comunicação de Massa
Métodos de Ensino
O processo de ensino e aprendizagem será organizado com base em sessões teórico-práticas.
I. Na dinâmica das sessões prevê-se a utilização de exercícios de análise e discussão de textos, videos (e outros formatos) e/ou dinamização de parte das sessões pelos alunos, a partir de material pré-selecionado pelo responsável da UC.
II. Nas sessões coletivas, em sala de aula e além da mesma, os alunos podem ser chamado a colaborar e a desenvolver trabalhos independentes, individualmente e ou em grupo. Será utilizada a plataforma Moodle no dinamismo da UC para facilitar a partilha de recursos didáticos e a comunicação síncrona e assíncrona à distância.
III. Estudos de caso e/ou visitas de estudo
IV. Participação de convidados na dinâmica das sessões na modalidade de aulas abertas com especialistas na área da comunicação e dos média.
I. Na dinâmica das sessões prevê-se a utilização de exercícios de análise e discussão de textos, videos (e outros formatos) e/ou dinamização de parte das sessões pelos alunos, a partir de material pré-selecionado pelo responsável da UC.
II. Nas sessões coletivas, em sala de aula e além da mesma, os alunos podem ser chamado a colaborar e a desenvolver trabalhos independentes, individualmente e ou em grupo. Será utilizada a plataforma Moodle no dinamismo da UC para facilitar a partilha de recursos didáticos e a comunicação síncrona e assíncrona à distância.
III. Estudos de caso e/ou visitas de estudo
IV. Participação de convidados na dinâmica das sessões na modalidade de aulas abertas com especialistas na área da comunicação e dos média.
Avaliação
A Avaliação realizar-se-á através de uma das seguintes modalidades;
1ª Modalidade: Avaliação Contínua ? 2 provas escritas ou uma prova escrita e um short-paper que contempla a apresentação oral numa sessão coletiva (cada momento de avaliação corresponde a 50% da classificação final).
2ª Modalidade: Avaliação Exame Final ? realização de uma prova de exame (época normal, recurso ou especial), ponderado com 70% da classificação final) + um short-paper (position paper) e que tem apresentação oral numa sessão coletiva (peso 30%).
1ª Modalidade: Avaliação Contínua ? 2 provas escritas ou uma prova escrita e um short-paper que contempla a apresentação oral numa sessão coletiva (cada momento de avaliação corresponde a 50% da classificação final).
2ª Modalidade: Avaliação Exame Final ? realização de uma prova de exame (época normal, recurso ou especial), ponderado com 70% da classificação final) + um short-paper (position paper) e que tem apresentação oral numa sessão coletiva (peso 30%).
Bibliografia
Mass Communication Theory, McQuail, Denis, ed.SAGE, London, 1987.
Sociologia dos Media, Rémy Rieffel, ed. Porto Editora, Porto, 2003.
A Segunda Era dos Media, POSTER, M. ed. CELTA, Oeiras, 1999,
Karl Erik, Communication, ed. SAGE, London, 2000
Introdução ao Estudo da Comunicação , Fiske, J., ed. ASA, Porto, 1993, or. Routledge
Sociologia dos Media, Rémy Rieffel, ed. Porto Editora, Porto, 2003.
A Segunda Era dos Media, POSTER, M. ed. CELTA, Oeiras, 1999,
Karl Erik, Communication, ed. SAGE, London, 2000
Introdução ao Estudo da Comunicação , Fiske, J., ed. ASA, Porto, 1993, or. Routledge
Equipa Docente
- Lidia Patricia Santos Amaral Tomé [responsável]