Educação e Tecnologia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Resultados de aprendizagem
1. Sustentar uma visão crítica e fundamentada do papel das TIC em educação.
2. Analisar as principais teorias, modelos que sustentam o recurso das tecnologias na aprendizagem
3. Promover práticas e comportamentos de uso seguro da internet por parte de crianças e jovens.
4. Conhecer os princípios e fundamentos das ciências da computação.
5. Criar aplicações, jogos e histórias interativas com recurso a ambiente computacionais de programação apropriados a crianças (Scratch).
Competências
1. Tomar decisões de forma justificada no que diz respeito ao uso de tecnologias, aplicações e recursos digitais, com crianças em contexto formal ou informal de aprendizagem.
2. Planificar propostas de trabalho educativo com recurso a tecnologias digitais.
3. Planifica ações destinadas à promoção da segurança das crianças no uso de tecnologias digitais e em particular a Internet.
4. Cria jogos, histórias interativas e aplicações com recurso a ambientes computacionais.
5. Cria, edita e usa materiais de apoio à aprendizagem da computação para crianças (computacionais ou não computacionais)
Conteúdos Programáticos
1.1. A Escola e o Indivíduo na Sociedade da Informação e do Conhecimento: Oportunidades, desafios e problemas.
1.2. Computadores "inteligentes", internet, dispositivos móveis, robótica e tecnologias assistivas
1.3. O interesse da criança: o digital versus papel.
2. Crianças, Aprendizagem e Tecnologias
2.1. Transversalidade curricular e estratégias pedagógicas com recurso às tecnologias na educação básica.
2.2 Desenhar e planificar atividades de ensino e aprendizagem com recurso às tecnologias.
2.3. Princípios da aprendizagem multimédia
2.4. Tecnologia apropriada ao desenvolvimento de crianças e jovens
3. Aprendizagem e Computação
3.1. Referencial teórico e prático para a Educação Básica:Computação e Computadores, Robótica ( dos blocos aos robots) , representação de dados, Iniciação à programação e tecnologias de informação e comunicação.
3.2. Linguagens de programação para crianças: Scratch e outros ambientes de programação visual por blocos
Métodos de Ensino
A metodologia adotada requer particular atenção dos alunos à frequência de aulas (cf. artigo 97 do RAUE).
Avaliação
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, com a emissão de feedback construtivo sobre as atividades a realizar em diversos momentos. Para o apuramento da classificação serão consideradas as seguintes componentes: P1) Elaboração de um trabalho de pesquisa e revisão de literatura, com apresentação oral, a realizar em grupo (20% da classificação final); P2) Avaliação crítica de uma proposta didática com tecnologias digitas (40% da classificação final); P3) Projeto de programação para crianças (40% da classificação final).
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na realização de uma prova de avaliação teórico-prática, incluindo a elaboração e fundamentação uma proposta didática para exploração de ambientes de programação e robótica educativa. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.
Bibliografia
Oliveira, M.J. (2024). O contributo do Projeto IngloRobótica no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 1.º ano de escolaridade. Universidade de Lisboa.
Oliveira, M.J.; Cruz, E. (2023). Integração da Robótica Educativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico: revisão sistemática da literatura entre 2017 e 2021. Livro de Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal., pp. 265-275. Afirse Portugal.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books, Inc..
Ramos, J. L. (2017). Desafios da introdução ao pensamento computacional e à programação no 1º ciclo do Ensino Básico: racionalizar, valorizar e atualizar. In CNE (2017) Aprendizagem , TIC e Redes Digitais. (pp. 40-77). CNE.
Sousa, E. (2023). Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB (v2). In E. Cruz & F. A. Costa (Coords.) Projeto Escol@s Digitais. IEUL
Equipa Docente
- Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz [responsável]