2024
Valores, Cultura e Ética
Nome: Valores, Cultura e Ética
Cód.: FIL12737L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Reconhecer o lugar dos valores na Cultura e nas culturas.
2. Definir valores, valoração e bens.
3. Relacionar atividades culturais e bens culturais.
4. Discutir o problema da unidade e da diversidade culturais.
5. Compreender os requisitos dos juízos de valor.
6. Identificar a especificidade epistemológica da Ética.
7. Clarificar a exigência ética da fundamentação racional das normas.
2. Definir valores, valoração e bens.
3. Relacionar atividades culturais e bens culturais.
4. Discutir o problema da unidade e da diversidade culturais.
5. Compreender os requisitos dos juízos de valor.
6. Identificar a especificidade epistemológica da Ética.
7. Clarificar a exigência ética da fundamentação racional das normas.
Conteúdos Programáticos
I Introdução: conceitos fundamentais
II Relações entre ser humano e Cultura, e entre culturas e valores
III Unidade, pluralidade e diversidade culturais
IV Definição epistemológica da Ética
V Discussão do papel das normas éticas e do problema da sua fundamentação
II Relações entre ser humano e Cultura, e entre culturas e valores
III Unidade, pluralidade e diversidade culturais
IV Definição epistemológica da Ética
V Discussão do papel das normas éticas e do problema da sua fundamentação
Métodos de Ensino
a) Exposição (na introdução dos temas e problemas a estudar);
b) Hermenêutica de textos;
c) Discussão e argumentação;
d) Provas escritas e orais.
Atendendo aos propósitos formativos específicos do Curso, são previstas nesta Unidade Curricular 15 horas de
trabalho de campo (identificadas como horas TC), em que se desenvolverão as atividades letivas identificadas
no Regulamento Académico (artº 86º -8) como sessões destinadas à aprendizagem e aplicação de
conhecimentos.
Por entendermos trabalho de campo em aceção ampla, nele incluímos, quer as práticas de hermenêutica de
textos que registamos como método b), quer possíveis sessões de trabalho em colaboração estreita com as
instituições culturais parceiras da Universidade de Évora na concretização desta Licenciatura.
b) Hermenêutica de textos;
c) Discussão e argumentação;
d) Provas escritas e orais.
Atendendo aos propósitos formativos específicos do Curso, são previstas nesta Unidade Curricular 15 horas de
trabalho de campo (identificadas como horas TC), em que se desenvolverão as atividades letivas identificadas
no Regulamento Académico (artº 86º -8) como sessões destinadas à aprendizagem e aplicação de
conhecimentos.
Por entendermos trabalho de campo em aceção ampla, nele incluímos, quer as práticas de hermenêutica de
textos que registamos como método b), quer possíveis sessões de trabalho em colaboração estreita com as
instituições culturais parceiras da Universidade de Évora na concretização desta Licenciatura.
Bibliografia
ARAÚJO, Luís de A Ética como Pensar Fundamental. Elementos para uma Problemática da Moralidade. Lisboa:
IN / CM, d.i. 1992.
CARNEIRO, Roberto «Indústria de conteúdos culturais, valores e identidade: Um breve ensaio seminal», in
Brotéria. Cristianismo e Cultura, Lisboa, vol. 155, n.º 1 (2002), 7-29.
FINKIELKRAUT, Alain A Derrota do Pensamento. Trad. do Francês por Ana Gama e Teresa Fonseca, Lisboa:
Publicações Dom Quixote, 1988.
FRONDIZI, Risieri ¿Qué son los valores? Introducción a la Axiología. 3ªed.- 14ªreimpr., México: Fondo de
Cultura Económica, 1997.
McLEAN, George F. Persons, Peoples and Cultures: Living Together in a Global Age. Washington, D.C.:
Council for Research in Values and Philosophy, 2004.
ORTEGA Y GASSET, José Las Atlántidas, in Obras completas. Tomo III, Madrid: Taurus / Fundación José
Ortega y Gasset, 2005, pp. 743-774.
STEINER, George Dans le château de Barbe-Bleue. Notes pour une redéfinition de la culture. S.l.: Gallimard, d.l.
2002.
IN / CM, d.i. 1992.
CARNEIRO, Roberto «Indústria de conteúdos culturais, valores e identidade: Um breve ensaio seminal», in
Brotéria. Cristianismo e Cultura, Lisboa, vol. 155, n.º 1 (2002), 7-29.
FINKIELKRAUT, Alain A Derrota do Pensamento. Trad. do Francês por Ana Gama e Teresa Fonseca, Lisboa:
Publicações Dom Quixote, 1988.
FRONDIZI, Risieri ¿Qué son los valores? Introducción a la Axiología. 3ªed.- 14ªreimpr., México: Fondo de
Cultura Económica, 1997.
McLEAN, George F. Persons, Peoples and Cultures: Living Together in a Global Age. Washington, D.C.:
Council for Research in Values and Philosophy, 2004.
ORTEGA Y GASSET, José Las Atlántidas, in Obras completas. Tomo III, Madrid: Taurus / Fundación José
Ortega y Gasset, 2005, pp. 743-774.
STEINER, George Dans le château de Barbe-Bleue. Notes pour une redéfinition de la culture. S.l.: Gallimard, d.l.
2002.
Equipa Docente
- Margarida Isaura Lourenço da Silva Almeida Amoedo [responsável]